segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Medicamento usado para diabetes poderá ser usado contra a obesidade

O medicamento semaglutida, que já era utilizado no Brasil para tratamento do diabetes tipo 2, agora poderá ser utilizado no tratamento de sobrepeso e obesidade após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


A única diferença, no entanto, é a dosagem. Enquanto que para o controle da glicose a semaglutida aplicada é de 0,5 miligrama a 1 miligrama, para redução do peso corporal a substância é de 2,4 miligramas. A semaglutida é da mesma família da liraglutida, também utilizada nos dois tratamentos. Mas o diferencial do medicamento aprovado pela Anvisa no início deste ano é sua eficácia. Com informações da Agência Brasil. 


A semaglutida é vista entre os médicos como um avanço no tratamento da obesidade. Isso porque os outros medicamentos existentes possibilitam uma perda de peso de, no máximo, 10%. “Quando o paciente tem uma indicação de perda de peso inferior a 5% do peso corporal, a melhor indicação é mudança de hábito alimentar. Quando tem a necessidade de perda de peso de mais de 5%, até 15%, aliam-se as mudanças de hábitos de vida e a terapia farmacológica. A novidade é que a semaglutida pode reduzir mais de 15%”, explica o médico Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).


Para poder realizar o tratamento com esse medicamento, o paciente tem que possuir obesidade ou sobrepeso. Além disso, o paciente deve ter um Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30 ou um IMC a partir de 27 aliado a problemas de saúde relacionados à obesidade, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares ou apneia obstrutiva do sono.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/30080-medicamento-usado-para-diabetes-podera-ser-usado-contra-a-obesidade