sábado, 27 de setembro de 2014

Datafolha: Marina cai pela primeira vez no Nordeste após morte de Campos

Pesquisa divulgada pela pesquisa Datafolha mostrou que a candidata à Presidência Marina Silva (PSB) caiu nove pontos percentuais em apenas uma semana no Nordeste. No último levantamento, do dia 18, ela obteve 32% na região. Agora ela aparece com 23%. É a primeira queda da postulante na região após a morte do então candidato do PSB à eleição, Eduardo Campos, no dia 13 de agosto. Na primeira semana após o falecimento, ela viu suas intenções de voto aumentarem 11% no Nordeste segundo o mesmo instituto. Na comparação entre o levantamento desta sexta (27) e o da última semana, Marina também caiu no Sul (25% a 21%) e se manteve estável no Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Ao tomar apenas o Nordeste, Aécio Neves (PSDB) continuou com o mesmo resultado da semana passada: 8%. Já Dilma Rousseff cresceu seis pontos percentuais, de 49% para 55%, na mesma região. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00782/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160953-datafolha-marina-cai-pela-primeira-vez-no-nordeste-apos-morte-de-campos.html

Pesquisa Istoé/Sensus aponta empate técnico entre Marina e Aécio para 2º turno

Pesquisa IstoÉ/Sensus divulgada nesta sexta-feira (26) mostra crescimento das intenções da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais. No levantamento realizado entre os dias 21 e 26 deste mês, a presidente está com 35,1%, oscilando 5,3 pontos percentuais acima dos 29,8% que obteve na pesquisa anterior, realizada entre 1º e 4 de setembro. A disputa pela segunda vaga em um segundo turno ficou mais acirrada e, pela primeira vez, os dois principais adversários de Dilma entraram em empate técnico na primeira rodada. A candidata do PSB, Marina Silva, saiu de 29,5% na pesquisa anterior para 25% nesta, em empate técnico – considerando a margem de erro – com o tucano Aécio Neves, que variou de 15,2% para 20,7% entre os dois levantamentos. A variação para baixo de Marina foi de 4,5 pontos percentuais, inferior à subida de 5,5 pontos de Aécio. Os demais candidatos tiveram menos de 1% de indicações. O índice dos que votariam em branco, nulo ou que não responderam caiu de 23,5% na pesquisa anterior para 16,7% neste levantamento. Já na hipótese de haver decisão no segundo turno, Dilma empataria tecnicamente com a candidata do PSB. A petista teria 40,5%, contra 40,4% de Marina. O levantamento foi feito com dois mil eleitores, em 24 estados e 136 municípios do país, e o índice de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-00756/2014. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160960-pesquisa-istoe-sensus-aponta-empate-tecnico-entre-maria-e-aecio-para-2-turno.html

Agenda: Carreatas, caruru e culto evangélico marcam fim de semana dos candidatos

Os candidatos ao governo do Estado se dividem entre carreatas, caruru, culto evangélico e outros compromissos neste fim de semana. 
No sábado, Lídice da Mata (PSB) faz caminhada e panfletagem na feira livre de Jaguarari às 8h30 e em Senhor do Bonfim, às 10h15. O dia é fechado com evento e caminhada em Itinga, Lauro de Freitas. A equipe da senadora não divulgou a programação de domingo. 
Marcos Mendes (Psol) participa de assembleia dos petroleiros às 9h deste sábado. Às 11h, faz denúncia de crime ambiental e especulação imobiliária em Mussurunga 2, próximo a avenida Paralela. O socialista concede entrevistaa uma rádio do interior à tarde. Um caruru comemorativo no comitê do partido, na Avenida Joana Angélica, Nazaré, em frente ao SESC, fecha o dia. No domingo, Mendes realiza carreata da resistência no Subúrbio pela manhã e se reúne com a equipe de campanha à tarde. 
Paulo Souto passa o sábado em visita a cidades no interior: às 9h30, faz carreata em Itaberaba, com lideranças de Ruy Barbosa e cidades vizinhas. O democrata participa de outra carreata em Seabra, às 11h30. Durante a tarde, ele faz atos de campanha em Ibicoara, Cascavel, Barra da Estiva e Ituaçu. A partir das 18 h, realiza comício em Tanhaçu. Na manhã do domingo, Souto grava programa eleitoral. À tarde, concede entrevista a rádios do interior. Um comício às 20h, em Canavieiras, fecha as atividades. 
Renata Mallet (Pstu) não tem compromisso de campanha no sábado. No domingo, faz panfletagem no Centro de Camaçari pela manhã e à tarde, se reúne com apoiadores de campanha na cidade. 
Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) grava programa eleitoral na manhã do sábado. À tarde, participa de culto em uma igreja evangélica no centro da cidade. O candidato passa todo o domingo no centro de Pintura e Arte,em Dias D'Ávila.
 Rui Costa (PT) estará em Maiquinique na manhã de sábado, para carreata. À tarde, repete o ato de campanha em Itororó e faz comício em Itapetinga. Um comício em Simões Filho encerra o dia. No domingo, faz comício em Milagres e se reúne mais tarde com coordenadores de campanha.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160920-agenda-carreatas-caruru-e-culto-evangelico-marcam-fim-de-semana-dos-candidatos.html

Diminuiu chance de ter 2º turno, avalia Datafolha

O resultado da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (26), pode representar uma mudança nos rumos das eleições de 2014. "O resultado é importante porque indica a diminuição da chance de ter segundo turno", destacou o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, em entrevista à TV Folha, após a divulgação dos novos números da pesquisa que indicam que Dilma Rousseff (PT) dobrou a vantagem sobre Marina Silva (PSB). Segundo o diretor, a pesquisa indica também que a disputa pelo segundo lugar, entre Marina Silva e Aécio Neves, tende a se acirrar nesta reta final para a eleição em primeiro turno. "A questão é saber se o tucano terá fôlego para alcançar Marina." Apesar da avaliação, Paulino reiterou que se for mantida a média de votos nulos e brancos das eleições anteriores, de 8% e 9%, e se Dilma alcançar entre 45% a 46% dos votos no primeiro turno (hoje ela tem 40% da intenções de voto), tem grande chance de fechar a eleição no primeiro turno e ser reeleita. "Se Dilma subir mais 5 a 6 pontos, liquida a fatura no primeiro turno", emendou. De acordo com ele, o Nordeste foi a região que deu maior vantagem a Dilma e, consequentemente, a perda de intenção de votos para Marina. "No Nordeste, Marina perdeu 9 pontos e Dilma cresceu 6 pontos, o que simboliza o reflexo da propaganda do medo (da campanha petista) e a preocupação dos eleitores de baixa renda dessa região, que tem mais acesso aos benefícios sociais, perderem tais conquistas caso Dilma não vença essas eleições", avaliou. A pesquisa Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios do Brasil. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00782/2014 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/54007-diminuiu-chance-de-ter-2-turno-avalia-datafolha.html

Datafolha: Dilma dobra vantagem sobre Marina no primeiro turno

A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26), mostra que Dilma Rousseff (PT) dobrou a vantagem sobre Marina Silva (PSB) na corrida ao cargo de Presidente da República, e agora tem 40% das intenções de voto, contra 27% da socialista. Aécio Neves (PSDB), tem 18%. Na simulação de segundo turno, Dilma tem 47% das intenções de voto, contra 43% de Marina Silva. Essa é a primeira vez que Dilma surge numericamente a frente de Marina nesse tipo de simulação. O Datafolha ouviu 11.474 pessoas em 402 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O registro no TSE (tribunal Superior Eleitoral) é BR-00782/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160918-datafolha-dilma-dobra-vantagem-sobre-marina-no-primeiro-turno.html