sábado, 11 de janeiro de 2014

Morre a atriz Marly Marley aos 75 anos em São Paulo

Causa da morte é uma complicação do câncer de pâncreas. Marly estava internada desde o dia 3 de dezembro de 2013.

Marly Marley, ao lado de Netinho de Paula, em desfile da Banda Redonda no Carnaval São Paulo de 2010 (Foto:  Ale Cabral/Futura Press)

A atriz e diretora teatral Marly Marley morreu na noite desta sexta-feira (10) em São Paulo, aos 75 anos. Ela estava internada desde o dia 3 de dezembro de 2013 no Hospital São Camilo, na Zona Oeste da capital, para tratar de um câncer no pâncreas.
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, Marly morreu às 22h05 de complicações causadas pela doença. Segundo o boletim médico, a causa da morte é uma "encefalopatia hepática aguda secundária à neoplasia de pâncreas metastática".
O velório de Marly acontece desde às 9h deste sábado no Cemitério Morumbi, em São Paulo, e o enterro será às 17h.
Trajetória
Nascida na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, em 5 de abril de 1938, Marly era casada com o humorista Ary Toledo há mais de 40 anos, e destacou-se como importante vedete no teatro de revista. Nos anos 1960, ela atuou em algumas peças de teatro e em programas de TV, como "O amor tem cara de mulher" (1966), em emissoras como Tupi, Excelsior e Band.
Marly trabalhou com ícones como Mazzaropi e Dercy Gonçalves, em filmes como "O puritano da rua Augusta" (1965), "Casinha pequenina" (1963) e "O vendedor de linguiças" (1962). Sua última aparição no cinema foi em "Chega de saudade", de 2007. Por muitos anos, ela foi jurada do "Programa Raul Gil", que passou pela Record, Band e atualmente é exibido pelo SBT.
Repercussão
Pelo Twitter, famosos e colegas de trabalho lamentaram a morte da atriz e jurada. O ator Cacá Rosset publicou uma foto com Marly no "Programa Raul Gil" e escreveu: "Marly Marley, sua linda! Descanse em paz! Saudades eternas!". A apresentadora Sonia Abrão também lamentou: "Marly Marley...O Brasil perde mais uma estrela! Tá ficando muito escuro por aqui".
"Meu carinho ao meu amigo Ary Toledo", escreveu o apresentador Leão Lobo. A atriz Susy Aryes também falou de sua amizade com Marly. "Super obrigada pela força, você foi super importante em minha vida, aprendi muito com você. Descanse em paz", escreveu.
"Como sempre Deus tem seus caminhos... Marly Marley seu caminho foi de amor e paz. Te amo muito, vou sentir muitas saudades dos seus conselhos. Beijos", escreveu Raul Gil Jr., diretor do "Programa Raul".
Fonte: G1 Noticias

Ex-premiê israelense Ariel Sharon morre aos 85 anos em Tel Aviv

Estado de saúde do ex-primeiro-ministro vinha se deteriorando; Sharon foi um dos políticos mais prestigiados e controvertidos da história do país


O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon estava em coma desde que sofreu um derrame em 2006 Foto: Getty Images
O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon morreu neste sábado, aos 85 anos, em Tel Aviv, segundo o "canal 1" da televisão israelense e a rádio do exército de Israel. Um dos políticos mais prestigiados e ao mesmo tempo controvertidos da história do país, Sharon morreu no hospital onde estava internado há oito anos em coma. Até o momento, não há uma confirmação do hospital Sheba, onde Sharon era tratado, mas um porta-voz da instituição anunciou um pronunciamento para as
15h (11h de Brasília).
A saúde de Sharon, que estava em coma desde que há oito anos sofreu um derrame cerebral, começou a se deteriorar há dois meses e meio, e nos últimos dias ele sofreu uma insuficiência renal que afetou vários de seus órgãos vitais.
Sharon foi o idealizador de um grande projeto, o de fixar as fronteiras de Israel, algo que poderia ter modificado o rumo do conflito israelense-palestino. Em estado vegetativo após um derrame cerebral em 4 de janeiro de 2006, Sharon nasceu em 27 de fevereiro de 1928 na Palestina sob mandato britânico e foi o braço direito do fundador histórico da direita nacionalista, Menahem Begin, que chegou ao poder em 1977, antes de revolucionar o panorama político israelense.Como nenhum outro dirigente, este homem com fama de "falcão" colocou sob suspeita o sonho do "Grande Israel" ao ordenar a retirada da Faixa de Gaza, em 2005, após 38 anos de ocupação. Até então ninguém havia se atrevido a tocar na política de colonização para desmantelar assentamentos. Sharon concluiu que Israel tinha que  renunciar a manter todos os territórios conquistados na guerra de 1967 se desejava continuar sendo um "Estado judeu e democrático".
Ele queria a separação dos palestinos, mas segundo as condições de Israel. Esta era a missão histórica que pretendia realizar. Pouco depois de seu derrame, o homem forte de Israel passou a cair no esquecimento, preso a uma cama de hospital e velado pela família. O nome era citado de maneira esporádica pela imprensa
Veja a trajetória do ex-premiê israelense Ariel Sharon em fotosCom informações de agências internacionais.

Entenda melhor seu corpo com esses 5 fatos médicos curiosos

Entenda melhor seu corpo com esses 5 fatos médicos curiosos
Se você já teve catapora, sabe qual tipo de vírus causa essa doença? E quando a sua pressão é medida, entende o que aqueles números querem dizer? Se você sente curiosidade por saber um pouco mais sobre algumas questões comuns relacionadas com a saúde, confira a seguir cinco fatos médicos interessantes — selecionados a partir de um artigo publicado pelo pessoal do Today I Found Out — que podem ajudar você a entender melhor o seu corpo:

1 – Por que a quimioterapia faz o cabelo cair?

Fonte da imagem: shutterstock
Embora existam mais de 200 tipos de câncer, todos são resultado do desenvolvimento anormal das células. Apesar de haverem vários medicamentos que atacam diferentes tipos de células doentes, a maioria tem como principal ação interromper o processo de divisão celular. Entretanto, essas substâncias também acabam agindo sobre células saudáveis, principalmente aquelas que apresentam uma elevada taxa de divisão.
Entre as células humanas com altos índices de multiplicação, estão as que se encontram nas mucosas da boca, na parede interna do estômago, na medula óssea e nos folículos capilares. Assim, além da queda de cabelo, outros efeitos colaterais comuns em pacientes que são submetidos à quimioterapia são a inflamação do trato digestivo e a diminuição na produção de células brancas, tornando os sistemas imunológicos dos doentes mais vulneráveis.

2 – Você sabia que a catapora é um tipo de herpes?

Fonte da imagem: shutterstock
A catapora, aquela doença chata e altamente contagiosa que normalmente nos afeta quando ainda somos crianças, é, na verdade, provocada por um tipo de vírus do herpes chamado varicela-zóster. Embora os mais comentados sejam os de transmissão sexual, existem mais de 25 tipos diferentes desse agente, e apenas oito deles — até onde se sabe — são capazes de infectar os seres humanos.
Mas não pense que apenas as criancinhas sofrem com a doença. O varicela-zóster pode permanecer dormente nos gânglios nervosos, podendo provocar mais tarde o herpes-zóster, especialmente entre pessoas com baixa defesa imunológica, como idosos, pacientes com doenças imunodeficientes ou indivíduos que passaram por períodos de grande estresse.

3 – O que os números da pressão arterial significam?

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Depois de ter a pressão medida, você alguma vez já se perguntou o que aqueles números — “12 por 8” ou “14 por 9”, por exemplo — representam? Antes de entender o que eles significam, que tal conferir como funciona o processo de medição? O aparelho utilizado para medir a pressão se chama esfigmomanômetro e normalmente é colocado ao redor do braço, sendo inflado até que o fluxo sanguíneo seja interrompido.
Os batimentos cardíacos deixam de ser ouvidos através do estetoscópio e, então, pouco a pouco o ar do esfigmomanômetro vai sendo liberado. O pulso volta a ser perceptível, e esse batimento inicial corresponde ao primeiro número da medição que, por sua vez, equivale à pressão sistólica, ou seja, a pressão quando o coração se contrai para bombear o sangue.
Depois, o ar do esfigmomanômetro continua a ser liberado, e os sons ouvidos durante a descompressão correspondem à pressão diastólica, simbolizada pelo número menor e correspondente à pressão no interior das artérias entre os batimentos cardíacos. Com essa medição em mãos, é possível deduzir várias informações a respeito do coração, tais como se ele está funcionando corretamente ou não, e se está trabalhando demais — ou “de menos” —, por exemplo.

4 – Por que as pessoas ficam mais gripadas no inverno?

Fonte da imagem: shutterstock
Numerosos estudos já comprovaram que as baixas temperaturas não aumentam as chances de que um indivíduo seja infectado pelo vírus da gripe ou do resfriado. No entanto, quando faz frio, é comum que as pessoas permaneçam em locais fechados, ficando, portanto, em contato próximo com outras pessoas, algumas das quais podem estar infectadas. Mas, primeiro, vamos falar da gripe.
Um fator que contribui para que as pessoas fiquem gripadas com mais frequência no frio é que o vírus da gripe se torna extremamente estável em baixas temperaturas, ao contrário do que acontece no calor, já que esse agente deixa de ser transmitido a partir dos 30° C. No hemisfério norte, por exemplo, onde os invernos são mais severos, inclusive existe a expressão “estação da gripe”.
Além disso, a umidade também afeta a sua transmissão, e quanto mais seco o ambiente, melhor para o danado do vírus, pois, dessa forma, ele pode permanecer mais tempo em suspensão no ar. Com relação aos resfriados, existem mais de 200 variedades de vírus que podem provocá-los e, além de os sintomas serem muito mais amenos do que os da gripe, eles não guardam muita relação com as estações do ano, e costumam ser transmitidos por contato.

5 – Você sabe o que provoca a caspa?

Fonte da imagem: shutterstock
A caspa nada mais é do que células epiteliais mortas que vão se soltando do couro cabeludo, podendo ser seca ou oleosa. Ela pode ser o resultado do simples ressecamento da pele ou de condições como o eczema e a psoríase, por exemplo, que provocam uma superprodução de células epiteliais que acabam escamando.
Outra causa comum da caspa é a dermatite seborreica, que é decorrente da produção excessiva de óleo pela pele, da infecção pelo fungo chamado Malassezia furfur — que normalmente habita os folículos pilosos — ou pela combinação desses dois fatores. Nesse caso, além de afetar o couro cabeludo, a descamação também pode ser observada em áreas como a face, peito, costas, axilas e ouvidos, acompanhada de vermelhidão e irritação.

Fonte:  http://www.megacurioso.com.br/medicina-e-psicologia/40500-entenda-melhor-seu-corpo-com-esses-5-fatos-medicos-curiosos.htm

Computadores vestíveis ganham força na CES 2014; veja modelos

Nabu, da Razer, é um smartwatch com design discreto que apresenta informações do celular em pequenas telas (Foto: Gustavo Petró/G1) 
Nabu, da Razer, é um smartwatch com design discreto que apresenta informações do smartphone em pequenas telas (Foto: Gustavo Petró/G1)
 

Feira apresentou pulseiras, relógios e até lentes de contato inteligentes.
Aparelhos 'conversam' com smartphones e registram dados vitais.

 
Nos próximos meses de 2014, não estranhe se alguém com um relógio diferente, que tenha um display no lugar do visor de mostrar as horas, toque no aparelho ou fale com ele.
É que a onda dos computadores vestíveis, como os "smartwatches" (relógios inteligentes), já é uma realidade e irá levar a tecnologia e o fácil acesso à internet dos smartphones para acessórios que costumamos usar no dia-a-dia. Pelo menos é o que feira Consumer Electronics Show (CES) 2014, em Las Vegas, aponta como tendência para esse ano.
Os dispositivos variam entre pulseiras, relógios e até lentes de contato inteligentes. A Innovega aprofunda a experiência do Google Glass e leva a tecnologia vestível para dentro dos olhos. Em formato de lente e combinado com óculos, o iOptik faz do campo visual uma grande tela para aplicativos.
Já a pulseira Nabu, da Razer, quando chacoalhada, envia uma solicitação de amizade no Facebook a quem estiver por perto e usar o mesmo acessório.
Veja abaixo as principais novidades de computadores vestíveis da feira:
Razer Nabu chega em março nos Estados Unidos (Foto: Gustavo Petró/G1) 
Razer Nabu chega em março nos Estados Unidos
(Foto: Gustavo Petró/G1)
Relógio futurista
O relógio inteligente mais interessante da feira é ainda um protótipo, mas tem um design bastante futurista e diferentes dos outros "smartwatches". Ele parece uma pulseira, o que deve atrair os jovens.
Feito de material flexível, o Nabu apresenta duas telas. A que fica na parte de cima da pulseira é bem pequena e mostra apenas um ícone, seja para avisar que o usuário está recebendo uma ligação ou se chegou um novo e-mail. Caso deseje ver mais detalhes do alerta, basta virar o pulso e visualizar a segunda tela, que é maior e apresenta o número do telefone e o título do e-mail, por exemplo.
Se duas pessoas estiverem usando o relógio, uma próxima da outra, é possível fazê-los interagir. Chacolhando o pulso, é possível mandar uma requisição de amizade pelo Facebook.
A bateria, segundo a Razer, pode durar até 10 dias. O Nabu está disponível para desenvolvedores por US$ 50. Para o consumidor, a previsão é que as vendas comecem nos Estados Unidos em março, mas o preço ainda não está definido.
Computador para os olhos
As lentes iOptik podem fazer com que o usuário consiga focar objetos próximos ou distantes com uma precisão além da visão humana. Combinada com um óculos especiais, a tecnologia simula a experiência do Google Glass, exibindo na "tela" aplicativos como os do Facebook, Instagram, WeChat, Maps ou Wikipedia.
Como os programas são exibidos no campo de visão do usuário, a Innovega argumenta que o iOptik chega para resolver uma limitação dos eletrônicos: a limitação das imagens às dimensões das telas.
Visão combinada na lente de contato combinado com os óculos iOptik, sistema de computador vestível da Innovega, apresentado na CES 2014. (Foto: Divulgação/Innovega) 
Visão combinada das lentes de contato e óculos iOptik, sistema de computador vestível da Innovega, apresentado na CES 2014 (Foto: Divulgação/Innovega)
Broche da Sony
Menor que um dedo mindinho, o Core, da Sony, talvez seja o menor computador vestível desenvolvido até agora e pode ser fixado em roupas como se fosse um broche.
A companhia não revelou todos os detalhes do aparelho, mas ele não só funcionará como um medidor de sinais vitais e atividades físicas como também vomo um armazenador de ações de seus usuários ao longo do dia, como as fotos tiradas.
Apesar de não ter deixado claro, a Sony tem planos de integrar o Core a pulseiras inteligentes ou a seus smartphones.
Core, da Sony, tem forma de broche e capta dados sobre a atividade física. (Foto: Divulgação/Sony) 
Core, da Sony, tem forma de broche e capta dados sobre a atividade física (Foto: Divulgação/Sony)
 
Relógio elegante
O relógio inteligente Pebble Steel é quase um veterano entre tantas novidades debutando na CES 2014.
Segundo aparelho da Pebble, que apresentou seu primeiro modelo na edição de 2013 da feira, o relógio ganhou design refinado, que o distancia dos concorrentes. A tela de LED mostra mudanças de status e a memória interna dobrou para 8 MB.
No fim do mês, uma loja de aplicativos para o relógio será lançada junto com a chegada do Steel às lojas, por US$ 250. Apps do Foursquare e da ESPN já estão disponíveis para o acessório, que até roda uma versão do game "Tiny Wings".
  •  
Relógio inteligente Pine, da Neptunes, que, com tela de 2,4 polegadas, parece um smartphone de pulso. (Foto: Divulgação/Neptunes) 
Relógio inteligente Pine, da Neptunes, parece
mais um smartphone de pulso por conta
de sua tela de 2,4 polegadas
(Foto: Divulgação/Neptunes)
Smartphone de pulso
Com processador Snapdragon de 1.2 GHz (Gigahertz) e tela de 2,4 polegadas de TFT, o relógio inteligente Pine combina potência e resolução suficientes para que aqueles que o levem no pulso consigam jogar "Angry Birds".
Uma espécie de smartphone vestível, dado o tamanho da tela, o Pine possui até entrada para chips de telefone, o que dispensa integração com um aparelho móvel.
A câmera é VGA, competente para chamadas de vídeo, e é possível escolher entre a versão de 16 GB (US$ 335) e a de 32 GB (US$ 395). O Pine chega ao mercado norte-americano em março.
Pulseira para exercícios
A LG entrou na onda dos computadores vestíveis com a Fitness Band, uma pulseira que monitora o número de passos, as calorias queimadas e a distância percorrida.
Além de servir como um acessório para exercícios físicos, a pulseira, conectada a um iPhone ou smartphones que rodem o Android, pode exibir as ligações telefônicas e as mensagens recebidas. Além disso, é possível controlar aplicativos de música com a Fitness Band. Nos Estados Unidos, custará US$ 180.
Primeiro computador vestível da LG é uma pulseira, que foi apresentada na CES 2014 por Tim Alessi, diretor de desenvolvimento de novos produtos. (Foto: Robyn Beck/France Press) 
Fitness Band é o primeiro computador vestível da LG e foi apresentada na CES 2014 por Tim Alessi, diretor de desenvolvimento de novos produtos (Foto: Robyn Beck/France Press)
 
Discreto, mas pouco prático
O Galaxy Gear é o menos discreto dos relógios inteligentes e o que apresenta mais funções, embora a maioria delas não vá muito além de fotografar e fazer ligações pelo relógio – que se conecta ao "phablet" Galaxy Note 3.
A tela tem um tamanho razoável e apresenta ícones com boa definição, mas a resposta aos comandos deixa a desejar na navegação pelos menus. Fotografar com o Gear ainda não é prático, embora seja rápido acionar a câmera para obter uma imagem rapidamente.
O produto já esteja sendo vendido e é um bom conceito, mas ainda está longe de ser um produto final para o consumidor.
Relógio INteligente Galaxy Gear vem em diversas cores (Foto: Divulgação/Samsung) 
Relógio Inteligente Galaxy Gear vem em diversas cores (Foto: Divulgação/Samsung)
 
Pés no chão, hora na tela
O relógio inteligente da Qualcomm mantém os pés no chão em suas funções, diferentemente do Gear, e, por conta disso, é um produto superior. O design discreto não tenta fugir de um relógio digital tradicional e suas funções são simples e práticas.
O Toq mostra notificações de ligações telefônicas, mensagens de texto, e-mails e compromissos em uma tela colorida anti-reflexo. A resposta é boa aos comandos – também é possível tocar na pulseira para ativar a tela, o que evita deixar marcas de dedo.
Como destaque, o usuário pode usar uma série de configurações de tela que mostra as horas e as informações de modos diferentes.
Toq, relógio inteligente da Qualcomm, foi exibido na CES 2014. (Foto: Gustavo Petró/G1) 
Toq, relógio inteligente da Qualcomm, foi exibido na CES 2014 (Foto: Gustavo Petró/G1)
 
Conectado, mas sem inteligência
A Casio apresentou uma versão do relógio G-Shock que não chega a ser inteligente mas, ao se conectar com um smartphone por meio de conexão Bluetooth, apresenta alertas simples, como o número de quem está ligando e se há mensagens a serem lidas.
Além disso, ele conta passos e permite configurar séries de exercícios usando seu dispositivo móvel. Desse modo, é possível preparar o relógio para apitar em determinados intervalos para, por exemplo, marcar o tempo de corrida e o de descanso.
Relógio G-Shok, da Casio, que não chega a ser um computador vestível, mas possui integração com smartphone, foi mostrado na CES 2014. (Foto: Gustavo Petró/G1) 
Relógio G-Shock, da Casio, não chega a ser um computador vestível, mas possui integração com smartphones (Foto: Gustavo Petró/G1)
*Colaborou Helton Simões Gomes, de São Paulo

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/ces/2014/noticia/2014/01/computadores-vestiveis-ganham-forca-na-ces-2014-veja-modelos.html