segunda-feira, 13 de abril de 2020

CONHEÇA OS ANIMAIS QUE VIVEM POR MAIS TEMPO

Curiosidades… | Thite Uniformes
A passagem do ser humano pelo planeta pode ser considerada curta se compararmos com o tempo de vida que alguns animais chegam a ter. Enquanto o homem possui uma expectativa de vida média de 72 anos conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma tartaruga de Galápagos pode chegar a 150 anos e o tubarão da Groenlândia a incríveis 400 anos de idade.
Se você achou exagerada a idade que pode chegar este tubarão, vai se assustar ao descobrir que há determinadas espécies de animais que sobrevivem milhares de anos, como os microscópicos tadígrados, capazes de resistir às mais extremas condições climáticas e até ao vácuo no espaço.
E o que dizer dos animais biologicamente imortais, como a água-viva da espécie Turritopsis dohrnii? Este cnidário possui a capacidade de reprogramar seu DNA ao chegar à fase adulta para voltar ao início do seu ciclo de vida. Ela só não viverá para sempre se for agredida de forma violenta ou for caçada por algum predador.
Conheça alguns dos animais mais longevos do planeta.

Elefante (50 a 70 anos)


(Fonte: Pixabay)

Condor dos Andes (60 a 70 anos)


(Fonte: Pixabay)

Silvergray Rockfish (75 a 85 anos)


(Fonte: iNaturalist/Reprodução)

Orca (70 a 95 anos)


(Fonte: Pixabay)

Jubarte (50 a 100 anos)


(Fonte: Pixabay)

Esturjão Branco (70 a 104 anos)


(Fonte: Pixabay)

Proteus (65 a 110 anos)


(Fonte: BBC/Reprodução)

Tartaruga Europeia da Lagoa (40 a 120 anos)


(Fonte: Pixabay)

Shortraker Rockfish (120 a 140 anos)


(Fonte: Wikipedia/NOAA)

Tartaruga de Galápagos (100 a 150 anos)


(Fonte: Pixabay)

Amêijoa-gigante (140 a 160 anos)


(Fonte: Wikimedia Commons)

Quillback Rockfish (80 a 200 anos)


(Fonte: Wikimedia Commons)

Ouriço-do-mar-vermelho (30 a 200 anos)


(Fonte: Wikimedia Commons/Kirt L. Onthank)

Tuatara (100 a 200 anos)


(Fonte: Pixabay)

Baleia Bowhead (150 a 200 anos)


(Fonte: Discover WildLife/Reprodução)

Lamellibrachia (170 a 250 anos)


(Fonte: Wikimedia Commons/Charles Fisher)

Tubarão da Groenlândia (300 a 400 anos)


(Fonte: Wikipedia/NOAA)

Quahog do Oceano (507 anos)


(Fonte: Wikimedia Commons/Hans Hillewaert)

Esponja Antártica (1.500 a 3.000 anos)


(Fonte: National Geographic/Reprodução)

Elkhorn Coral (3.000 a 5.000 anos)


(Fonte: Pixabay)

Água-viva Turritopsis Dohrnii (imortal, desde que não seja ferida)


(Fonte: Science ABC/Reprodução)

Tardígrados (podem chegar a viver milhões de anos, dependendo das condições do local onde se encontram)


(Fonte: Flickr/Katexic Publications)
https://www.megacurioso.com.br/ciencia/112323-conheca-os-animais-que-vivem-por-mais-tempo.htm

Governador anuncia pagamento de vale-alimentação para alunos da rede estadual


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira (13) que enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei para garantir o pagamento de vale-alimentação a cerca de 800 mil alunos da rede estadual em razão da  pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que a proposta seja votada na terça (14).

A informação foi dada em entrevista à TV Cabrália, durante o programa Balanço Geral.

“Nós não conseguimos ter o cadastro de 100% [dos alunos]. Estamos negociando com a Caixa, com o Banco do Brasil, o formato mais rápido para fazer chegar o dinheiro de cada aluno e cada família”, disse o governador.

O auxílio financeiro deve custar aos cofres estaduais algo em torno de R$ 44 milhões, estimou Rui Costa.

Fonte: Se Liga Alagoinhas

https://www.jdlnordeste.com.br/2020/04/governador-anuncia-pagamento-de-vale.html

Feriadão de Páscoa foi marcado por 44 homicídios na Bahia

Entre os dias 9 e 12 de abril, que compreende o feriadão de Páscoa, a Bahia registrou 44 ocorrências ocorrências de homicídio, segundo boletim da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA).

Deste total, 42 óbitos correspondem a pessoas do sexo masculino e dois do sexo feminino, sendo uma criança de 4 anos, em Camaçari, e uma idosa de 62 anos, no bairro de Pituaçu em Salvador. Dentre os homens, as vítimas possuem idades entre 15 anos e 51 anos. 

De acordo com o boletim, Salvador lidera o número de homicídios do período, com 24 ocorrências, seguida pela cidade de Camaçari, com 14 registros. Ainda na Rgião Metropolitana de Salvador (RMS), a cidade de Simões Filho teve 3 ocorrências e Dias D'Ávila, 2. A 44ª ocorrência foi registrada nas imediações da BR 324.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246859-feriadao-de-pascoa-foi-marcado-por-44-homicidios-na-bahia.html

25% dos mortos por Covid-19 no Brasil estavam fora do grupo de risco



Cerca de 25% das vítimas fatais por Covid-19 no Brasil estavam fora do grupo de risco da doença, ou seja, pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades que agravam os sintomas.

O levantamento foi feito pelo jornal O Globo com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, até o momento, 25% das mortes ocorrem entre pessoas com menos de 60 anos, e 26% dos óbitos foram em pacientes sem registro de doenças preexistentes.

O padrão de pacientes por Covid-19 no Brasil é diferente, por exemplo, de nações como a Espanha, em que somente 4,6% das vítimas fatais da doença têm menos de 60 anos de idade.

Foi exatamente baseado nesses dados - de países como a Espanha - que o presidente Jair Bolsonaro passou a defender o chamado isolamento vertical, qual apenas as pessoas consideradas dentro de um grupo de risco seriam submetidas ao isolamento social. O Ministério da Saúde, porém, diverge da tese defendida pelo presidente.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246840-25-dos-mortos-por-covid-19-no-brasil-estavam-fora-do-grupo-de-risco.html

Brasil contabiliza 1.328 mortes e 23.430 casos confirmados de coronavírus, diz ministério



O Brasil começou a semana registrando 1.328 mortes em decorrência do novo coronavírus e 23.430 casos confirmados. os dados constando no boletim atualizado do Ministério da Saúde desta segunda-feira (13).

São Paulo registra o maior número de casos e mortes, com 8.895 casos positivos e 608 óbitos.

A Bahia ocupa a 9º posição no país com 723 casos e 22 mortes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/23983-brasil-contabiliza-1328-mortes-e-23430-casos-confirmados-de-coronavirus-diz-ministerio.html

MEC e FNDE divulgam orientações para distribuição da merenda escolar



O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicaram nesta segunda-feira (13) uma resolução com orientações para a distribuição de alimentos Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A medida, sancionada na semana passada,  garante a alimentação de estudantes das redes públicas da educação básica que estão com aulas suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o documento, os alimentos devem ser distribuídos em forma de kits, definidos pela equipe de nutrição local, de acordo com a faixa etária de cada estudante e o período em que estaria sendo atendido na unidade escolar. Além disso, os kits devem seguir as determinações do PNAE como respeitar hábitos alimentares, a cultura local e a qualidade nucricional sanitária.

“Muitos deles faziam a principal refeição do dia nas unidades de ensino. Precisamos então garantir, neste período de recolhimento e isolamento social, alimentação adequada a esses alunos, direito que está previsto na Constituição Federal”, disse a presidente do FNDE, Karine Santos.

Para resguardar a saúde das famílias dos estudantes, o FNDE orienta estados e municípios a fazer a entrega dos kits de alimentos nas residências dos beneficiários ou que apenas um familiar do estudante busque na unidade escolar. A ideia é evitar aglomerações. “Pedimos que apenas um familiar vá buscar o kit de alimentos e que seja feita uma desinfecção dos pacotes e embalagens ao chegar em casa”, afirma a gestora.

A resolução do FNDE também traz orientações sobre as compras da agricultura familiar neste período. As chamadas públicas, por exemplo, poderão ser feitas de forma remota. Além disso, toda a documentação para habilitação, os projetos de venda e contratos podem ser enviados em formato digital. “Todas essas medidas foram pensadas para evitar aglomerações e para manter o necessário isolamento social”, reforça Karine Santos. Em breve, o FNDE vai publicar uma cartilha com orientações.

A resolução é publicada após o governo federal, em caráter excepcional, autorizar a distribuição de alimentos adquiridos com recursos PNAE aos pais ou responsáveis de alunos de escolas públicas.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246847-mec-e-fnde-divulgam-orientacoes-para-distribuicao-da-merenda-escolar.html

Abaíra e Itapé registram casos de coronavírus; Bahia soma 723 diagnósticos positivos



A Bahia registra, até o momento, 723 casos confirmados do novo coronavírus. A estatística foi divulgada na tarde desta segunda-feira (13) no boletim da Secretária da Saúde do Estado (Sesab).

Novos municípios com casos registrados são Abaíra e Itapé. Além disso, houve novos pacientes testados positivamente para a Covid-19 em Camaçari, Catu, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Salvador e Teixeira de Freitas. Com isso, são 74 munícipios que possuem casos de Covid-19.

Ao todo, foram 22 mortes no estado. A última delas foi registrada na manhã desta segunda, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/23985-abaira-e-itape-registram-casos-de-coronavirus-bahia-soma-723-diagnosticos-positivos.html

Bahia tem maioria dos infectados da Covid-19 entre 30 e 39 anos; mulheres são mais afetadas



As pessoas entre 30 e 39 anos são as mais infectadas pela Covid-19 no estado da Bahia. Os dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) revelados nessa segunda-feira (13), apontam 207 casos nessa faixa etária. A média de idade do infectado é de 42 anos vida.

A quantidade de casos entre essa idade corresponde a 28,63% dos casos totais do estado. Já as pessoas entre 40 e 49 anos correspondem a 17,7% do total de casos na Bahia, com 128 registros de infectados.

Outra faixa etária com dados significativos é a de 50 a 59 anos, com 116 casos no estado, e correspondem a 16,04% dos casos totais. As pessoas entre 20 e 29 anos são a quarta faixa etária mais afetada com 108 casos, correspondendo a 14,94% dos casos totais.

Entre os sexos, as mulheres são as mais infectadas. Os casos entre elas correspondem a 55,32% dos casos, no total de 400 infectadas. Os homens correspondem a 44,68%.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246872-bahia-tem-maioria-dos-infectados-da-covid-19-entre-30-e-39-anos-mulheres-sao-mais-afetadas.html

Governo de Inhambupe deve prorrogar fechamento de escolas e comércio até dia 30

O prefeito de Inhambupe, Fortunato Costa, pode assinar um novo decreto mantendo suspensas as aulas das redes pública e privada de ensino, até 30 de abril. O decreto 54/2020 vale até sexta-feira (17). Além disso, o comércio também pode se manter fechado seguindo as normas do decreto nº 67/2020.

No dia 23 de março, a Prefeitura decretou o fechamento temporário de todo comércio da cidade,  com algumas exceções, a suspensão total da Feira Livre e do Transporte Rodoviário Intermunicipal Alternativo.

Uma semana após, a prefeitura decidiu liberar o comércio com funcionamento horário normal, com algumas exceções.

Já na sexta-feira dia 03 de abril, a gestão decidiu mantém suspenso o funcionamento de estabelecimentos comerciais de venda de bens e de prestação de serviços não essenciais.

Nesta manhã de segunda-feira (13), o editor do RL News entrou em contato com a secretária interina de Administração e Relações Institucionais, Valéria Costa, para saber se a gestão poderia prorrogar o decreto que suspende aulas e comércios.

é possível sim. Esta semana o gestor fará reuniões com sua equipe de governo e profissionais de saúde, da área jurídica e técnica para avaliar a necessidade”, disse.

Todas as medidas acima adotadas pela gestão, assim como milhares de prefeitura do país, são para prevenir a proliferação do Covid-19.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/04/governo-de-inhambupe-deve-prorrogar.html

Carreteiro que fazia trajeto entre Alagoinhas e Itabuna é 1° caso de Covid-19 em Catu



Um caminhoneiro de 38 anos que fazia o transporte de cargas entre Alagoinhas e Itabuna foi o primeiro registro de contaminado pelo novo coronavírus em Catu, na Região Metropolitana de Salvador. 

De acordo com o prefeito a Cidade, Geranilson Requião (PT), o infectado é um homem da zona rural da cidade e transmitiu a doença para uma mulher de 56 anos também da cidade. “Eles estão isolados e em boa evolução. Se Deus quiser, eles vão se recuperar bem”, disse Gera em entrevista ao programa  Isso é Bahia, de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias nesta segunda-feira (13).   

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia, divulgado neste domingo (12), 71 municípios baianos têm casos registrados de coronavírus. As dez cidades com maior incidência de casos são Salvador, com 362 registros; seguido de Feira de Santana (43); Ilhéus (39); Itabuna (21);  Vitória da Conquista e Lauro de Freitas (19); Uruçuca e Ipiaú (12); Porto Seguro (11) e Camaçari (10).

A Bahia registra 674 casos confirmados da Covid-19, enquanto  4.916 foram descartados. No momento, 66 pessoas estão internadas, sendo 28 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até então, foram registrados 21 óbitos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20195-carreteiro-que-fazia-trajeto-entre-alagoinhas-e-itabuna-e-1-caso-de-covid-19-em-catu.html

Caixa paga auxílio emergencial para informais do CadÚnico e inscritos por aplicativo



O governo começará a pagar nesta terça (14) um novo lote do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores que ficaram sem renda devido à quarentena de combate à pandemia do novo coronavírus. Além dessa, serão pagas mais duas parcelas do benefício. A última edicação do Terceiro Turno, podcast de política do Bahia Notícias, explicou quem tem direito ao benefício (escute aqui). 

Entram neste lote pessoas que estavam no Cadastro Único (CadÚnico) e não tinham conta nos bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Para esses trabalhadores, o pagamento ocorrerá em contas digitais abertas na Caixa. O valor poderá ser transferido sem custo para contas de quaisquer bancos indicadas pelos beneficiários.

A partir desta terça (14), também ocorrerão os pagamentos para aqueles que se cadastraram pelo aplicativo Auxílio Emergencial da Caixa ou pelo site auxilio.caixa.gov.br e que foram considerados elegíveis ao benefício.

Para esse grupo de beneficiários, o depósito também poderá ser realizado nas contas em bancos privados das quais eles são titulares e que foram indicadas na ocasião da solicitação pelo aplicativo ou pelo site.

Nesta segunda (13), o governo dá início ao pagamento para mães responsáveis pelo sustento da família, que, neste caso, receberão o auxílio emergencial em parcelas de R$ 1.200.

Para ser contemplada, é preciso se encaixar nos critérios definidos na lei que criou o auxílio emergencial do coronavírus.

Inicialmente, a previsão era pagar essas beneficiárias também a partir de terça, mas a Caixa informou que, entre segunda e terça-feira, será feito o pagamento para as mulheres do CadÚnico que têm poupança na Caixa e conta no Banco do Brasil.

Pode haver direito a um auxílio de R$ 1.800 (o equivalente a três cotas), se a família for composta por mulher sem cônjuge ou companheiro, com pelo menos uma pessoa menor de 18 anos e com a existência de componente na família que atenda aos critérios de elegibilidade do benefício.

O primeiro lote de pagamentos do auxílio emergencial, liberado no dia 9 de abril, incluiu apenas participantes do CadÚnico com conta na Caixa e no Banco do Brasil. Quem é do CadÚnico e quer verificar se teve o crédito liberado ou não pode ligar para o telefone 111.

O processamento dos dados pelo governo também precisa ter sido concluído para o pagamento ser liberado.

É necessário um prazo de três dias úteis após a validação dos dados pelo governo federal. Para saber quando ocorreu a validação dos dados, o trabalhador deve acompanhar o aplicativo em que se cadastrou.

Para os trabalhadores que fazem parte do cadastro do governo, a Dataprev faz a avaliação automática para verificar se há direito ou não ao auxílio emergencial, sem a necessidade de fazer um novo cadastro. Por isso, quando o CPF é fornecido no site ou no aplicativo, o sistema informa se a pessoa faz parte do CadÚnico.

Para os trabalhadores do CadÚnico que não têm conta poupança na Caixa ou não são clientes do Banco do Brasil, vai ser aberta uma conta poupança digital. O trabalhador terá, então, que instalar o aplicativo Caixa Tem para movimentar os recursos.

Segundo a Caixa, quem tiver a conta digital poderá pagar boletos, contas de água, luz e telefone, além de fazer transferências entre contas de outros bancos, inclusive para uma conta em nome de outra pessoa. Serão permitidas três transferências para outros bancos de graça por mês, durante três meses.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/75151-caixa-paga-auxilio-emergencial-para-informais-do-cadunico-e-inscritos-por-aplicativo.html

Municípios baianos não têm 'nenhuma estrutura' para casos graves da Covid-19



Eures Ribeiro, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), declarou nesta segunda-feira (13) em entrevista ao programa Isso é Bahia, de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias, que o interior da Bahia não possui nenhuma estrutura adequada para lidar com os casos graves da Covid-19. 

“Se o primeiro mundo está sofrendo com estrutura, imagina o interior da Bahia. Muitas cidades sequer tem um respirador, caso surja um caso grave da doença”, falou. 

O presidente da entidade ligada às gestões municipais e prefeito de Bom Jesus da Lapa ainda falou que mantém conversas com o governador Rui Costa (PT) para construção de hospitais de campanha em todas as regiões da Bahia. “A ideia é traçar estratégias para que todos os municípios garantam os respiradores. Em conversa com o governador, ele mostrou a estratégia para o momento mais grave da crise”, disse. 

Dos 51 municípios da Bahia com casos do novo coronavírus, 66,6% não possuem leitos de Tratamento Intensivo (UTI), na rede pública ou privada. Isso significa que a maioria não tem estrutura para atendimento de pacientes graves da Covid-19, em que são necessárias UTIs com equipamentos de respiração mecânica.


Apenas 17 municípios concentram 2.532 UTIs, segundo dados atualizados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes-Datasus), incluindo UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) e privadas, adultos, pediátricas e neonatais. Este número corresponde a 91,6% dos 2.763 leitos deste tipo registrados no sistema de saúde baiano.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20200-municipios-baianos-nao-tem-nenhuma-estrutura-para-casos-graves-da-covid-19.html

Sesab registra 49 novos casos de coronavírus e a 22ª morte na Bahia



A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou nesta segunda-feira (13) a atualização de casos do novo coronavírus no estado. Segundo o órgão, são 723 infectados, 49 a mais em relação ao boletim divulgado no último domingo (12). Entre todos os registros, 164 pessoas estão recuperadas e 66 encontram-se internadas, sendo 28 em UTI.

Ainda segundo o comunicado do órgão, 22º óbito foi registrado nesta segunda-feira (13). O paciente era um homem de 69 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes, hipertensão e glaucoma (leia mais aqui).

Entre as mortes, onze são de Salvador e as demais estão espalhadas nos seguintes municípios:  Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Vitória da Conquista (1).

Uma nova atualização vai ser divulgada às 17h desta segunda.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246852-sesab-registra-49-novos-casos-de-coronavirus-e-a-22-morte-na-bahia.html

Ministério da Saúde paga até 185% a mais por produto contra o coronavírus



A pandemia do novo coronavírus faz com que o Ministério da Saúde pague até 185% a mais no preço de produtos necessários para abastecer as redes públicas federal, estadual e municipal. As informações são da Folha de S. Paulo.

Uma análise de 34 contratos emergenciais assinados pela pasta desde o início da crise mostra que o órgão desembolsa a empresas distintas valores muito maiores com a mesma descrição técnica. Um exemplo são as sapatilhas para hospitais.

O órgão pagou R$ 0,07 por cada par numa compra de 100 mil itens feita em 2 de março, antes da declaração de pandemia, com um fornecedor. Menos de um mês depois, no dia 26, assinou contrato com outra empresa, pagando R$ 0,20.

No caso do álcool gel, o frasco de 500 ml foi vendido à pasta por R$ 3,91; no início de abril, o valor pulou para R$ 6,68, aumento de 70%.

Ao ser procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde atribuiu o aumento à flutuação cambial e à questão mercadológica, de oferta e demanda. As variações de preço também se repetem em outros itens como kits para leitos de UTI, luvas, máscaras, toucas e reagentes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246842-ministerio-da-saude-paga-ate-185-a-mais-por-produto-contra-o-coronavirus.html

Barradão terá gramado sintético 'o mais rápido possível', diz Paulo Carneiro



O Barradão vai aderir ao gramado sintético. A revelação foi feita por Paulo Carneiro, presidente do Vitória, em entrevista ao Canal do Nicola, no Youtube. 

“Sim [vou trocar]. O mais rápido possível. Já tenho orçamento [para a obra] que é entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão”, afirmou o cartola.

O Estádio Manoel Barradas foi inaugurado em 11 de novembro 1986. O clube passou a mandar jogos oficiais na praça esportiva a partir de 1991. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/22471-barradao-tera-gramado-sintetico-o-mais-rapido-possivel-diz-paulo-carneiro.html

Morre aos 72 anos cantor baiano Moraes Moreira

O cantor baiano Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira (13) no Rio de Janeiro. Segundo o Blog do Marrom, que informou em primeira mão a notícia, o também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor confirmou a informação. Muito emocionado, Paulinho mal conseguia falar e contou que ele faleceu durante o sono. 
A causa da morte de Moraes ainda não foi informada. Também não há informação sobre quando e onde será o sepultamento. Ele estava em sua casa, na Gávea, ao falecer - ele vivia sozinho e já foi encontrado morto. O cantor deixa dois filhos, o também músico Davi Moraes e Maria Cecília, e dois netos, Alice e Francisco.
Em janeiro, o cantor fez um show no Pelourinho, ao lado do filho. Sentado durante a apresentação, já parecia estar debilitado. Em fevereiro, no Carnaval, voltou a se apresentar no Pelô. "Eu já passei por tantos carnavais aqui na Bahia e o povo no chão  pedia para a gente cantar. E hoje em dia o  trio elétrico é essa loucura toda", disse. "Aqui, no Pelourinho, se forma. Viva o Pelourinho!".
(Foto: Divulgação)
Nascido Antônio Carlos Moreira Pires na cidade de Ituaçu, Moraes começou a carreira tocando safona em festas de São João. Na adolescência, aprendeu a tocar violão enquanto estudava em Caculé. Depois, se mudou para Salvador e conheceu Tom Zé. Formou com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão os Novos Baianos, ficando com o grupo de 1969 até 1975.
Com Luiz Galvão, compôs a maioria das canções do grupo, que é responsável por um dos discos mais icônicos da música brasileira, Acabou Chorare, de 1972. O disco foi eleito o melhor da música nacional pela edição brasileira da Rolling Stone em 2007. "Obra-prima dos Novos Baianos, Acabou Chorare nasceu do choque entre o grupo e João Gilberto (engana-se quem imagina que a influência musical foi unilateral. Vale ouvir João Gilberto, o 47º colocado desta mesma lista, e perceber imediatamente que se trata do outro lado de uma mesma moeda.) Depois de um primeiro disco semitropicalista, um tanto psicodélico e essencialmente roqueiro gravado em São Paulo (É Ferro na Boneca, de 1970), a trupe se mudou de mala e cuia para o Rio de Janeiro e por lá se instalou", diz trecho da matéria.
Três anos depois de Acabou Chorare, Moraes em carreira solo, lançando mais de vinte discos.
Acabou Chorare fez história (Foto:Divulgação)
Em 2012 Moraes gravou o disco A Revolta dos Ritmos, que trazia 12 composições inéditas dele. Paralelo ao novo CD, Moraes viajou pelo Brasil, ao lado do seu filho Davi, com uma turnê comemorando os 40 anos de Acabou Chorare.
Em 2016, foi a vez de fazer uma turnê comemorativa com os Novos Baianos. Depois de 17 anos, Moraes, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão se reencontram para a nova turnê, batizada com nome do disco mais famoso do grupo. Um ano depois, algumas apresentações da banda foram suspensas porque o cantor foi internado em decorrência de uma úlcera. 
(Foto: Divulgação)
Moraes foi o primeiro artista a cantar num trio elétrico no Carnaval, junto com  o Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. A partir daí, seus frevos ‘trieletrizados’, como ele denominava, passaram a ser marca registrada do nosso Carnaval: Pombo Correio, Chame Gente, Eu Sou o Carnaval, entre outros. 
O cantor foi homenageado pelo Carnaval de Salvador em 2017, ao completar sete décadas de vida. Naquele ano, o trio dele teve um problema na embreagem que atrasou bastante a saída. Mas o público se manteve fiel, esperando Moraes, que estava acompanhado do filho Davi. 
(Foto: Evandro Veira/Arquivo CORREIO)
“Tentaram melar meu baba, mas não conseguiram. O povo baiano viu que eu estava lá com minha história, meu repertório, com Davi Moraes, a banda e uma equipe dedicada”, comentou o cantor ao CORREIO. 
“Nossas canções resistiram a tudo e a todos, dando mostras de que vieram para ficar. Passada a euforia dos sucessos imediatos, elas ressurgem gloriosas, no gogó dos foliões, inteiras e renovadas pela juventude. Reforçam assim um conceito que tenho: um bom Carnaval se faz com passado, presente e futuro”, analisou.
Davi, filho de Moraes, também seguiu carreira na música
Na última entrevista concedida, ao jornal O Globo, publicada há menos de duas semanas, Moraes criticou Baby do Brasil. O motivo da desavença foi o espetáculo musical que conta a história dos Novos Baianos, com direção de Otávio Muller e direção musical de Pedro Baby, filho dela, e Davi, filho do cantor. Moraes afirmou que Baby queria um espetáculo que "fosse evangélico" e ignorasse o uso de drogas por parte dos Novos Baianos. Hoje evangélica, a cantora afirmou que a peça é "ficção".
Moraes se irritou. "Dizer que o musical não retrata os Novos Baianos é uma mentira deslavada. Baby queria que o espetáculo fosse evangélico. Que não dissesse que fumou maconha, que tomou ácido, que fez tudo. Assim, os Novos Baianos não seriam revolucionários. João Gilberto deve estar se mexendo na sepultura. Porque o nosso grupo fumou, sim, tomou ácido, sim, fez músicas maravilhosas em estado de fumar maconha, sim. A gente fazia música de inclusive pra ela. As canções dela que fizeram sucesso, como "A menina dança", "Tinindo, trincando", "Os pingos da chuva" e tantas outras, foram feitas na onda, porque naquele tempo a onda era essa", afirmou.
Moraes começou carreira tocando sanfona e depois passou ao violão
Ele disse ter adorado o espetáculo e aproveitou para fazer uma crítica política ao momento do Brasil. "Vamos parar de mentir em nome de Deus! Éramos fãs de Jimi Hendrix, Janis Joplin. Estávamos afinados com a geração daquele tempo. Será que os Beatles fariam músicas tão lindas se não tivessem tomado ácido? Não morremos de overdose porque a gente era esperto, malandro, seguramos a barra. Isso é preconceito de evangélico. Vai votar em Bolsonaro!".
Durante a quarentena, no mês passado, Moraes escreveu um cordel. Falava da covid-19, mas também do medo da violência e no final faz uma referência a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.
Quarentena (Moraes Moreira)
Eu temo o coronavirus
E zelo por minha vida
Mas tenho medo de tiros
Também de bala perdida,
A nossa fé é vacina
O professor que me ensina
Será minha própria lida

Assombra-me a pandemia
Que agora domina o mundo
Mas tenho uma garantia
Não sou nenhum vagabundo,
Porque todo cidadão
Merece mas atenção
O sentimento é profundo

Eu não queria essa praga
Que não é mais do Egito
Não quero que ela traga
O mal que sempre eu evito,
Os males não são eternos
Pois os recursos modernos
Estão aí, acredito

De quem será esse lucro
Ou mesmo a teoria?
Detesto falar de estrupo
Eu gosto é de poesia,
Mas creio na consciência
E digo não a todo dia

Eu tenho medo do excesso
Que seja em qualquer sentido
Mas também do retrocesso
Que por aí escondido,
As vezes é o que notamos
Passar o que já passamos
Jamais será esquecido

Até aceito a polícia
Mas quando muda de letra
E se transforma em milícia
Odeio essa mutreta,
Pra combater o que alarma
Só tenho mesmo uma arma
Que é a minha caneta

Com tanta coisa inda cismo….
Estão na ordem do dia
Eu digo não ao machismo
Também a misoginia,
Tem outros que eu não aceito
É o tal do preconceito
E as sombras da hipocrisia

As coisas já forem postas
Mas prevalecem os relés
Queremos sim ter respostas
Sobre as nossas Marielles,
Em meio a um mundo efêmero
Não é só questão de gênero
Nem de homens ou mulheres

O que vale é o ser humano
E sua dignidade
Vivemos num mundo insano
Queremos mais liberdade,
Pra que tudo isso mude
Certeza, ninguém se ilude
Não tem tempo,nem idade

Moraes era ainda escritor, publicando os livros "Poeta não tem idade" (2012) e "A História dos Novos Baianos e Outros versos" (2008), ocupando a cadeira de número 38 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-72-anos-cantor-baiano-moraes-moreira/