segunda-feira, 15 de julho de 2013

O que é Plágio


Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria, e é um termo oriundo do latim. O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhamos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.
O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.

Plágio em trabalhos acadêmicos

Existem também diversos casos de plágio no mundo acadêmico, por exemplo, em faculdades, cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, onde alunos copiam trabalhos e teses de conclusão de outros, em vez de utilizar as citações bibliográficas. Além do mais, copiar trabalhos de outra pessoa, que já tenha feito, é considerado plágio, mesmo com o consentimento dessa.
Nos trabalhos acadêmicos, os alunos devem seguir as normas da ABNT, que afirmam que mesmo nos pequenos trechos que não são da autoria do executante do trabalho, o autor deve ser devidamente identificado, segundo as especificações normativas estipuladas. O ato do plágio, como consiste numa cópia da propriedade intelectual de outra pessoa, prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico de um aluno, consequentemente retardando o seu aprendizado.
Existem vários softwares que detectam plágio, que podem ser online, ou seja, detectar plágio na internet, varrendo sites, por exemplo, e softwares pessoais, onde a pessoa pode colocar a informação que deseja obter e o software procura em diversas fontes.
Fonte:  http://www.significados.com.br/kibar/
Site da imgam 

É muito difícil para nós que investimos  todo o nosso tempo em um determinado trabalho indo em busca da noticia e da informação verídica, onde presenciamos e vivemos essa experiência e depois nos debruçamos em frente ao um computador montando e organizando essa postagem sem falar que se deve ter muita criatividade, conhecimento para passar a informação correta e com veracidade para manter os nossos leitores bem informados e se obter um trabalho de qualidade, depois surgem outros que se favorecem dessa informação sem nem sequer utilizar a nossa fonte e o pior não viveram essa experiência e não tem propriedade para falar sobre o assunto. 
Isso acontece muito nos blogs, nos trabalhos acadêmicos, livros e etc, deve-se respeitar os direitos autorais, pois é crime se forem violados há punições. O Google pune quem comete plágio nos seus blogs. Por isso tudo deve-se colocar a fonte e quanto as fotos deve-se colocar a fonte também e não altera-las.  
Vamos respeitar um  o trabalho do outro cada um do seu jeito e com o seu comprometimento,  pois a pessoa que comete plágio só se complica. 

Eduardo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário