
Revolução é a ruptura do sistema jurídico, político, social, econômivo ou cultural vigente, com a subsequente formação de um novo sistema.
Para Norbert Bobbio, revolução "é a tentativa, acompanhada do uso da violência, de derrubar as autoridades políticas existentes e de as substituir, a fim de efetuar profundas mudanças nas relações políticas, no ordenamento jurídico-constitucional e na esfera sócio econômica".
No mundo teve várias revoluções No Brasil tem-se o costume de denominar também de Revolução quaisquer movimentos de revolta, mais ou menos violentos, contra o poder estabelecido. De fato, as chamadas "revoluções" brasileiras foram na verdade revoltas, rebeliões ou quarteladas militares.
Assim hoje é comemorado o dia da revolução assim o fato de que a palavra revolução significava originalmente restauração, e portanto algo que para nós é seu próprio oposto, não é uma mera curiosidade da semântica: as revoluções do século XVII e XVIII, que nos parecem mostrar todas as evidências de um novo espírito, o espírito da idade moderna, pretendiam ser restaurações de uma ordem anterior perdida.
E hoje também é o dia do soldado Constitucionalista.
Hoje estamos livre da ditadura... nao vivemos num mar de rosas, mas somos livres para ir e vir e expressar nossas opinioes... imaginem viver sem isso!
A foto acima é da revolução Cubana com Fidel Castro e Che Guevara como os lideres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário