quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Inhambupe sanciona lei que institui feriado municipal o Dia da Consciência Negra

A Prefeitura Municipal de Inhambupe sancionou a lei nº 22/2014 que institui feriado municipal o Dia Municipal da Consciência Negra, comemorado nesse dia 22 de novembro (quinta-feira). Segundo a lei, o feriado deverá estar previsto no calendário de atividades de todas as escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes a respeito da história da raça negra.
O prefeito Benoni Leys enfatizou a importância do combate ao preconceito racial. Ele lembra do fato de que os brancos que colonizaram o Brasil tentaram escravizar os índios e, como não conseguiram, trouxeram os povos africanos para cá. “Precisamos resgatar essa dívida histórica com os povos negros, pois percebemos que ainda existe muito preconceito e racismo no país e temos que por um ponto final nessa história”.
Benoni considerou importante se instituir um dia para marcar a consciência negra para que toda a população brasileira possa aprofundar os debates sobre o tema. “Embora o Brasil hoje seja dominado pelos brancos, acredito que no futuro a população brasileira será formada por uma única raça, fruto da mistura de todas elas”, acredita o prefeito, destacando o significado do dia para o município. “É uma data que nos remete a um momento de reflexão, de reconhecimento da importância do povo negro na formação cultural, política e econômica do país e do nosso município e, sobretudo, sobre sua inserção social. Então, neste dia, devemos fazer uma reflexão sobre a valorização das diferenças e das tradições culturais que precisamos resgatar, principalmente aqui em Inhambupe”.
O Dia da Consciência Negra, comemorado em centenas de cidades brasileiras, é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Nenhum comentário:

Postar um comentário