sexta-feira, 25 de abril de 2014

Roberto Carlos 'detalha' mandato; 'Há clara manifestação em relação a eleição', diz advogado

É com a frase “o único deputado estadual votado em todos os 417 municípios da Bahia” que o parlamentar Roberto Carlos (PDT), candidato à reeleição, se apresenta aos visitantes da sua página no Facebook. Além de relatar feitos do seu mandato, o pedetista tem chamado a atenção por outras postagens, nas quais corre o risco de ser acusado de propaganda eleitoral antecipada. “Há uma clara manifestação em relação a eleição. O conjunto [das postagens] é irregular. Quando ele diz que já foi votado em todos os municípios, está tentando passar a ideia de que está apto a ser reeleito, e incorre na propaganda antecipada”, avalia o advogado Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral. O jurista ponderou, no entanto, que as postagens referentes exclusivamente às realizações da atuação do político não configuram publicidade irregular. Em julho do ano passado, o deputado já havia sido alvo de representação da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), por propaganda antecipada, após fixar faixas em uma avenida da cidade de Sobradinho, no norte baiano, em saudação aos vaqueiros da região.
Outro exemplo que pode ser verificado é o anúncio de sua participação em um evento realizado em fevereiro deste ano, em Uauá, quando o governador Jaques Wagner assinou uma ordem de serviço para obras na BR-235. Na imagem, Wagner cola um “santinho” do próprio parlamentar na sua camisa. “Isso mostra a aliança dele com o governador, para fortalecer sua figura”, aponta Ismerim. Consultado pelo BN, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) informou que não há representações mais recentes contra o deputado, mas a PRE-BA, por sua vez, disse que já analisa a página na rede social. Há pouco mais de dois anos, Roberto Carlos foi denunciado pelo Ministério Público e indiciado pelos crimes de peculato, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, por supostamente manter funcionários “fantasmas” em seu gabinete, com salários de R$ 3 mil a R$ 8 mil. O esquema veio à tona durante a Operação Detalhes, deflagrada em abril de 2012 pela Polícia Federal. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153643-roberto-carlos-039-detalha-039-mandato-039-ha-clara-manifestacao-em-relacao-a-eleicao-039-diz-advoga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário