sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cápsula que resgatou mineiros será levada em um giro pelo mundo


Ela foi a heroína silenciosa no miraculoso resgate dos 33 mineiros do Chile, mas agora a Fênix -- a cápsula de metal usada para retirá-los das profundezas -- vai ser levada em um giro mundial, com o tratamento de celebridade.

A cápsula foi observada por centenas de pessoas em todo o mundo quando surgia das cinzas como um pássaro mítico, resgatando os mineiros um a um, depois de 69 dias soterrados a cerca de 700 metros de profundidade numa mina no deserto do Atacama, no norte do país. .

"Pediram-nos para levar a cápsula em um giro mundial, como parte de uma exposição, com vídeo", disse o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter.

Pintada em vermelho, branco e azul -- as cores da bandeira chilena -- a cápsula é apenas um pouco mais larga do que os ombros de um homem e parece ser um foguete espacial em miniatura.

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, orientou o governo do Chile sobre o formato da cápsula usada na complexa e impecável operação. Ela estava equipada com tanques de oxigênio e dispositivos de comunicação.

Ao longo de 24 horas de operação, a Fênix sofreu com as batidas e arranhões dentro do túnel construído para sua passagem, por onde subiram os 33 mineiros e 6 membros da equipe de resgate.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/10/15/capsula-que-resgatou-mineiros-sera-levada-em-um-giro-pelo-mundo.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário