domingo, 6 de abril de 2014

Veja como foi o dia do Autismo em Inhambupe no dia 02 de abril























Ocorreu na última quarta-feira (02/04), a 2ª Caminhada pela dia Mundial da Conscientização do Autismo , às 15:00. Saiu da Creche Arlete Magalhães em sentido da Praça da Matriz. Contaram com a participação das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. Algumas escolas da cidade também se fizeram presente através dos professores e alguns alunos. Onde também Ao chegar à praça da matriz houve uma palestra com Mariene Martins Marciel, jornalista, psicopedagoga e especialista em história, com  graduação em comemoração social-faculdades integradas Alcântara Machado-FIAM em São Paulo (1981), especialista em psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar-FACCEBA- Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (2009), psicopedagoga especializada no atendimento de pessoas com TGD-transtornos globais do desenvolvimento, e autora do livro  Brincanto: Autismo Tamanho Família juntamente com a também palestrante, Jailza Rosa as duas abordaram o tema: AUTISMO, CONVIVÊNCIA E INCLUSÃO.  As duas palestrantes são profissionais da Pestalozzi da cidade de Salvador.
Após a Palestra as mães Leonice Souza e Leda Mattos falaram um pouco sobre a experiência de serem mães de autistas relataram as suas conquistas e objetivos que almejam para o futuro dos seus filhos.   E encerrou com a apresentação do Coral das crianças do Colégio Dr. Sátiro Dias que juntamente com Antônia cantaram a música Azul da Cor do Mar, do cantor Tim Maia. E fechou com o Grupo de Dança EXD.
Essa caminhada do dia mundial pela Conscientização do Autismo iniciou no na de 2013, através da mãe de Antônia uma criança diagnosticada com autismo a Senhora Leonice  Souza com que como objetivo trazer.
E falou para o blog o seguinte: “Sou responsável juntamente com Leda Matos que temos filhos autistas, gostaríamos de divulgar essa questão, essa convivência com pessoas que tem o aspecto do autismo, por isso estamos incumbidos nessa caminhada, quebrando mitos e preconceitos, e temos como principal objetivo da caminhada é a conscientização do autismo, como a sociedade deve lidar com essas pessoas, não só crianças, pois crianças autista irão virar adultos autista também, é a conscientização, a convivência e a inclusão, teve apoio da prefeitura completo e todas as Secretarias apoiaram esse evento. As únicas pessoas que assume ser autista é a minha filha Antônia que tem 6 anos e estuda na Escola Dr. Sátiros Dias e Leo Matos que é filho de Leda Matos que estuda na Escola Arco-íris”.
O que è o autismo?


O autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social.  As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo.

Quando se começou a falar de autismo?

Com Jean Itard, que em 1801 levou a cabo uma descrição da criança selvagem, passando Eugen Bleuler, que em 1901 o relacionou com a esquizofrenia, até Leo Kanner, que realizou em 1943 o detalhamento minucioso dos itens característicos, e Hans Asperger, que se centrou em um outro tipo de autismo, às vezes chamado de autismo inteligente; os traços característicos das crianças com autismo são em sua grande maioria os mesmos.
 Quais são seus sintomas?
Os principais sintomas são:
- Isolamento do mundo exterior e recusa do contato com os outros. (Tanto no nível da voz quanto no do olhar).
- Alterações da linguagem que podem ir desde uma ausência total da fala até uma verbiagem ininteligível. Em algumas ocasiões, repetição de fragmentos de frases retiradas de filmes ou que foram escutadas de alguém, estabelecendo verdadeiros solilóquios.
- É uma fala que não se dirige a ninguém, que não é usada nem para comunicar nem para estabelecer um diálogo mínimo.
- Ausência de interação com os outros.
- Ausência de jogo simbólico.
- Estereotipias
- Rituais
- Temor das mudanças e insistência em manter uma imobilidade naquilo que o rodeia.

Fonte do texto sobre o autismo:

Fonte: http://autismos.net/o-que-e-o-autismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário