quinta-feira, 26 de março de 2020

Covid-19: quanto tempo o coronavírus vive em cada objeto e os segredos para desinfetá-los

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo como o coronavírus se espalha. Porém, já foi descoberto que existe a transmissão por objetos — uma situação evitável com a desinfecção.
Também foi revelado que o tempo que o vírus permanece em cada superfície depende de diferentes fatores, como material, umidade e temperatura. “O coronavírus pode sobreviver de algumas horas a três dias”, disse Martín Piñea, diretor de engenharia de alimentos da Universidade Argentina da Empresa, ao portal Infobae.
A seguir, você confere a relação do coronavírus com cada tipo de material.
Pano: não há clareza sobre quanto tempo ele dura nesta superfície. No entanto, de acordo com a Clínica Mayo, o vírus tende a durar menos tempo em comparação com materiais duros.
Cobre: até 4 horas.
Papelão: até 24 horas.
Aço inoxidável: até 72 horas.
Metal, plástico e vidro: o médico garante que o coronavírus pode permanecer por quatro ou cinco dias e, dependendo da umidade e da temperatura, por até 9 dias.

Como desinfetar

Os especialistas recomendam o uso de gel com pelo menos 70% de álcool, e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos sugere o uso de lenços.
Proporção é outra coisa importante. O pano deve conter líquido suficiente para deixar a superfície molhada visivelmente por pelo menos quatro minutos.Quanto aos tecidos, altas temperaturas matam a transmissão. Por esse motivo, é recomendável lavar roupas em água com pelo menos 30 graus. Também é bom secá-lo ao sol, pois a luz ultravioleta elimina certos vírus.
Adicionar água sanitária e fazer cargas com menos roupas são outras medidas para desinfetar.
Fonte: https://www.metrojornal.com.br/coronavirus-covid-19/2020/03/17/covid-19-quanto-tempo-o-coronavirus-vive-em-cada-objeto-e-os-segredos-para-desinfeta-los.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário