O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, atribuiu a sensação de insegurança na população baiana a programas de televisão que se dedicam a cobertura policial. Segundo o secretário, a cobertura contrasta com a redução de estatísticas de crimes como homicídios e roubos a banco.
“Ainda paira a sensação de insegurança na população. Isso é mostrado em programas que se especializaram em reportar a violência e o trabalho da polícia. De certa forma ajuda a dar publicidade ao trabalho da polícia, mas leva a uma maior sensação de insegurança quando se expõe atividades criminosas todos os dias”, comentou Barbosa em entrevista ao Isso é Bahia, de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias, desta quarta-feira (8).
“A sensação de segurança é algo completamente desatrelado a estatísticas. A gente apresentou redução no número de homicídios ao longo dos três últimos anos e redução expressiva de 85% dos roubos a instituições financeiras nos últimos cinco anos”, completou o secretário.
BALANÇO
O último balanço divulgado da SSP apontou que a Bahia registrou queda de 26% no número de roubos a banco em 2019.
De acordo com o órgão, em 2019, teve 17 casos a menos do que no ano anterior, quando aconteceram 48 ocorrências. Ainda segundo a SSP, no interior baiano, houve uma queda de 42%, já na capital foi de 14%. Segundo a instituição, é o quinto ano consecutivo de redução. A média do crime caiu de 23 ataques por mês para quatro.
Na Região Metropolitana de Salvador, no entanto, o crime cresceu 300%. Foram registrados, no ano passado, oito contra dois em 2018.
A secretaria informou ainda que houve uma queda de 8,6% nos crimes contra o patrimônio. Já os roubos a ônibus foram 73 casos no ano passado, uma redução de 3,6%, conforme sempre a SSP-BA. As ofensivas contra estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 34%, sendo registrados menos de 655 ocorrências, de acordo com o órgão.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250529-programas-de-tv-contribuem-para-sensacao-de-inseguranca-na-bahia-aponta-barbosa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário