sábado, 10 de dezembro de 2011

Divisão do Pará será votada neste domingo


A população do Pará vai às urnas neste domingo decidir se o estado será divido em três - Tapajós, Carajás e Pará - ou se permanece como está.

O estado possui 5 milhões de eleitores aptos a votar. Todos terão que responder a duas perguntas "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás?" e "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?".

O número 77 corresponde à resposta "sim" para qualquer uma das perguntas. E o número 55 será usado para o "não".


Frentes de campanha

Para a divulgação do plebiscito e com o objetivo de controlar as verbas usadas na campanha, a Justiça Eleitoral do Pará obrigou que fossem criadas quatro frentes, capitaneadas por deputados federais, contra e a favor a criação de Tapajós e Carajás. As frentes pelo "sim" se uniram e passaram a trabalhar juntas. O mesmo ocorreu com as do "não". Mas a contabilidade é feita de forma separada.


“Cada frente tem um número de CNPJ e em todas as notas fiscais de produtos ou serviços e doações devem constar este número. Tudo o que foi arrecadado e gasto deve constar na prestação de contas”, afirma Vespasiano Loubin, da assessoria jurídica da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.


Conforme o procurador regional eleitoral do Pará, Daniel Cesar Azeredo Avelino, os promotores e juízes eleitorais terão, como nas eleições de 2010, poder de polícia, buscando reprimir qualquer prática ou indício de propaganda ilegal.


Caso a maioria dos eleitores sejam a favor da divisão, o Congresso terá que discutir e aprovar uma lei, que pode ser sancionada ou vetada pela presidente Dilma Rousseff. Caso a maioria seja contra, tudo permanece da maneira como está.
Para agilizar a contagem dos votos, foram distrubuidos 280 pontos de transmissão por todo o estado. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará é de o resultado ser divulgado na noite de domingo.


Fonte: A Tribuna

Fonte: Saudade FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário