segunda-feira, 6 de maio de 2013

O passado de Inhambupe




Um fato relevante da breve história de Inhambupe data de 1624, quando os holandeses invadiram Salvador e aprisionaram o governador Diogo de Mendonça Furtado. Conta- se que naquela época um Marechal da Casa da Torre, Guilherme Garcia D’Ávila, - fugitivo por se negar a combater os holandeses -, indo em direção às suas terras, encontrou o povoado dos Gouveia do outro lado da ilha formada pelo rio Inhambupe.
Em seguida, sob o pretexto de ter descoberto minas de “Salitre”, reivindicou ao Governador Geral, Diogo de Mendonça Furtado, a posse de uma sesmaria de seis léguas de terra, situada entre os rios Inhambupe e Subaúna. Concedida a posse da sesmaria, iniciou-se ali um povoamento.
As minas de Salitre poderiam ser um possível motivo para a ocupação do território recém-encontrado. Porém, há de se considerar que, naquela época, inexistia tecnologia para a extração desse tipo de matéria-prima, inviabilizando, por isso, a sua exploração para qualquer fim.
Construiu-se depois uma igreja sob a invocação do Divino Espírito Santo, subordinada à Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga. Em torno da igreja casas foram construídas, formando assim o núcleo original da cidade.
Os jesuítas de Água Fria obtiveram com o Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, um Alvará Régio, de 11 de abril em 1718, autorizando a transferência da igreja do Divino Espírito Santo da Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga para a Freguesia de Água Fria, desagradando, com isso, os mandatários da Casa da Torre de Garcia D’Ávila.
Cem anos depois, por um Alvará Régio de 07 de novembro de 1818, foi criada a Freguesia de Inhambupe. Com isso, a igreja de Nossa Senhora da Conceição – situada na atual Praça da Matriz - foi transferida da Freguesia de Água Fria para a freguesia recém-criada.
Alguns anos depois, por uma Resolução Régia de 28 de abril de 1727, criou-se o município de Inhambupe, cujo território foi desmembrado de São João Batista da Água Fria ( atual Água Fria).
Também em 1727, Vasco Fernandes Cezar de Menezes, por uma resolução de 24 de abril, elevou a povoação de Inhambupe à categoria de vila, mantendo-a, porém, até 1728, subordinada a Água Fria, uma vila criada em 1710, conhecida pelo colégio de jesuítas que ali existia. Os moradores enviaram protestos a “El Rei” que, em 26 de junho de 1801, por Provisão Régia, mandou instalar e inaugurar a Vila de Inhambupe de Cima, o que foi feito solenemente pelo Ouvidor Geral da Comarca, Manoel Vieira de Melo, dia 13 de março de 1802.

Fonte: Plano Diretor de Inhambupe 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário