quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Filas no Banco do Brasil de Inhambupe


E vocês sabem por que as filas nos bancos só fazem aumentar? O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) matou (em parte) a charada. Segundo levantamento divulgado hoje pelo órgão, nada menos que 1.688 agências bancárias foram fechadas no país, nos últimos 17 anos. Para quem acha que isso é uma tendência mundial, registre-se que, neste mesmo período, o número de agências nos Estados Unidos subiu 55,1%.
Em Inhambupe na Bahia, por exemplo, existe apenas uma agência bancária.
A concentração da atividade bancária é surpreendente. Tudo fruto das fusões, junções e incorporações no setor bancário – iniciadas do Governo Collor e acentuadas nos governos FHC e Lula. Só em 10 anos (1996 a 2006) os 20 maiores bancos pularam de 72% do total de ativos para 86%. Quer mais? Em 2007, o Brasil tinha apenas 156 instituições bancárias, contra 2.130 na Alemanha e 7.282 nos EUA.
O resultado dessa concentração só poderia ser mesmo filas absurdas e tarifas abusivas…
Ontem passei cerca de uma hora e meia no banco do Brasil de Inhambupe.
Enquanto isso, muitos município limita em 20 minutos o tempo de atendimento nos bancos e que não sai do papel, os clientes continuam sofrendo com a demora.
Mande o seu comentário sobre o Banco do Brasil de Inhambupe e outros bancos de sua cidade, em qualquer parte do país ou do mundo.