sexta-feira, 4 de abril de 2014

Inhambupe sedia encontro nacional de capoeira, entrevistamos André Papel um dos organizadores














Conversei hoje com André Papel um dos organizadores do Encontro Nacional de Capoeira Campo de Mandinga, que acontece todos os anos em Inhambupe.

Qual o objetivo desse encontro?
É um encontro nacional, que é uma troca de informações, onde tem a Bahia e mais 5 estados brasileiros, a gente realiza esse evento anualmente com a intenção de passar ensinamentos de capoeira, trocar ideias e informações, levar a arte da capoeira no município de Inhambupe.

Quais as cidades que estão presentes nesse encontro?
 Várias cidades da Bahia, como Itabuna, Ilhéus, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Cachoeira, Santo Amaro, gente de Pernambuco, de Recife, Petrolina, o pessoal de Alagoas estão chegando, de Maceió mesmo, de Sergipe como Boquim, Laranjeiras, Tobias Barreto, São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Ceará.

Qual o estilo de capoeira que você fazem?
A gente faz uma linhagem com a capoeira regional, mas comtemplamos a capoeira Angola, inclusive teremos oficinas de capoeira Angola, capoeira regional, maculele, samba de roda, dança afro, puxada de rede.

Qual é a iniciativa?
A iniciativa foi do Campo de Mandinga, que tem o mestre Caipora, na organização do Evento Eu (André Papel) e o professor David e Índio também, a supervisão é do mestre Ministro e temos o apoio da Prefeitura Municipal de Inhambupe na pessoal de Pedro Silva que é Secretário de Esporte e Turismo, do Coordenador José Paim e do Comércio local, Centro Comunitário os Padre Elzo e Heleno, na verdade um evento nessa magnitude não tem como realizar sem esses apoios, nesse evento terá m ais de 200 grupos de capoeira convidados do Brasil inteiro, no nosso Encontro Nacional de Capoeira Campo de Mandinga, que acontece todos os anos em Inhambupe, desde o ano de 2000, onde os alunos trocam de graduações e outros batizam e pegam o cordão pela a primeira vez, outros que tem cordão passa para o nível maior.

Como vai ser esse ano?

Esse ano será um ano especial, onde o mestre Caipora será agraciado pelo o cordão branco, que é a graduação máxima da capoeira, onde começa com o verde e são 11 cordões no nosso grupo, que difere de grupo pra grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário