segunda-feira, 11 de maio de 2020

Centros de Acolhimento para pacientes com Covid-19 começam a funcionar nesta terça



Os centros de acolhimento que vão abrigar pessoas com a Covid-19 em Ilhéus e Itabuna vão começar a funcionar nesta terça-feira (12). Os espaços, que estão sendo implantados em hotéis e pousadas dos municípios, são dedicados a pessoas no período de transmissão do novo coronavírus, ou seja, os casos ativos. Elas receberão uma bolsa de R$ 500 para permanecer nesses locais.

"Não é uma medida compulsória, nós vamos convidar as pessoas que testaram positivo para o vírus e estão com sintomas leves e quem aceitar ficar nesses espaços irá receber a bolsa. O objetivo é evitar que quem já está com o vírus contamine outras pessoas e com isso vamos dar uma derrubada no crescimento da taxa de contágio. Eu conversei com os prefeitos e eles já encontraram os hotéis e pousadas onde os centros vão funcionar e, a partir de amanhã, já vamos começar a convidar as pessoas", afirmou o governador Rui Costa (PT) durante entrevista a rádios baianas na manhã desta segunda (11).

O benefício, como Rui já havia anunciado na semana passada, será repassado em duas parcelas de R$ 250. A primeira será paga no sétimo dia do paciente no isolamento e a segunda no 14º dia (saiba mais aqui).

No entanto, o projeto de lei que garante esse benefício ainda não foi indicado para votação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A pauta da Casa está sobrestada por outros dois projetos, um deles em relação ao abono permanência do funcionalismo público, que encontra dificuldades para ser votado por falta de consenso (saiba mais aqui).

AÇÕES NO INTERIOR
Em meio ao combate ao coronavírus, o Governo do Estado inaugurou uma unidade de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções de Ilhéus, como parte de uma estrutura que já conta com os Hospitais da Costa do Cacau e o Hospital de Ilhéus. Com isso, a cidade totaliza 150 leitos de UTI e aguarda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha. Em Itabuna, são oferecidos 40 leitos no Hospital Calixto Midlej, 13 leitos no Hospital Manoel Novaes e mais 48 leitos estão sendo implantados no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Durante a entrevista, o governador destacou que a tecnologia é outro importante aliado dos governos no combate à Covid-19. Rui sugeriu que as pessoas busquem orientações e informações nas plataformas do Tele Coronavírus pelo telefone 155 e Monitora Covid na loja de aplicativos da Google Play Store. Dessa forma, o estado tem mais ferramentas de gestão, monitoramento e maior velocidade e precisão no atendimento dos casos da doença.

ESTRUTURA COMPLETA
A estrutura que está sendo implantada pelo Governo do Estado conta com 2.685 leitos de referência, entre clínicos e UTIs, adultos e pediátricos. Desse total, 1.428 serão concentrados em Salvador e 1.257 no interior baiano. Na região Sudoeste, foram contratados 40 leitos do Hospital das Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, para atendimento de pessoas contaminadas, duplicando a capacidade da estrutura já oferecida para o atendimento da região, que tem 41 leitos no Hospital Geral da cidade e outros seis no Hospital Geral de Guanambi. Em Barreiras, o Hospital do Oeste vai atender os pacientes da região com 60 leitos, sendo 50 de UTI.

Na região metropolitana, Lauro de Freitas conta com 301 vagas, sendo 91 de UTI. A maior contribuição será do Hospital Metropolitano, cuja abertura será ainda neste mês, com 191 leitos. O município de Feira de Santana totaliza 160 vagas, que estarão distribuídas entre o Hospital da Criança, o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Mater Dei. Já em Seabra, o Hospital Regional da Chapada está dedicando 37 leitos, sendo quatro UTIs e 33 leitos clínicos.

Somam-se à estrutura 285 leitos para atender pacientes de baixa complexidade, que não tenham coronavírus. As unidades localizadas na capital baiana e em São Félix estão absorvendo os pacientes dos hospitais gerais do interior por meio da Central Estadual de Regulação.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20691-centros-de-acolhimento-para-pacientes-com-covid-19-comecam-a-funcionar-nesta-terca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário