quinta-feira, 30 de abril de 2020

Governo da Bahia disponibiliza canais para combater fake news



Para facilitar a checagem da veracidade de informações, principalmente as referentes ao coronavírus, a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) disponibilizou três canais para tirar as dúvidas dos internautas e evitar o repasse das famosas fake news  - notícias falsas. Quem tiver uma dúvida deve enviar mensagens para os perfis do Governo da Bahia no Facebook (www.facebook.com/governodabahia/) e no Instagram (www.instagram.com/govba) ou no Whatsapp, pelo número (71) 99646-4095.

Ao comentar um episódio de fake news esta semana (reveja aqui), o governador Rui Costa (PT) usou o termo "miliaciano" para descrever quem cria e distribui esse tipo de conteúdo.

“Neste momento de pandemia, esses criminosos estão ativamente difundindo mentiras e calúnias, inclusive manipulando vídeos, com o objetivo de descredibilizar prefeitos e governadores do Brasil inteiro. Isso é um crime e eu espero que o STF apure rapidamente quem comanda essas quadrilhas”, disse Rui.

Rui também lembrou que não são apenas os criadores das fake news que podem responder criminalmente. “Quem cria é criminoso, mas quem ajuda a repassar essas mentiras também pode ser responsabilizado. Por isso, criamos esses canais com o objetivo de ajudar os baianos a conferirem a veracidade das informações, disseminando, deste modo, somente a verdade”, destacou.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247734-governo-da-bahia-disponibiliza-canais-para-combater-fake-news.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário