sexta-feira, 5 de junho de 2020

Bolsonaro determinou atraso em divulgação do boletim da Covid-19 para evitar telejornais



Desde a noite de quarta-feira (3), os boletins do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus passaram a sair depois das 22h. Mas isso não é por acaso. O "atraso" na divulgação dos números partiu de uma ordem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

A informação é do Correio Braziliense, que soube disso por uma fonte do alto escalão do governo. Conforme relatado ao jornal, o objetivo é justamente evitar a exposição dos números nos telejornais noturnos.

Nos últimos três dias, o Brasil quebrou seu próprio recorde, chegando a 34.021 mortes por Covid-19. Com isso, o país superou a Itália e se tornou o terceiro do número em número de óbitos pela doença. Em relação aos casos, o país já é o segundo, com 614.941 pessoas diagnosticada com o vírus, atrás apenas dos Estados Unidos.

Diante desse quadro, a publicação ressalta que os telejornais noturnos costumam ter mais audiência, com muitos brasileiros em casa, por isso o presidente presidente ordenou a divulgação tardia. Bolsonaro costuma minimizar a Covid-19, a chamando de "gripezinha" e participando de diversas manifestações, muitas delas sem máscara.

Recentemente, o Ministério da Saúde também alterou a disponibilização das informações no site específico para o coronavírus. Isso deu maior destaque ao número de pessoas recuperadas em detrimento às vidas perdidas.

Vale ressaltar que a divulgação do boletim foi retardada ao longo do tempo. Com o médico Luiz Henrique Mandetta à frente do ministério, os números costumavam ser divulgados em coletiva de imprensa diária por volta das 17h. Sob o comando do médico Nelson Teich, os dados passaram a ser divulgados à noite e, agora, com o general Eduardo Pazuello como ministro interino, as coletivas têm sido cada vez menos frequentes e o boletim não tem horário fixo para sair, sendo publicado tarde da noite.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249454-bolsonaro-determinou-atraso-em-divulgacao-do-boletim-da-covid-19-para-evitar-telejornais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário