sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Igreja católica em Inhambupe passa a exigir comprovante de vacinação

 


A Igreja católica de Inhambupe, no nordeste da Bahia, passa a cobrar dos fiéis a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19 ao entrarem no templo de oração. A decisão foi divulgada pela Paróquia do município de Inhambupe em sua plataforma digital, nesta sexta, 28 de janeiro, onde reforça também sobre as recomendações de segurança e proteção à saúde.
 

Os protocolos são em consonância com os decretos estadual e municipal de incentivo à vacinação contra a covid-19.


Fonte: https://www.ronaldoleitenews.com.br/2022/01/igreja-catolica-em-inhambupe-passa.html

Inhambupe decreta novas medidas para enfrentar o Coronavírus

 


Em Decreto publicado na tarde desta quarta-feira (26) o prefeito de Inhambupe, Fortunato Costa, determina algumas medidas temporárias que serão tomadas pelo município no combate à proliferação do coronavírus (COVID-19).

As medidas temporárias disciplinadas pelo Decreto, voltadas à prevenção do contágio pela "Covid-19", deverão ser cumpridas integralmente pelos munícipes entre 26 de janeiro a 7 de fevereiro.


Entre as medidas, está proibido eventos festivos tipo shows, cerimônias de casamento, eventos  urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos  exclusivamente  científicos e profissionais, circos,  solenidades de formatura, aniversários, passeatas,  parque de diversões e afins.


Confira o Decreto nº 18/2022 na íntegra clicando aqui! 


Fonte: https://www.ronaldoleitenews.com.br/2022/01/inhambupe-decreta-novas-medidas-para.html

Moderna começa a testar vacina contra o HIV em grupo de voluntários

A farmacêutica Moderna começou a testar, nesta quinta-feira (27), a vacina contra o HIV que usa tecnologia mRNA. O imunizante começará a ser aplicado em um grupo de 56 voluntários, que se ofereceram para fazer parte da fase 1 dos testes.

 

O imunizante é desenvolvido por meio de uma parceria com a Iavi (Iniciativa Internacional pela Vacina da Aids) e o Scripps Research Institute, nos Estados Unidos.

 

"A busca por uma vacina contra o HIV tem sido longa e desafiadora, e ter novas ferramentas em termos de imunógenos pode ser a chave para um rápido progresso em direção a uma vacina eficaz e urgente contra o HIV", diz Mark Feinberg, presidente e CEO da Iavi.

 

A tecnologia da nova vacina é a mesma utilizada na que a fabricante desenvolveu para combater a Covid-19, a de RNA mensageiro, que atua no sistema imunológico para gerar anticorpos capazes de neutralizar o vírus. As informações são do portal Poder 360.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/28468-moderna-comeca-a-testar-vacina-contra-o-hiv-em-grupo-de-voluntarios.html

Cientistas encontram objeto na Via Láctea que libera quantidade de radiação 'nunca vista'

Um grupo de pesquisadores australianos descobriu um objeto giratório na Via Láctea que eles dizem ser diferente de tudo que os astrônomos viram até hoje. De acordo com os estudiosos, o  objeto libera uma enorme quantidade de radiação eletromagnética três vezes por hora. As análises feitas foram publicadas nesta quarta-feira (26) na revista Nature.

 

Conforme divulgou o Portal G1,  objeto foi descoberto pelo estudante Tyrone O'Doherty, da Curtin University Honors, através de  telescópio e usando uma nova técnica que ele próprio  desenvolveu.

 

Responsável por liderar o estudo, a astrofísica Natasha Hurley-Walker, explicou que o objeto aparecia e desaparecia ao longo de algumas horas durante as observações. “Foi completamente inesperado. Foi meio assustador para um astrônomo porque não há nada conhecido no céu que faça isso", disse em um comunicado.

 

O objeto chegou a ser visto liberando uma enorme explosão de energia por um minuto inteiro a cada 18 minutos. Para os cientistas, apesar destas explosões serem comuns, este objeto "fica ligado" por um minuto, o que é muito incomum.

 

De acordo com os dados, o achado está a cerca de quatro mil anos-luz da terra. Ele é brilhante e tem um campo magnético extremamente forte. O que pode indicar ser uma estrela de nêutrons ou uma anã branca – núcleos de estrelas em colapso – com um campo magnético ultrapoderoso. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265660-cientistas-encontram-objeto-na-via-lactea-que-libera-quantidade-de-radiacao-nunca-vista.html
 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

O Pontinho entra oficialmente no calendário de produtores de Cultura de Artes da Bahia.

A reunião foi realizada no dia 27 de Janeiro as 20h com presença de Jhunner Luz criador do evento no aplicativo ZOOM.

 Vale ressalvar que os grupos, coletivos culturais estão empolgados com o evento que possivelmente passa que seja realizado em INHAMBUPE no mês de Agosto! 

A reunião foi a proposta de um Calendário para intercâmbio de cidades, com um debate sobre a questão de cuidados mediante pandemia e o formato como poderá ser feito cada evento seguido de acompanhamento de decretos das suas cidades. 


#OPontinhoÉNosso ✊🏿

Sindicato dos Policias Civis da Bahia anuncia paralisação das atividades por 24h

Os Policiais Civis da Bahia vão realizar uma paralisação de 24 horas, nesta quinta-feira (27). Conforme anunciado pela categoria, nesta quinta-feira (27), os policiais promovem o "lockdown da segurança pública em toda Bahia". Segundo comunicado do sindicato, entre as pautas de reivindicações estão a regulamentação do Artigo 46, parágrafo 1o, da Lei 11.370/2009, que assegura o salário de nível superior para os servidores e reestruturação da carreira.

 

Ainda de acordo com o sindicato, durante a paralisação de 24 horas só serão realizados os flagrantes e levantamentos cadavéricos. Os demais serviços, a exemplo do registro de ocorrências, diligências, operações e cumprimento de prisões estarão suspensos. 

 

Em nota, o Sindpoc aponta que a partir das 11h desta quinta (27), a categoria vai realizar uma manifestação no terminal rodoviário de Salvador.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265629-sindicato-dos-policias-civis-da-bahia-anuncia-paralisacao-das-atividades-por-24h.html

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Em período com mesmo número de casos ativos, Bahia tem 239% menos óbitos

Em meados de março de 2021, Salvador imunizava idosos com idade igual ou superior a 74 anos contra a Covid-19. Algumas cidades baianas também tentavam acelerar a imunização no estado, que começou dois meses antes. Com a aceleração das aplicações, um ano após o início delas, o estado possui um número maior de casos ativos, porém um cenário bem diferente: 239% menos óbitos diários pela doença. 

 

Na última terça-feira (25), a Bahia registrou  21.635 casos ativos da doença, o maior desde 6 de março de 2021, quando atingiu a marca de 21.916. Porém o número de mortes em decorrência da doença atualmente ficou em 28 em 24 horas e no dia 6 de março de 2021 foi de 95. O ano de 2021 possui, atualmente, apenas um dia com número maior de casos ativos que a taxa atual da Bahia: o dia 5 de março, com 22.233. 

 

O cenário de internações no estado também era bastante diferente. Em 6 de março de 2021 a Bahia possuía 2.355 leitos disponíveis com 73% de ocupação, sendo 1.201 de UTI com 85% de ocupação. Atualmente estão disponíveis 1.375 leitos, sendo 580 de UTI, estando 398 pessoas internadas por conta da Covid. 

 

Também em março de 2021 a Bahia comemorava a ultrapassagem da marca de 1 milhão de imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento o estado já tem 11.056.065 pessoas vacinadas com a primeira dose, 263.698 com a dose única, 9.345.674 com a segunda dose e 2.185.151 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 30.403 crianças já foram imunizadas.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265591-em-periodo-com-mesmo-numero-de-casos-ativos-bahia-tem-239-menos-obitos.html

Censo 2022 do IBGE deve começar em agosto

A coleta de dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve começar no dia 1º de agosto. A informação foi divulgada pelo próprio instituto nesta terça-feira (25). 

 

De acordo com o IBGE, o orçamento do Censo foi aprovado e sancionado na íntegra em R$ 2.292.957.087,00. Com isso, a coleta, antes prevista para junho, terá início no primeiro dia de agosto. 

 

"A data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários", informou o instituto. 

 

Os recenseadores visitarão, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país. Eles trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. 

 

De acordo com o instituto, no colete, haverá também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul. A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site ou do telefone 0800 721 8181.

 

Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265581-censo-2022-do-ibge-deve-comecar-em-agosto.html
 

Covid: Dados do RJ revelam que taxa de óbitos é 27 vezes maior entre idosos sem vacina

Os dados do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 do Rio de Janeiro revelaram, nesta terça-feira (25), que a taxa de vítimas de Covid-19 a cada 100 mil habitantes entre idosos com vacinação incompleta é 27 vezes maior que a dos idosos vacinados com todo o esquema de doses. 

 

De acordo com o boletim, e conforme divulgou a Agência Brasil,  entre os idosos que receberam a dose de reforço, houve 2,9 mortes a cada 100 mil habitantes na cidade do Rio de Janeiro, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

 

A taxa sobe para 16,2 vítimas a cada 100 mil habitantes entre os idosos que receberam duas doses ou dose única sem a dose de reforço, e chega a 78 mortes por 100 mil habitantes quando são considerados aqueles que não receberam nenhuma dose ou não chegaram à segunda dose.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, os dados revelam a relação entre a vacinação e as internações de idosos: entre os não vacinados ou com vacinação incompleta, a taxa de internações por 100 mil habitantes foi 17 vezes maior que entre os imunizados com todas as doses recomendadas.

 

Foram registradas 24,9 internações de idosos a cada 100 mil habitantes entre os vacinados, enquanto, entre os não vacinados, a taxa atinge 429,3 por 100 mil. As internações dos que não tomaram a dose de reforço mas receberam as doses interiores foi de 68,9 internações a cada 100 mil.   

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265583-covid-dados-do-rj-revelam-que-taxa-de-obitos-e-27-vezes-maior-entre-idosos-sem-vacina.html
 

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

A CURIOSA ORIGEM DA EXPRESSÃO "O.K"

Apesar de esse ser o americanismo mais difundido no mundo, sua origem é confusa


O.k.: o primeiro registro é de 1839, quando o editor Charles Gordon Greene, do jornal Boston Morning Post, de Boston, usou a abreviatura humoristicamente com o sentido de all correct (“tudo bem”).

Explica-se: nos anos 1830, a publicação tinha o hábito de brincar com o idioma e transformar expressões em siglas, formando uma nova palavra composta pelas letras iniciais.

Nesse caso, em vez de registrar A.C. (que seriam as primeiras letras de all correct), o jornal optou por grafar as iniciais da pronúncia: oll korrect. Uma brincadeira que, de acordo com o linguista Allan Metcalf, autor do livro OK (ed. Oxford Usa Professio), gerou a palavra “mais bem-sucedida e sensacional da língua inglesa”.

Em seu livro, lançado há dez anos, o linguista descreve nada mais nada menos do que 18 versões diferentes sobre a origem da expressão – que hoje ainda ganha um neologismo bem popular nas redes sociais no Brasil: “talquei?”.

De fato, a história sobre o surgimento do termo no jornal de Boston foi confirmada por vários estudiosos ao longo desses 180 anos, mas, ainda assim, Matcalf apresenta as outras tantas etimologias possíveis.

Para uns, O.K. tem origem indígena norte-americana e provém da palavra okeh, que, na língua nativa da tribo Choctaw, significava “sim”. Outras teorias indicam que a expressão pode ter origem africana e que foi levada para os Estados Unidos pelos escravos que vinham da África, cuja prunúncia de afirmação era hoc ille.

Há também a versão grega: olla kalá; ou baixo-alemã: olles kloer. Ambas significam “tudo bem”. Já a hipótese mais falada nos EUA – também apresentada pelo jornalista Vance Packard (1914-1996) no livro A Nova Técnica de Convencer (ed. Ibrasa) – conta que a pequena palavra surgiu nos quartéis militares durante a Guerra da Secessão (1861-1865).

Segundo os autores, quando as tropas voltavam para seus alojamentos sem sofrer nenhuma baixa, os soldados anotavam num quadro de avisos ou pintavam nas paredes “0 K”, zero killed, ou seja “zero morto”. Com o tempo, essa boa notícia passou a significar “tudo bem”.

Seja como for sua origem, o responsável pela popularização do O.K. foi o presidente americano Martin Van Buren, que tentava se reeleger em 1840. Apelidado de Old Kinderhook (Velho Kinderhook), porque era nativo dessa cidade, usou as iniciais O.K. como slogan – e aproveitou o trocadilho com o sentido de “all correct”.

Mas, apesar disso, não foi reeleito. Cerca de um século depois, com a chegada da informática, a expressão virou comando no computador e foi ganhando cada dia mais força.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/a-curiosa-origem-da-expressao-ok.phtml

Eleições: Propaganda no rádio e na TV começa em 24 de agosto e terá duração de 35 dias

Com a proximidade das eleições de outubro, o calendário para propaganda eleitoral no rádio e na televisão foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e detalhado ao Bahia Notícias pelo escritório do advogado especialista em Direito Eleitoral, Ademir Ismerim. A publicidade nas concessões públicas terá início no dia 24 de agosto, com duração de 35 dias, encerrando em 29 de setembro. Em 2022, as eleições serão realizadas em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Em caso de segundo turno, a previsão para ocorrer é no dia 30 do mesmo mês.

 

Para o período, as emissoras de rádio e TV reservarão 25 minutos - em dois períodos - para a propaganda em bloco dos candidatos, sendo que candidatos a governador (10 minutos), deputado estadual (10 minutos) e senador (5 minutos) veicularão propagandas as segundas, quartas e sextas-feiras.

 

Para os que concorrerão ao cargo de presidente e deputado federal os dias serão terças, quintas e sábado, tendo, cada, o período de 12 minutos e 30 segundos para a exibição de publicidade.

 

No rádio, os programas em bloco serão exibidos entre 7h e 7h25 e das 12h às 12h25. Já na televisão, os programas em bloco serão exibidos das 13h às 13h25 e entre 20h30 e 20h55.

 

COMO FUNCIONA A DISTRIBUIÇÃO?

Segundo Ismerim, "os horários reservados à propaganda em bloco de cada eleição serão distribuídos entre todos os partidos e coligações (majoritária) que tenham candidato, observando os critérios: serão distribuídos 90% proporcionalmente ao número de cadeiras na Câmara dos Deputados, e os 10% restantes distribuídos igualitariamente".

 

A representação de cada partido na Câmara é da última eleição geral, ressalvada a hipótese de criação de nova legenda, quando prevalecerá a representatividade política conferida aos parlamentares que migraram diretamente dos partidos pelos quais foram eleitos para o novo partido, no momento de sua criação.

 

Para os cargos de presidente, governador e senador, que permitem a possibilidade de coligação já que se trata de cargos majoritários, o tempo a ser contabilizado no rádio e na TV consiste na soma do tempo destinado a cada um dos seis maiores partidos que vierem a compor a mesma.

 

NA PRÁTICA, COMO SERÁ?

No documento, o especialista em Direito Eleitoral também exemplifica o tempo para o cargo de governador do estado. "Levando em conta o tempo destinado igualitariamente ao cargo de governador do Estado, o tempo total para a propaganda de rádio e TV para o cargo é de 10 minutos por bloco (600 segundos). Com o tempo igualitário representando 10% do tempo total, tem-se um minuto (60 segundos)", diz trecho do texto.

 

Desta forma, caso tenham seis candidatos a governador, cada um terá direito a 10 segundos do tempo igualitário, a ser acrescido, quando o caso, do tempo proporcional, caso o partido do candidato tenha direito ao tempo referido. Caso sejam cinco candidatos, cada um terá direito a 12 segundos do igualitário.

 

Já na hipótese de haver quatro candidatos, cada um terá direito a 15 segundos. Para três, cada um terá direito a 20 segundos e em caso de disputa entre dois candidatos, serão distribuídos 30 segundos para cada um, por exemplo.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265535-eleicoes-propaganda-no-radio-e-na-tv-comeca-em-24-de-agosto-e-tera-duracao-de-35-dias.html 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Conheça algumas curiosidades sobre o Dia do Aposentado

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro. Esta data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país.

De acordo com a legislação brasileira, existem quatro categorias específicas de aposentadoria: a especial, por idade, por invalidez, ou a compulsória.

Origem do Dia dos Aposentados
Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

Fonte: https://faelce.com.br/conheca-algumas-curiosidades-sobre-o-dia-do-aposentado/

domingo, 23 de janeiro de 2022

Carvão ativado é mesmo bom para clarear os dentes?

Aceite o conselho de Venicius Reis Teixeira, sábio dentista deste Oráculo: “Não é indicado, pois não existe trabalho que mostre a eficácia. O carvão pode ser muito abrasivo e causar desgaste acentuado do esmalte. Mas realmente está na moda. Muitos pacientes perguntam.”

O pó preto, vendido sem restrição, se popularizou nas redes sociais. Ele lixa a sujeira da superfície dos seus dentes, mas acaba lixando também os dentes em si – o que tem consequências dolorosas, especialmente para pessoas com sensibilidade a temperaturas altas ou baixas. Além disso, há o risco de manchar obturações. 

Por isso, é melhor evitar. Porta-vozes de órgãos como Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) já se manifestaram contra o produto.

Fonte: https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/carvao-ativado-e-mesmo-bom-para-clarear-os-dentes/

Emergência climática pressiona empresas a buscar vitrine na mata atlântica

 Na esteira do esforço de relações públicas de empresários que querem se afastar da pecha de negligentes climáticos, um projeto pioneiro de investimento privado na conservação e restauro de florestas nativas da mata atlântica está ganhando sobrevida no Sul do Brasil, no Paraná.
 

Seu lançamento ocorreu há duas décadas, bem antes de a agenda ambiental entrar na lista de prioridades no mundo dos negócios com a incorporação de termos como ESG (sigla em inglês para designar boas práticas ambientais, sociais e de governança). Em 1999, três multinacionais decidiram aportar US$ 18 milhões (R$ 102 milhões, sem considerar a correção da inflação) em um projeto de manutenção de mata nativa no litoral norte daquele estado.
 

Motivadas pelo tratado internacional de redução de gases que causam o efeito estufa, assinado dois anos antes em Kyoto, no Japão, American Electric Power, Chevron e General Motors decidiram compensar no Brasil suas emissões de CO2 (dióxido de carbono). Na época, já miravam o incipiente mercado de crédito de carbono.
 

Sem a participação dos Estados Unidos e com problemas regulatórios no comércio de crédito de carbono entre países, o Protocolo de Kyoto virou letra morta. Só recentemente, graças a acordos firmados na COP26, a conferência do clima realizada em 2021 na Escócia, a proposta coloca em marcha no Japão tem chances de avançar.
 

Lá atrás, porém, frustradas, as companhias desistiram de incorporar as reservas naturais paranaenses aos seus programas de compensação.
 

No entanto, as multinacionais mantiveram o investimento no parque, gerido pela SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem). O fundo permite até hoje a manutenção de 19 mil hectares de mata atlântica distribuídos em três reservas naturais nos municípios de Guaraqueçaba e Antonina.
 

Constituídas por meio da compra de fazendas outrora destinadas à criação de búfalos, as reservas Papagaio-de-cara-roxa, Guaricica e das Águas podem estocar ao longo de 40 anos (tempo inicial estimado para o projeto) cerca de 4 milhões de toneladas de CO2 retiradas da atmosfera por meio da fotossíntese de suas árvores e solo.
 

O volume equivale a aproximadamente à metade do gás carbônico gerado anualmente por Curitiba, capital do estado.
 

O valor remanescente do fundo é suficiente para os próximos cinco anos, aproximadamente, de gestão dos três parques. A expectativa de captação de novos recursos para manutenção e expansão das reservas, porém, ganha impulso com o amadurecimento, nos últimos anos, do mercado de VERs (sigla em inglês para Reduções Voluntárias de Emissões), segundo Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS.
 

Esse comércio voluntário, criado de forma paralela e em meio aos tropeços do mercado regulado entre países signatários do Pratado de Kyoto, permite que empresas neutralizem suas emissões e negociem entre si sumidouros de carbono excedentes.
 

"O que eu tenho recebido de contato com empresas é quase uma corrida", diz Borges. "Há uma perturbação no mercado em relação às cobranças [por neutralização de carbono nas cadeias de suprimentos de grandes empresas]. O posicionamento ambiental estratégico tem a ver com ganhar ou perder uma concorrência", afirma.
 

A incorporadora Altma é um exemplo de empresa que vê oportunidades nesse novo posicionamento. Investiu R$ 300 mil na conservação, por cinco anos, de uma porção de 50 mil metros quadrados da Reserva Natural das Águas, em Antonina.
 

Para tomar a decisão, a Altma considerou a boa recepção dos moradores do primeiro edifício de apartamentos residenciais de Curitiba com emissões de CO2 totalmente neutralizadas do país.
 

Suficiente para compensar 2.600 toneladas de dióxido de carbono produzidas pela obra, incluindo a extração de matérias-primas e transporte dos materiais, o aporte acelerou as vendas do empreendimento.
 

Quatro meses após o lançamento, 65% das 32 unidades foram vendidas. "Esperávamos estar com 20% de vendas", afirma Gabriel Falavina, diretor de desenvolvimento imobiliário da Altma.
 

"Nos surpreendemos com o mercado de clientes que valorizam isso. A gente já consegue identificar um nicho que, no processo de compra do imóvel, não olha só localização, metragem e preço, mas também se o projeto corresponde aos seus valores", diz Falavina.
 

No caso das reservas da SPVS, novos contratos de compensação são viáveis porque as multinacionais que viabilizaram o projeto abriram mão de reivindicar os créditos gerados pela floresta.
 

Outros cerca de 20 mil hectares de propriedades rurais no entorno têm potencial de aquisição para a conversão em áreas de preservação e reflorestamento.
 

A sobrevivência do ecossistema local, porém, precisa de mais espaço e investimento. Depende da multiplicação de projetos semelhantes na área conhecida como Grande Reserva Mata Atlântica. Com mais de 2 milhões de hectares em uma faixa litorânea de floresta entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a Grande Reserva é o último remanescente contínuo do bioma.
 

Esse é o tamanho do potencial para a geração de negócios que envolvem a neutralização e a emissão de créditos de carbono e promoção de diversificados negócios e serviços ambientais nesse trecho de mata atlântica, afirma Borges.
 

Movimentos semelhantes em outras partes do país são observados por ativistas como uma oportunidade para que o bioma seja vitrine para a atuação do setor corporativo no combate ao aquecimento global.
 

Nessa direção, a pressão gerada pela emergência climática sobre empresas de diversos portes e segmentos começa a se refletir em números.
 

Entre 2019 e 2021, o programa voluntário de reflorestamento da SOS Mata Atlântica avançou 79% em áreas de plantio de mudas, que passaram de 119 para 213 hectares por ano.
 

Ainda sem fazer frente ao ímpeto desmatador, o projeto também serve de termômetro para medir a temperatura dos investimentos privados para conservação do bioma, cujos fragmentos se estendem por 17 estados que concentram 70% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
 

Com os holofotes do mundo corporativo direcionados à questão do clima, a floresta que está no quintal das maiores metrópoles brasileiras possui potencial para projetos ambientais valiosos para o empresariado porque está ao alcance dos olhos de clientes, fornecedores e funcionários, segundo Luís Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da SOS Mata Atlântica.
 

"É natural que as empresas queiram neutralizar suas emissões mais perto do seus negócios, dos seus clientes. Isso realmente está acontecendo em uma velocidade maior", afirma Guedes.
 

O engajamento empresarial impulsionado pela pauta climática mostra força até mesmo fora dos segmentos mais visados pela opinião pública, como o agronegócio e grandes conglomerados industriais.
 

Após uma campanha de doação de mudas destinadas ao reflorestamento para funcionários no primeiro semestre, posteriormente estendida a clientes, a empresa do ramo de coberturas de lona e aço Tópico Galpões verificou sinais de fortalecimento na relação com o seu público.
 

Entre alguns clientes, o brinde verde virou vantagem competitiva. Duas grandes empresas dos setores de mineração e industrial, que têm metas de neutralização, quiseram conhecer o projeto para uma pesquisa de mercado sobre práticas sustentáveis nas suas respectivas cadeias produtivas.
 

"Para essas empresas, foi uma surpresa ver uma iniciativa que colabora com seus programas de neutralização vir de baixo para cima, partindo de uma empresa de médio porte como a nossa", diz Arthur Lavieri, presidente da Tópico.
 

Os primeiros cinco meses do projeto resultaram no plantio de 2.360 brotos de espécies nativas da mata atlântica, que reflorestaram mais de 14 mil metros quadrados de área --dois campos de futebol-- no entorno de reservatórios do Sistema Cantareira, na Grande São Paulo.
 

Para 2022, a empresa planeja a neutralização das suas emissões através do plantio de mais 4.000 mudas certificadas, produção de energia solar por meio de películas fotovoltaicas instaladas nas lonas que revestem galpões que ela fabrica e aluga e pela contratação de transportadores que deem preferência à utilização de biocombustíveis.
 

Apesar de animadores, os projetos voluntários de conservação são parte de uma caminhada em que, para cada passo à frente, dão-se dois para trás.
 

O Atlas da SOS Mata Atlântica, que compila dados da fundação e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apontou a perda de 13 mil hectares de florestas nativas do bioma entre 2019 e 2020. São 130 quilômetros quadrados de desflorestamento que, para comparação, equivalem a mais da metade (60%) da área de Recife (PE).
 

No período reportado no relatório, o desmatamento dobrou em 10 dos 17 estados abrangidos pelo bioma.
 

"A mata atlântica tem potencial para grandes projetos de reflorestamento. Somente para cumprir o Código Florestal, seria necessário restaurar 5 milhões de hectares. Isso é maior do que o estado do Rio de Janeiro", diz Guedes, da SOS Mata Atlântica.
 

"Isso é apenas para recuperar florestas nas beiras de rios, que fixam carbono, mas não geram uma economia de produtos florestais. Podemos ter mais 10 milhões de hectares para gerar negócios. O potencial é enorme, mas os projetos ainda são pequenos."

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/150083-emergencia-climatica-pressiona-empresas-a-buscar-vitrine-na-mata-atlantica.html

TSE dá dois dias para que Bolsonaro explique suposta propaganda eleitoral antecipada

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até dois dias para prestar informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a acusação de propaganda eleitoral antecipada feita pelo PT.

 

O despacho feita pelo ministro Alexandre de Moraes divulgado na última sexta (21), é referente as declarações dadas durante um evento no Palácio do Planalto no último dia 12 de janeiro.

 

Além das informações, Moraes pediu parecer do caso à Procuradoria–Geral Eleitoral.

 

Na representação apresentada pelo PT, o partido afirma que o atual presidente promoveu uma propaganda antecipada a favor de sua reeleição, além de uma propaganda "negativa em relação ao senhor Luiz Inácio Lula da Silva, também pré-candidato à Presidência da República".

 

Segundo o partido, Bolsonaro teria insinuado que Lula "estaria ‘loteando Ministérios’, indicando também a Caixa Econômica Federal, além de insinuar que sua reeleição seria o retorno do ‘criminoso’ à ‘cena do crime'".

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/65325-tse-da-dois-dias-para-que-bolsonaro-explique-suposta-propaganda-eleitoral-antecipada.html
 

Surtos de gripe e Covid-19 afastam doadores dos postos de coleta de sangue

A Fundação Hemoba tem sofrido o impacto no movimento de doadores de sangue devido ao aumento nos casos de infecções por Covid-19 e por gripe influenza na Bahia. As contaminações tornam os doadores inaptos à doação por um determinado período. A inaptidão por gripe, por exemplo, aumentou mais de 300% em relação ao mesmo período do ano passado. 

 

Todos os anos, entre dezembro e janeiro, a Hemoba registra uma queda no número de doações de sangue, devido às festas de fim de ano e temporada de férias, mas desde a nova onda de contaminação pelo coronavírus, a situação está ainda mais delicada. 

 

Até o momento já são 102 voluntários impedidos de doar por apresentar algum sintoma gripal, contra 25 no mesmo período do ano passado. Segundo Fernando Araújo, Diretor Geral da Fundação Hemoba, esse número pode ser ainda maior, visto que aponta apenas os doadores que compareceram nas unidades e passaram pela triagem.

 

“Nossos doadores fidelizados que apresentam sintomas já sabem que estão inaptos, por este motivo não comparecem à unidade para tentar fazer a doação. Essa baixa nos impede de atender as demandas transfusionais dos hospitais da rede própria, seja para pacientes em tratamento ou para realizar cirurgias eletivas e de emergência”. 

 

 

INAPTIDÃO

Pessoas que estão gripadas ou que testaram positivo para Covid-19 devem aguardar o período de 15 dias após o total desaparecimento dos sintomas para realizar a doação de sangue. Já quem tomou a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, deve aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 07 dias.

 

CRITÉRIOS

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.

 

ONDE DOAR

A Fundação Hemoba conta com 29 unidades de coleta em todo estado nas cidades de Salvador, Camaçari,  Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Eunápolis, Barreiras, Brumado, Jequié, Guanambi, Irecê, Jacobina, Itaberaba, Itapetinga, Juazeiro, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Seabra, Senhor do Bonfim, Valença.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265504-surtos-de-gripe-e-covid-19-afastam-doadores-dos-postos-de-coleta-de-sangue.html
 

sábado, 22 de janeiro de 2022

Atlético de Alagoinhas vê Nordestão como 3º em importância, mas quer fazer boa campanha

Pela primeira vez na sua história, o Atlético de Alagoinhas entra em campo para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste. Neste domingo (23), o Carcará visita o Altos-PI, no Lindolfo Monteiro, em Teresina, pela primeira rodada. Apesar de ver a competição regional abaixo do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil em termos de importância, o técnico Agnaldo Liz mira em fazer uma boa campanha começando pela estreia.

 

"Nós estamos bem próximos das estreia, ansiosos para estrear e estrear bem. A equipe vem se comportando muito bem. Vamos jogar contra um adversário muito difícil que é o Altos e depois os demais do nosso grupo", disse em entrevista ao Bahia Notícias. "Pretendemos fazer uma campanha boa, mas nosso objetivo maior é realmente o Campeonato Baiano e depois a Copa do Brasil. A terceira importância é a Copa do Nordeste. Mas vamos encarar esse jogo tentando fazer um bom resultado e estrear bem, com o pé direito. Esse é o nosso objetivo", completou.

 

O Atlético de Alagoinhas está no Grupo A do torneio regional ao lado de Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo-RN e Sergipe. Porém, os adversários serão da B, que além do Altos, também tem Bahia, Ceará, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Floresta e Sousa-PB.

 

"É uma competição que há muito tempo está sendo aguardada. Estamos na fase de grupo, foi muito importante isso. A conquista do título nos deu essa oportunidade para vivenciarmos uma coisa importante, diferente. Você tem adversários de tradição, é uma competição que cresce a cada ano, motiva a todos os envolvidos", comentou Agnaldo.

 

A bola rola para Altos-PI e Atlético de Alagoinhas a partir das 16h.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/60770-atletico-de-alagoinhas-ve-nordestao-como-3-em-importancia-mas-quer-fazer-boa-campanha.html
 

Definição do TSE sobre uso do Telegram gera preocupação

A sinalização do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de que não descarta determinar o bloqueio do Telegram no Brasil sobe o tom do tribunal em relação ao aplicativo, em meio a um contexto de grande pressão para que o cenário de desinformação eleitoral seja controlado.
 

Tal possibilidade, contudo, gera preocupação de parte dos especialistas na área, dadas as possíveis consequências da medida, que está inserida em debate não só da perspectiva legal como técnica. Por outro lado, o Telegram não responde às autoridades, tampouco a pedidos da imprensa.
 

De acordo com nota do tribunal, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, "entende que nenhum ator relevante no processo eleitoral de 2022 pode operar no Brasil sem representação jurídica adequada, responsável pelo cumprimento da legislação nacional."
 

A nota afirma ainda que "na volta do recesso, o presidente irá discutir internamente com os ministros as providências possíveis. O TSE já celebrou parcerias com quase todas as principais plataformas tecnológicas e não é desejável que haja exceções."
 

Em 16 de dezembro, Barroso enviou um ofício ao Telegram, direcionado ao diretor executivo do aplicativo, Pavel Durov. Na comunicação, o ministro solicitou uma reunião para discutir possíveis formas de cooperação sobre o combate à desinformação.
 

Até o momento, porém, o tribunal não teria tido resposta ao email e tampouco o documento físico enviado foi recebido pela empresa, uma vez que as tentativas de entrega da carta na sede da empresa em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, não foram bem-sucedidas, aponta registro de rastreamento dos Correios.
 

Esta não foi a primeira tentativa do tribunal de contatar a plataforma. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em junho de 2021 a secretária-geral do TSE, Aline Osorio, já mencionava a dificuldade de alcançar a plataforma e definia o Telegram como um grande desafio para 2022.
 

Osorio comanda o Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE, por meio do qual foram firmadas parcerias com plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e Tik Tok, nas eleições de 2020. O objetivo do tribunal era que o Telegram integrasse o programa.
 

Francisco Brito Cruz, diretor do InternetLab, é um dos especialistas que entende que os diferentes caminhos jurídicos que poderiam ser utilizados para justificar um eventual bloqueio do Telegram são controversos. Ele avalia que optar por medidas que vê como menos drásticas seria uma alternativa mais adequada.
 

"Talvez uma coisa que possa ser uma etapa intermediária seja, ao invés de enviar um ofício, abrir um processo judicial e tentar intimar o escritório da empresa formalmente", diz ele. "Deixar a cordialidade de lado e tentar estabelecer um outro tipo de diálogo num outro nível, em um nível formal oficial, e judicial."
 

"Às vezes é uma alternativa que possa ser considerada, para começar a escalar um pouco, mas sem tomar a providência mais drástica que tem [bloqueio]. Seria um desastre tomar essa providência, é muito grave."
 

A situação já é conhecida por brasileiros, que tiveram em mais de uma oportunidade o WhatsApp bloqueado após decisão judicial.
 

Por ser considerada uma medida mais extremada, o bloqueio abre a discussão de que é preciso uma violação grave para justificá-lo.
 

"Muitos usuários que não são esses usuários maliciosos, que disseminam conteúdos que violam a lei ou que são desinformativos no Telegram, também serão punidos por esse tipo de medida", diz Bruna Santos, pesquisadora visitante no WZB Berlin Social Science Center e membro da Coalizão Direitos na Rede.
 

Santos considera que a medida pode ser desproporcional. "Eu acho que a gente deveria estar pensando em medidas para fazer com que essas empresas cumpram, de fato, a legislação brasileira, ao invés de simplesmente escalar o debate para o bloqueio", diz.
 

A constitucionalidade dos bloqueios está em discussão em uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal). Entre as argumentações jurídicas que têm sido levantadas como possíveis embasamentos para punir o Telegram está o uso das regras eleitorais relativas à propaganda eleitoral.
 

Em evento da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, transmitido online em dezembro, a procuradora regional eleitoral do Rio de Janeiro Neide Cardoso de Oliveira defendeu a tese de que qualquer propaganda eleitoral divulgada no Telegram é irregular, já que a empresa não possui representante legal no país.
 

Ela é coordenadora-adjunta do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética do Ministério Público Federal.
 

Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, que é procurador regional eleitoral auxiliar de São Paulo, defende uma atuação do Ministério Público tenha como foco a punição dos candidatos que fizerem uso irregular das ferramentas, destacando a tese estabelecida pelo TSE no ano passado, ao julgar o pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, de que disparos em massa podem ensejar a cassação do mandato.
 

Para ele, caso o candidato use uma plataforma que não poderia para propaganda eleitoral, pode ser punido. Já a interdição da plataforma depende de outros elementos.
 

"O simples fato de não ter representação no Brasil me parece insuficiente [para o bloqueio]", argumenta. "Mas se ficar demonstrado que a empresa X ou Y, está colaborando para a prática de ilícitos que estão prejudicando a campanha no Brasil, aí não tenho a menor dúvida que o próprio Ministério Público vai a juízo para pedir essas medidas."
 

Já o advogado Henrique Rocha, sócio do escritório Peck Advogados, considera que as reiteradas infrações da empresa podem, em tese, ser consideradas como elementos para, por meio judicial, determinar o bloqueio do Telegram.
 

"Se eu, como usuário, preciso pleitear algo ao Telegram, eu não consigo ter contato efetivo. Eu não estou falando de desinformação, mas de uma relação de consumo."
 

Ele cita como exemplo um usuário que busque a Justiça para remover um foto ou conteúdo ilegal que esteja circulando na plataforma. "Eu não consigo fazer remover esse conteúdo. Já há uma infração, eu vou agravando a situação."
 

O fato de uma empresa não ter sede nem representação legal no país não significa que ela não tenha que obedecer à legislação brasileira.
 

A diferença fundamental, a partir do momento em que uma empresa não possui um representante, está no nível de dificuldade para notificá-la de decisões judiciais ou mesmo para aplicação de punições.
 

Enquanto medidas de suspensão e bloqueio são feitas pela infraestrutura da rede, multas dependem de cooperação internacional com outros países, no caso de empresas que não estejam no Brasil.
 

No Congresso, o projeto de lei das fake news pretende tornar obrigatório que redes sociais e aplicativos de mensagem tenham representantes legais no país. A legislação brasileira em vigor não possui determinação do tipo.
 

O projeto, contudo, ainda não foi votado. Aprovado em 2020 no Senado, o texto está em tramitação na Câmara.
 

Na proposta, a proibição de funcionamento das plataformas no país e a suspensão temporária são as punições mais severas previstas. Já as punições mais leves são a advertência e a multa.
 

Apesar de o WhatsApp continuar sendo o aplicativo com maior número de usuários no Brasil, o Telegram tem aumentado sua fatia do bolo.
 

Em 2018, apenas 15% dos celulares no Brasil tinham o aplicativo instalado, número que cresceu para 45% em 2021. Já o WhatsApp está em praticamente todos os aparelhos.
 

Além disso, Jair Bolsonaro é líder na plataforma. Em outubro, seu canal atingiu a marca de um milhão de inscritos. Seu principal rival, Lula, não atingiu os 50 mil seguidores.
 

Apesar de o Telegram ter despontado como um novo alvo de preocupação para as eleições de 2022, a disseminação de desinformação no WhatsApp ainda é um desafio.
 

Em relação aos disparos em massa, embora o TSE tenha proibido a prática após as eleições de 2018 e o próprio WhatsApp vete em suas regras o envio automatizado, serviços terceirizados continuam sendo oferecidos na internet.
 

Outra lacuna apontada por especialistas é diminuir as possibilidades de viralização dos próprios aplicativos, algo visto como um problema ainda maior no caso do Telegram.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/150040-definicao-do-tse-sobre-uso-do-telegram-gera-preocupacao.html