sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Cientistas encontram objeto na Via Láctea que libera quantidade de radiação 'nunca vista'

Um grupo de pesquisadores australianos descobriu um objeto giratório na Via Láctea que eles dizem ser diferente de tudo que os astrônomos viram até hoje. De acordo com os estudiosos, o  objeto libera uma enorme quantidade de radiação eletromagnética três vezes por hora. As análises feitas foram publicadas nesta quarta-feira (26) na revista Nature.

Conforme divulgou o Portal G1,  objeto foi descoberto pelo estudante Tyrone O'Doherty, da Curtin University Honors, através de  telescópio e usando uma nova técnica que ele próprio  desenvolveu.

Responsável por liderar o estudo, a astrofísica Natasha Hurley-Walker, explicou que o objeto aparecia e desaparecia ao longo de algumas horas durante as observações. “Foi completamente inesperado. Foi meio assustador para um astrônomo porque não há nada conhecido no céu que faça isso", disse em um comunicado.

O objeto chegou a ser visto liberando uma enorme explosão de energia por um minuto inteiro a cada 18 minutos. Para os cientistas, apesar destas explosões serem comuns, este objeto "fica ligado" por um minuto, o que é muito incomum.

De acordo com os dados, o achado está a cerca de quatro mil anos-luz da terra. Ele é brilhante e tem um campo magnético extremamente forte. O que pode indicar ser uma estrela de nêutrons ou uma anã branca – núcleos de estrelas em colapso – com um campo magnético ultrapoderoso.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265660-cientistas-encontram-objeto-na-via-lactea-que-libera-quantidade-de-radiacao-nunca-vista.html