segunda-feira, 25 de maio de 2020

Acidentes domésticos geram preocupação na quarentena da Covid



Após ser decretada, por causa da luta contra o novo coronavírus, a quarentena passou a ser uma oportunidade para as famílias ficarem mais tempo juntas. Mas também se tornou uma dor de cabeça, uma vez que os acidentes domésticos se tornaram mais frequentes.

"Quando se está em casa há propensão a ter mais acidentes. E alguns são gravíssimos, como idosos caindo em piso escorregadio no quintal ou no banheiro, dando topadas em objetos com partes do pé", alerta Marcos Palumbo, capitão do Corpo de Bombeiros, que também destaca a importância de tirar tapetes em residência de idosos.

Um caso desses ocorreu com a aposentada Celeste Kirsten Rocha, 76 anos, que caiu na garagem à noite após se assustar com um gato, o que provocou contusões no braço e nos joelhos.

"Fiquei caída quase meia hora, mas ninguém apareceu. Acabei me levantando sozinha. Ainda bem que tinha um carro onde consegui me apoiar", conta ela, que é viúva e mora sozinha.

Em vez de procurar atendimento médico, ela optou por se cuidar em casa mesmo. "A UPA de Itaquera está sempre lotada e fiquei com medo de pegar o coronavírus", diz dona Celeste.

Segundo o médico Francis Fujii, socorrista do Samu, o principal acidente doméstico é queimadura provocada por líquidos que caem de panelas no fogão, quando os cabos são deixados para fora. Mas incêndios também podem ocorrer.

A designer têxtil Angélica Giovannini, 51 anos, se salvou de um, mas perdeu o pano de prato. "Estava com 3 ou 4 panelas simultaneamente cozinhando até que comecei a sentir cheiro de queimado. Primeiramente, achei se tratar da comida queimando, até perceber que era o pano de prato encostado na chama em uma das bocas de trás do fogão. Em seguida levantou aquela labareda, e o susto foi grande", conta ela, que quase perdeu uma panela em outro dia, o que a fez mudar a rotina para se proteger.

"Entendi com isso que, pela minha falta de prática no assunto, não deveria cozinhar várias comidas ao mesmo tempo, e também passei a prestar atenção exclusiva a esta atividade, que, por um simples descuido, poderia ocasionar danos irreversíveis", afirma Angélica, que ainda cuida dos gêmeos Franco e Marcelo, de 12 anos.

Sem improvisações O capitão Palumbo e o médico Francis Fujii alertam para um outro tipo de situação que costuma provocar muitos acidentes dentro de casa: as improvisações para realizar atividades das quais não estamos acostumados ou não temos a ferramenta necessária.

"Para evitar acidentes é não ter improvisações para trocar uma lâmpada ou um chuveiro. Ninguém está trazendo técnicos para dentro de casa na quarentena e acaba pegando para fazer o serviço, o que pode provocar acidentes", destaca Palumbo.

Uma dica de Fujii para as pessoas evitarem acidentes é fazer alguma atividade física, com segurança, para que o corpo se mantenha alerta e com bom reflexo.

COMO PREVENIR ACIDENTES
- Evite subir em escadas ou telhados sem estar devidamente protegido
- Ao subir em telhados, confirmar se esses suportam o seu peso
- Evite adornos e tapetes na casa
- Dê preferência por móveis de cantos arredondados e, se possível, evite móveis com vidro
- Não deixe objetos espalhados ao longo das escadas
- Opte pela instalação de piso antiderrapante
- Se for mexer com instalação elétrica, desligue a chave


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/80316-acidentes-domesticos-geram-preocupacao-na-quarentena-da-covid.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário