Criado pelo Consórcio Nordeste, o aplicativo "Monitora Covid-19" tem os baianos na linha de frente do seu desenvolvimento. A plataforma traz dicas sobre como se proteger do novo coronavírus, além de permitir que pessoas com sintomas da doença recebam orientação médica direcionada para tratamento de sintomas sem que o paciente precise sair de casa.
De acordo com Grinaldo Oliveira, coordenador geral de infraestrutura de TI da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o "dono" da ferramenta é o Consórcio Nordeste, que tem como presidente o governador baiano Rui Costa. Por isso, o estado acabou de certa forma à frente de seu desenvolvimento, apesar de ser fruto de um trabalho em conjunto.
"A Bahia lidera naturalmente porque nós temos o nosso governador como presidente do consórcio, e foi uma iniciativa que nasceu com ajuda da Secti, em trabalho com a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf), mas se estende para todo o Nordeste", aponta.
Ao baixar o app, o usuário deverá escolher o seu estado para que seja corretamente direcionado à estrutura montada para o atendimento a cada população. Grinaldo frisa que o "Monitora" é apenas uma ferramenta que conecta pacientes, médicos e gestão pública, mas que o mais importante é o trabalho que é feito para garantir o atendimento de todos. "O aplicativo é a porta de entrada. O mais importante dele é a retaguarda de atendimento, que hoje é escalonada para o Nordeste. Isso não impede que outros estados venham solicitar a plataforma", pontua. Cada unidade da federação é responsável por desenvolver essa retaguarda, com instituições de saúde orientadas para atendimento.
Segundo o coordenador, o app é uma forma das instituições de saúde tomarem conhecimento de casos em potenciais, orientando melhor as suas estratégias de combate à pandemia. A ferramenta é gratuita e o atendimento é feito por telefone por um médico sanitarista, mas apenas os profissionais de saúde terão acesso à identidade de quem está sendo atendido.
Os dados coletados são então anonimizados e incorporados a uma outra plataforma, que será utilizada pela gestão de cada estado para orientar as suas ações em locais específicos, a partir do número de sintomáticos de cada região.
Lançado no dia 9 de abril, o app está em constante evolução para ser ainda mais funcional para os usuários. A próxima atualização deve ser a possibilidade de um chat com médicos, para que os pacientes tirem dúvidas. Além disso, Grinaldo sugere que as pessoas que usarem a plataforma façam comentários nas lojas de aplicativos para que mais melhorias sejam feitas pela equipe de desenvolvimento.
"Os relatos dos usuários na loja ajudam a dar um retorno. Até mesmo críticas são muito bem vindas, porque a partir delas é possível identificar o que pode ser melhorado. Por isso, todas as sugestões são observadas, sem exceção", garantiu Grinaldo.
QUEM DEVE BAIXAR
A orientação do governo da Bahia é de que mesmo pessoas sem sintomas usem a plataforma. Para Grinaldo, a ideia é que ela funcione como uma espécie de "seguro" caso os sintomas apareçam.
ALIANDO ESTRATÉGIAS
A estratégia da Secti e da Sesab é aliar quatro ferramentas: o “Monitora Covid-19”; o mapa de calor com as regiões com mais casos de pessoas sintomáticas; um aplicativo para médicos identificarem pacientes entre os casos suspeitos; e a Plataforma de Registro Eletrônico, que reúne informações de diversos prontuários eletrônicos do paciente para gerar um quadro mais completo da pessoa que será atendida.
BAIXE O 'MONITORA'
O aplicativo “Monitora” possibilita o registro de informações de pessoas com suspeita da Covid-19, viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. O app está disponível gratuitamente na plataforma Android, sendo, posteriormente, disponibilizado para iOS. Para localizá-lo, é preciso fazer a busca digitando “monitoracovid”, com as duas palavras juntas, e fazer a seleção do aplicativo “Monitora Covid-19”, de cor azul, de autoria do “Governo da Bahia”, ou acessar diretamente este link: https://bit.ly/2UYHR9L.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247341-bahia-lidera-desenvolvimento-do-app-monitora-covid-que-e-usado-em-todo-o-nordeste.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário