quinta-feira, 23 de abril de 2020

81 mil índios estão vulneráveis ao coronavírus, afirma estudo



Mais de 81 mil índios estão em situação e vulnerabilidade crítica diante da pandemia do novo coronavírus, de acordo com um estudo de antropólogos e geógrafos liderados pela demógrafa Marta Azevedo, da Unicamp.

De acordo com Marta, a taxa de mortalidade por doenças como a gripe é muito maior entre eles, já que os índios são mais suscetíveis a virus por ter  pouco contato biológico com patógenos com os quais a população não-indígena já lidou.

Com a força da Covid-19, o resultado pode ser de alta letalidade, já que os índios sofrem com a dificuldade de acesso a itens de proteção como máscaras, sabonete, álcool em gel.

O estudo criou um índice que varia de vulnerabilidade moderada, alta, intensa e crítica. Entre os 34  Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), seis  estão em situação mais complicada: Alto Rio Negro (AM), Yanomami (RR), Xavante (MT), Xingu (MT), Kaiapó do Pará (PA) e Rio Tapajós (PA).

A ideia do índice é colaborar em ações de prevenção contra a pandemia que já matou quase três mil brasileiros.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247308-81-mil-indios-estao-vulneraveis-ao-coronavirus-afirma-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário