segunda-feira, 15 de junho de 2020

Medicamento brasileiro contra câncer acelera recuperação de pacientes com Covid-19



Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um medicamento para estimular o sistema imune a combater o câncer – ainda em fase de testes clínicos – pode ser uma arma contra o coronavírus.

Testes realizados com cinco pacientes que desenvolveram a forma grave da Covid-19 enquanto lutavam contra tumores na bexiga, apresentaram resultados animadores. Aassociação do imunoterápico com antibióticos e corticoides amenizou a resposta inflamatória desregulada no pulmão e reduziu o tempo médio de internação de 18 para 10 dias, sem a necessidade de intubação.

Um paciente de 78 anos, que contraiu o coronavírus durante um cruzeiro pela costa brasileira é o caso mais emblemático. Ele foi tratado no Hospital Municipal de Paulínia, cidade próxima a Campinas. A pesquisa é apoiada pela Fapesp.

“Esse paciente chegou ao hospital com 50% do pulmão comprometido, febre de 38,3o C, dor de cabeça, falta de apetite, dificuldade para respirar e nível de oxigenação no sangue abaixo do normal [87%, quando deveria estar acima de 94%]”, conta Wagner José Fávaro, professor do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenador do estudo.

Tabagista e portador de várias doenças crônicas, o paciente temia não sair vivo da ventilação mecânica.

“Após conversar com a família, decidimos fazer apenas a suplementação de oxigênio por cateter intranasal e administrar o imunoterápico associado aos antibióticos e corticoides do protocolo padrão do hospital. Após 72h de internação, os marcadores inflamatórios no sangue tinham diminuído significativamente, a saturação de oxigênio estava em 95%, a coriza havia diminuído e a febre, sumido. No sétimo dia, já sem o cateter intranasal, o nível de oxigênio no sangue atingiu 98%. No décimo dia ele teve alta”, completou Fávaro.

Os detalhes do estudo foram descritos em artigo publicado no repositório Social Science Research Network, ainda sem revisão por pares.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24309-medicamento-brasileiro-contra-cancer-acelera-recuperacao-de-pacientes-com-covid-19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário