quarta-feira, 17 de junho de 2020

Inhambupe tem 6º caso de covid-19 e Prefeitura esclarece caso anterior

A Prefeitura de Inhambupe e a Secretaria Municipal de Saúde vêm a público esclarecer o caso da paciente que havia sido registrada como o 5º caso confirmado de Covid-19 no município.


A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada como POSITIVO sobre esse caso através da Base de Notificação Federal (e-SUS-VE) na manhã de ontem, terça-feira. Pela tarde, na nota do Núcleo Regional de Saúde Nordeste, datado de 16/06/2020, já constava que Inhambupe tinha 05 casos POSITIVOS (ver a imagem).


Desse modo, no boletim de Inhambupe, também tínhamos que informar sobre o novo caso como positivo. Não houve irresponsabilidade. Além disso, a comunicação para a Base de Notificação Federal (e-SUS-VE) não foi feita pelo município, e sim pelo laboratório particular que realizou o exame.

Dito isso, é importante esclarecer algumas inverdades que estão sendo compartilhadas nos grupos de whatsapp da cidade.


Primeiro: em nenhum momento a Secretaria Municipal de Saúde se precipitou em lançar o caso como positivo, que só foi divulgado após o recebimento da informação de forma oficial. 


Segundo: em momento algum a Secretaria Municipal de Saúde identificou, ou chegou perto de identificar a paciente, ou qualquer outro caso confirmado anteriormente. Todos podem verificar nas redes sociais e no site da prefeitura. Apenas foi informado que o caso era da zona urbana, mais especificamente do Centro. Se houve identificação da identidade da paciente, foi por pessoas em grupos que não têm ligação com a Prefeitura.

Como na tarde desta quarta-feira (17), a paciente apresentou à equipe de Vigilância em Saúde o laudo do exame RT-PCR com o resultado negativo, a Secretaria de Saúde vai fazer a solicitação ao Ministério da Saúde para que seja feita a alteração no sistema. Consequentemente, o Estado deve mudar a informação no seu boletim, e assim o boletim de Inhambupe também será modificado. 


Boletim epidemiológico desta quarta-feira (17) totaliza 06 casos confirmados, sendo 04 ativos e 02 recuperados.

Todos os casos do município são importados. Logo, não existe transmissão comunitária em Inhambupe até o momento.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

Enquanto isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa e evitando aglomerações. E caso precise use sair, use máscara.

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Nenhum comentário:

Postar um comentário