sábado, 13 de junho de 2020

Brasil passa o Reino Unido e é o segundo com mais mortes por Covid-19

Com 41.828 óbitos oficiais, país supera britânicos e está atrás apenas dos EUA em casos e mortes pelo novo coronavírus

Nesta sexta-feira (12), de acordo com os dados mais atualizados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde, o Brasil atingiu a marca de 41.828 mortes pelo coronavírus, o que torna o país o segundo no ranking dos que tiveram mais óbitos, ultrapassando o, até então, vice-líder Reino Unido.

A classificação é a mesma para o número de casos confirmados, em que o Brasil atingiu 828.810 diagnósticos. Na frente está apenas os Estados Unidos, que registram, agora, cerca de 114 mil mortes e mais de dois milhões de infectados.
A diferença, no entanto, é que os Estados Unidos possuem um alto poder de testagem. Portanto, os números estadunidenses podem estar mais próximos da realidade. Ainda que o Brasil tenha aumentado o número de testes, a quantidade é 20 vezes menor do que é o considerado adequado. "É tão pouco que a amostra pode ser basicamente ignorada", afirmou Daniel Lahr, professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
Reprodução
Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes pela Covid-19. Imagem: Bruno Kelly/Reuters
Além disso, o ideal é que, dos testes feitos, apenas 5% ou menos deem positivo. No Brasil, esse número é muito superior: 36,68% da testagem resulta em casos confirmados da Covid-19. "Os dados (de positivos) são mais altos porque estamos testando apenas os casos mais graves, principalmente nos hospitais", explicou Paulo Nadanovsky, epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 999 novos óbitos e 25.982 novos infectados. Os estados mais atingidos pela pandemia são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Amazonas.

Via: Metrópoles/G1
Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/com-41-828-mortes-por-covid-19-brasil-e-o-2-pais-mais-afetado/102103

Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:


Nenhum comentário:

Postar um comentário