sábado, 11 de abril de 2020

Testes rápidos para diagnosticar coronavírus são enviados a mais de 60 municípios da Bahia



Mais de 60 municípios da Bahia, onde o coronavírus foram identificados, já receberam os testes rápidos para diagnosticar a doença. A informação foi revelada neste sábado (11) pela Secretária de Saúde da Bahia (Sesab)

A Bahia recebeu 31 mil testes adquiridos pelo Governo Federal e serão voltados para os trabalhadores das áreas de segurança pública e saúde, bem como para as pessoas que residam no mesmo domicílio dos profissionais e estejam com quadro gripal. O estado solicitou a ampliação desse público alvo, mas o pleito não foi atendido neste primeiro momento por questões operacionais. 

“A Bahia solicitou a ampliação desse público-alvo, mas o acréscimo de outros grupos populacionais está subordinado à capacidade operacional de produção, aquisição e distribuição do Ministério da Saúde”, disse Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde do Estado.

Diretor de atenção básica da Sesab, Cristiano Sóster explicou como serão feitos os testes.

 “A lógica que o Ministério da Saúde está utilizando é a de que o profissional da Segurança Pública vai ficar de quarentena e, 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, o teste será aplicado para sabermos se ele está curado ou não, a fim que de ele possa voltar à atividade sem contaminar ninguém”, afirmou o diretor.

O resultado é verificado após 15 minutos da realização do teste. Além disso, o exame deve ser realizado respeitando duas condições: em profissionais de saúde e segurança pública, eles devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas assintomático; no caso das pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade, ela deve possuir o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas do quadro gripal.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20175-testes-rapidos-para-diagnosticar-coronavirus-sao-enviados-a-mais-de-60-municipios-da-bahia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário