domingo, 12 de abril de 2020

Reflexão: A Páscoa no isolamento social.

Páscoa: dicas e receitas para um dia inspirador e um jantar de ...A Páscoa chegou, geralmente nesta época, as famílias e amigos se reúnem, se presenteiam com ovos de chocolates, que é o símbolo desta data, realizam refeições juntos, almoço em família, isso já se inicia na sexta-feira da Paixão com o feriado, prolongado, as estradas ficam lotadas de carros que trafegam em destino as residências de familiares que moram em outras cidades e até em outros estado com o intuito de passar a páscoa com eles, os shoppings ficam cheios até o último instante, antes das lojas fecharem, corredores lotados, pessoas cheias de sacolas, no sobem e descem das escadas rolantes, no comercio não é diferente, encontra-se pessoas com sacolas, cheias de chocolates, ovos de pascoa, até com coelhinhos de pelúcia o símbolo comercial da época. Casas cheias, famílias numerosas se reúnem e até combinam qual a casa irá ser realizado o almoço de Páscoa, pois cada ano é na casa de alguns dos membros.
Pacotes de viagem na Páscoa custam a partir de R$ 722 com aéreo ...

Outros preferem viajar para aproveitar o feriado, descansar um pouco em família, ou até mesmo sozinho, reserva em hotéis, risorts, pousadas ou ir à praia próxima de casa. Com isso a economia do país alavanca e isso acontece em várias partes do mundo, onde se festeja essa data tão especial, e o que mais se ver nesta época são as rodoviárias e aeroportos lotados, várias pessoas aglomeradas. Porém até agora o termo Páscoa só foi citado com acepção comercial na figura capitalista, a qual o mercado mundial necessita para se manter em alta, pois precisa que a economia tenha um bom crescimento, afinal é através dela que se gera emprego e renda no país.

PASCOA DO SENHOR, FONTE DE VIDA E ESPERANÇA - RCCSERGIPE ...Mas não podemos perder de vista o objetivo maior da Pascoa, como diz o salmo 117, “Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos”. O seu significado na vida dos cristãos e a sua importante comemoração dentro do contexto religioso é a ressureição de Jesus, a vitória da vida sobre a morte, o renascimento após o calvário, a esperança de que dias melhores sempre virão, temos uma oportunidade para recomeçar, mesmo tendo que passar por tempestades, turbulências, doenças, mesmo tendo de ter de descer o vale da morte, não sei qual a sua dificuldade pessoal à qual está passando, porém acredite a vitória sempre chega não importa o tamanho do problema nem a intensidade da dor, ela cessará. Precisamos acreditar que dias melhores virão e lutar para que isso aconteça não somente na nossa vida particular, como no geral, diante do cenário que nos encontramos atualmente.

Domingo de Páscoa: data de celebrarmos a Ressurreição de Nosso ...A Pascoa representa uma data de ressurgimento, por esse motivo é uma data especial e festiva, e exige está com pessoas especiais como familiares e amigos, que compartilham ovos de chocolate e outras guloseimas, doces da época, a exemplo das escolas que realizam suas confraternizações e brincadeiras entre professores e alunos, empresas que distribuem entre funcionários chocolates, outros compartilham entre si, é uma data doce, representa o sabor doce da vitória, da conquista, sobre o sabor amargo da morte, do medo, da angustia e da luta na tribulação.

Contato este ano será diferente não veremos comércios cheios, lojas abertas e lotadas, shoppings com pessoas subindo e descendo apressadas nas escadas rolantes, não teremos praias cheias, nem rodoviárias, assim como não veremos aeroportos lotados e principalmente não veremos as igrejas abertas, onde os cristãos se reúnem para fazerem suas reflexões, os católicos que na celebração da Pascoa, onde vão renovar a sua fé e alimentar do corpo e do sangue de cristo, deixado para nós como representação da sua morte e ressurreição. Assim como não veremos familiares se deslocando dos seus destinos para visitar pessoas que residem em outras cidades, estados, pais, assim como não visualizamos professores confraternizando com chocolates, doces com seus alunos, nem funcionários levando seus ovos contentes para suas crianças em casa, ou partilhando entre eles mesmo.

OMS considera o novo Coronavírus como pandemia; saiba o que isso ...
Isso porque estamos vivendo em tempos turbulentos, uma pandemia mundial, que requer isolamento social, bem esse termo não tem nada a ver com uma data tão alegre e especial como a Pascoa, pois é, mas é isso mesmo vamos passar está pascoa cada um no seu cantinho, distante fisicamente dos entes queridos e daqueles que amamos, isto porque deve se evitar aglomerações, e não se pode estar se deslocando de uma cidade a outra não é o aconselhável, cada cidadão deve ficar no seu isolamento domiciliar com os seus e somos convidados a fazer desta páscoa uma verdadeira reflexão para a nossa vida e dela extraí mudanças nas atitudes, na forma de pensamento e até nos comportamentos. 

EBC | Consumidores enfrentam ruas e lojas lotadas para comprar ...
Portanto teremos uma Pascoa muito diferente de todas as outras que estamos acostumados a viver, pois é um pequeno vilão, mas muito agressivo e destrutivo está causando tanto temor e desespero as pessoas, e o pior separando as umas das outras. Desta vez não teremos almoço em família, não trocaremos ovos de chocolate, não dares abraços, os avós não darão presentes, não prepararão doces e comidas gostosas, pratos especiais que a data exige, não os encherão de beijos e carinhos os seus netos. Contudo não desanimeis, assim como é chegada a Pascoa, a ressurreição do Senhor, que nos convidar a refletirmos sobre a vida, a nossa existência, comportamentos e atitudes na nossa caminhada e ele vem nos apresentar uma nova chance e que mesmo dias de lutas, de dores, de vales escuros, noites de tempestades, mas tudo isso chegará ao fim e assim obteremos a ressurreição no Senhor.

O silêncio do túmulo - Reflexão para Páscoa
Já que vamos passar uma pascoa de forma mais silenciosa, com poucas pessoas, outras mesmo sozinhas, então somos convocados a refletirmos sobre nossos comportamentos em relação ao outro, rever nossas atitudes e pensamentos, rever sentimentos muitas vezes esquecidos por alguém, devido um turbilhão de coisas para fazer, como ter de cumprir uma agenda lotada, o pensamento acelerado demais que não nos permite perceber certas coisas: como a forma de estar e de ser no mundo.

Por isso continuemos no combate, nestes tempos difíceis, onde nesta pascoa passaremos distante fisicamente de quem amamos, sem falar de que pelo mundo inteiro haverão várias pessoas chorando pelos seus mortos, os quais não tiveram nem a oportunidade de estar presente no momento tão crucial na existência da vida humana

E quanto a tudo isso que está acontecendo não se preocupem, continuemos seguindo o que pedem as autoridades, porém de forma equilibrada e com sensatez, porque logo isso tudo passará e serão tantos abraços que vamos ficar doloridos, a caminha ao calvário está terminado é isso que a Pascoa do Senhor vêm nos mostrar hoje que o poder da vida sobre a morte, que nenhum choro dura para sempre e nem a escuridão terá poder sobre a luz. 

Nova secretária da Susam aprova Hospital Nilton Lins para Covid-19 ...Pesquisadores em volta do mundo inteiro correm em busca da cura, de uma vacina e já temos grandes êxitos, nestas buscas durante a semana passada foi liberado o tratamento com a medicação de hidroxicloroquina em pacientes graves da covid-19, e tem dados bons resultados em diversos países, também estão em estudos a possibilidade de usar o sangue de pacientes curados do coronavírus em pacientes em estágio agudo da doença e assim continuam por todo o mundo na luta para encontrar a vacina, essa pode demorar um pouco, entretanto chegará e assim obteremos a nossa pascoa e viveremos o verdadeiro significado desta data tão importante.

Não podemos deixar que este dia perca o seu significado, principalmente em dias tão difíceis os quais estamos vivendo, somos convidados a refletirmos sobre as nossas relações afetivas e emocionais com nossos familiares, amigos, com o nosso próximo e com nós mesmos. Sim porque quando estamos na rotina normal do dia a dia, dizemos sempre que nunca dar tempo nem para descansar, sempre estamos muito exaltados e elétricos, devido tanto afazeres que não dar tempo para ligar, para alguém que está distante e que já faz anos que não se falam, até mesmo entes queridos, pois é, hoje não tem desculpas, usemos as ferramentas tecnológicas que tanto tem nos ajudado, pois estamos distante, apenas fisicamente, mas nossos pensamentos e afetos estão aflorados, portanto liguem, enviem mensagem, usem as redes socias, as quais temos centenas de amigos, mais muitas das vezes temos a oportunidade de encontrar alguns na rua e nem sequer cumprimenta-los.

Psicóloga aconselha uso das redes sociais e conversas por telefone ...
Aproveitamos esses tempos de isolamento social e de distanciamento físico, para pensamos sobre a importância das pessoas que amamos na nossa vida. Então nada de orgulho, nem ressentimento curemos nossos corações, e falemos ao outro o quanto ele está fazendo falta, o quanto o queira por perto, compartilhem através de vídeos as refeições, os brindes, as orações, porque isolados sim os corpos, mas não os corações. Então liguem, enquanto esses telefones podem tocarem e alguém do outro pode responder “OI”. Pensem nisto...

Autora: Débora Alves
Imagens: EBC, UnaSus, Unifap, Espaço Carlos Dionata, RCC Sergipe, Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário