sexta-feira, 21 de junho de 2019

Inhambupense Joãozinho da Gomeia será homenageado no Carnaval do Rio de janeiro em 2020

Tricolor de Caxias vai homenagear o pai de santo inhambupense Joãozinho da Gomeia

O GRES Acadêmicos do Grande Rio vai levar para a Avenida em 2020 o enredo 'Tata Londirá: O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias'. Será uma homenagem ao lendário pai de santo Joãozinho da Gomeia, que fez história no município de Duque de Caxias. A escola se junta à luta contra a intolerância religiosa, em defesa dos povos de terreiro que vêm sofrendo perseguição em todo o Brasil.
Na próxima quarta feira, a escola vai entregar a sinopse do enredo e marcar a data da coroação de Paolla Oliveira.
João Alves de Torres Filho ou Joãozinho da Goméia  nasceu em Inhambupe - Bahia, 27 de março de 1914 e faleceu em São Paulo, 19 de março de 1971) foi um sacerdote do Candomblé de angola.
Existem muitas histórias sobre Joãozinho da Goméia. "De família católica, chegou a ser coroinha, mas por motivo de saúde, ainda menino João Alves Torres Filho foi iniciado para o mundo do candomblé na feitura de santo pelo Pai Severiano Manoel de Abreu, conhecido como Jubiabá. Com a morte de seu Pai-de Santo, "refez" o santo (na verdade tirou Mão de Vumbe) no terreiro do Gantois com Mãe Menininha. Em 1924 aos 10 anos, o garoto já havia dado mostras de sua personalidade forte. Contra a vontade dos pais, deixou a casa da família para tentar a sorte na capital Salvador. Teve que se virar para sobreviver e foi trabalhar num armazém de secos e molhados, onde conheceu e foi apadrinhado por uma senhora que morava na Liberdade, e que ele considerava sua madrinha. Foi essa senhora quem teve a idéia de levá-lo ao terreiro de Severiano Manoel de Abreu. Joãozinho sofria de fortes dores de cabeça, que não eram explicadas, nem curadas pelos médicos. Também tinha sonhos com "um homem cheio de penas", que não o deixava dormir.
Para os adeptos do Candomblé, é facil interpretar esse "homem de penas" como Pedra Preta, seu caboclo. Bastou que ele fosse feito, no dia 21 de dezembro de 1931, para que as dores fossem embora. Elas seriam somente um aviso dos Minkisi, que cobravam a iniciação do menino.

Confira algumas matérias no blog Edu Castro sobre o Inhambupe Joãozinho da Gomeia
http://www.educastro.net.br/2008/07/joozinho-da-gomeia.html
Apoio da matéria: Professor Gilson Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário