sábado, 8 de abril de 2017

E se o seu computador fosse uma cidade?

computeropolis2

Prefeitura, estradas, estúdio de cinema, gravadora... Você nem pode imaginar, mas existe tudo isso dentro do seu computador!


ILUSTRA Caio Yo
Passeie pela cidade de Computerópolis e descubra como a máquina funciona
PLACA DE VÍDEO
Este componente gera toda a interface gráfica que aparece no seu monitor, como um estúdio de cinema. Ele recebe um roteiro abstrato e o transforma em imagens. Uma placa poderosa, voltada para gamers e designers, tem seu próprio galpão de RAM e processador exclusivos. É uma cidade dentro da cidade, como Hollywood
DISCO RÍGIDO
computeropolis3O HD faz as vezes de área residencial, porque aloja os programas, que são os cidadãos de Computerópolis. Também é a biblioteca municipal, porque registra para a história as informações enviadas aqui pelos outros componentes da cidade. Isso, claro, desde que você não se esqueça de salvar antes de fechar!
CHIPSET
Quem mantém a visão geral da cidade é o chipset, a prefeitura. Ele envia ordens ao processador e orienta transmissões entre todos os componentes. Tem duas “subprefeituras”. A “ponte norte” coordena ligações expressas entre processador, memória e vídeo. A “ponte sul” cuida de ligações mais lentas: placa de rede, placa de som e periféricos.
PROCESSADOR
computeropolis5Responsável pelo trabalho mais pesado do computador, é o centro industrial. O processador executa os cálculos necessários para o funcionamento do PC. Quando você inicia um programa, essa ação chega ao processador como um código binário que diz “abrir o programa tal” – e dá-lhe cálculo!

PLACA DE REDE
Como uma estação de trem dedicada a exportar os produtos deComputerópolis a outras cidades e importar coisas de fora, a placa de rede se encarrega da transmissão dos dados do computador à internet. Exatamente como um entreposto de exportação e importação, a placa organiza as informações em pacotes (packets).
PLACA DE SOM
É a gravadora da cidade, responsável por processar e distribuir o áudio gerado pelo computador. Nos primórdios do PC, esse item nem existia – o único dispositivo de som era o PC speaker, utilizado até hoje para emitir avisos sonoros da placa-mãe (tipo o “bip” quando você liga o computador). Atualmente, a “indústria fonográfica” é onipresente.

computeropolis4

PLACA-MÃE
É o espaço físico da metrópole: fronteiras, estradas, pontes, morros, vales. Por meio dela, todas as partes de um computador são conectadas. As ligações entre os componentes internos são como ruas e avenidas. A placa-mãe também possui saídas que conectam a cidade a dispositivos externos, como monitor e teclado.
MEMÓRIA RAM
Como um galpão que recebe e despacha contêineres, a RAM é ocupada temporariamente por processos em execução no PC. Quanto mais programas abertos, mais espaço é ocupado aqui – e ele só vaga se você encerrar alguns programas. Por isso seu computador fica lerdo quando há muita coisa aberta: o galpão fica atulhado.

FONTES Sites Tecmundo e Techtudo
CONSULTORIA Nestor Oliveira, gerente de produtos e coordenador de hardware da Impacta Tecnolog

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/e-se-o-seu-computador-fosse-uma-cidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário