Veja no Blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Parceria entre município e governo do Estado vai trazer melhorias para diversos setores em Inhambupe

Se depender dos esforços da gestão municipal, por intermédio do prefeito Benoni Leys e da secretária de Saúde Wilma Vergasta, e do comprometimento do governo do Estado, por meio dos secretários Fábio Vilas-Boas e Josias Gomes, não apenas a saúde como também todos os setores de Inhambupe contarão com melhores dias em um futuro próximo.
Na visita que realizaram a Inhambupe por ocasião da passagem dos 119 anos de emancipação política do município, comemorado nessa quinta-feira (dia 6), ambos foram enfáticos em reafirmar a intenção de promover o mais breve possível, dentro das reais condições econômicas pelas quais o país atravessa, uma maior injeção de recursos que permitam a melhoria da qualidade de vida dos inhambupenses.
“Temos uma proximidade muito grande com Inhambupe e apesar de na condição de secretário estadual ter que olhar para o estado como um todo dispomos de uma facilidade muito grande em ajudar mais o administrador local”, sinalizou o secretário de Relações Institucionais Josias Gomes. “Essa parceria com o estado já vem ocorrendo, mas o fato de estarmos vivendo um momento muito participar com a conjuntura econômica tem nos impedido de fazermos algumas ações que havíamos programado, mas isso é uma coisa temporária que iremos retomar imediatamente e assim que a economia der sinais de recuperação nós estaremos aqui investindo”, afirmou.
Enquanto isso não acontece, o secretário revelou a intenção de agendar uma audiência do prefeito Benoni Leys com o governador Rui Costa a fim de que o gestor local possa escolher algumas obras prioritárias para que sejam realizadas no município. “Eu mesmo pessoalmente vou cuidar com carinho para que sejam concretizadas”, completou o secretário, afirmando estar apenas esperando uma oportunidade e data disponível na agenda do governador para que sejam feitas as inaugurações de algumas obras e benefícios que estão em andamento no município.
O secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas também se mostrou muito preocupado em colaborar com o desenvolvimento do setor em Ihambupe. “A Secretaria de Saúde está se fazendo presente em Inhambupe através da contribuição de um mamógrafo móvel para realizar o rastreamento de câncer de mama, mas estaremos apoiando a unidade hospitalar do município em um processo de reforma para poder devolver para a população de Inhambupe uma qualidade assistencial, uma ambientação mais apropriada e com uma maior quantidade e efetividade de atendimento”, disse.
O secretário defendeu a criação de consórcios municipais de saúde como forma de se promover a regularização da assistência. “O consórcio de saúde vai contribuir para que nós possamos ampliar a assistência no interior do estado, descentralizar das cidades polo e da capital, fazendo com que a população possa ser atendida principalmente nas situações de média complexidade para a realização de consultas e exames. Os consórcios também poderão envolver unidades de emergência, o SAMU regional e eventualmente hospitais de pequeno porte que tenham um caráter regional”, argumentou.
Vilas-Boas mencionou também as transformações pelas quais vem passando o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, que é uma referência para a região. “Muito em breve será inaugurada uma nova gestão no Dantas Bião, um novo momento na história daquele hospital com a criação de um serviço de neurocirurgia, que vai ser capaz de drenar toda uma demanda que hoje é encaminhada para Salvador e Região Metropolitana, fruto de acidentes automobilísticos e de moto. O hospital será reformado e vai ser colocado sob uma nova empresa gestora”, revelou.
Com relação à saúde municipal, o secretário disse estar bem sintonizado com a situação e que vai buscar soluções para os problemas. “A Secretaria de Saúde possui na sua atual gestão um dos filhos de Inhambupe, dr. Mateus Simões, que está imbuído de buscar todas as formas possíveis de apoiar e estruturar a saúde de Inhambupe, juntamente com o secretário de Relações Institucionais Josias Gomes. Ambos têm me cobrado um apoio institucional para que a saúde aqui possa crescer e oferecer melhor qualidade assistencial”, concluiu.
A secretária de Saúde do município Wilma Vergasta falou da importância da vinda do secretário Vilas-Boas, que forneceu a unidade itinerante de câncer de mama. “O secretário veio prestigiar o aniversário do município e a ação global. Foi através dele que consegui o benefício do mamógrafo que vem ficar dois dias na cidade, e ele veio também visitar a unidade de urgência e emergência para ver no que o estado pode nos ajudar futuramente”, disse.
Wilma afirmou ter entregue um documento ao secretário no qual relata todas as dificuldades porque passa o município e ele lhe prometeu analisar junto com o Dr. Mateus, superintendente do SAS, a possibilidade de resolver algumas pendências do município. “Acredito que a situação agora tenda a melhorar”, disse, confiante, Wilma.

Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/08/07/parceria-entre-municipio-e-governo-do-estado-vai-trazer-melhorias-para-diversos-setores-em-inhambupe/