sexta-feira, 4 de julho de 2014

Morre no Rio o poeta e acadêmico Ivan Junqueira

Ele tinha 79 anos e foi vítima de insuficiência respiratória.
Escritor ganhou prêmios mais importantes da literatura brasileira.


Morreu nesta quinta-feira (3), no Rio, aos 79 anos, o poeta e acadêmico Ivan Junqueira. O imortal ocupava há 14 anos a cadeira de número 37 da Academia Brasileira de Letras e foi presidente daABL entre 2004 e 2005.

Ivan Junqueira era carioca. Como jornalista, trabalhou nas redações de diversos jornais. Também foi crítico literário, tradutor, ensaísta, poeta. Traduziu obras que são referência da literatura mundial, como ensaios e poesias de T.S.Eliot.

Como autor, ganhou os prêmios mais importantes da literatura brasileira, entre eles o Jabuti. Este ano, Ivan Junqueira completaria meio século de carreira e continuava produzindo, tanto que deixou obras inéditas.

O escritor tinha 79 anos, estava internado há quase dois meses num hospital da Zona Sul do Rio e morreu de insuficiência respiratória. O corpo do poeta foi velado na ABL e enterrado no mausoléu da academia.

“Não tem um célebre verso que o poeta é um fingidor? Finge tão completamente que chega fingir que é dor a dor que deveras sente? Pois ele era um fingidor. Fingia que estava com o mau humor, fingia que estava aborrecido, nada, não era nada disso, era generoso”, afirmou o acadêmico da ABL Marcos Vilaça.

“Um grande nome da nossa literatura que se vai. Fica seu nome, fica sua obra, é com isso que nós temos que nos contentar”, disse o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti.


Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/07/morre-no-rio-o-poeta-e-academico-ivan-junqueira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário