sábado, 24 de novembro de 2012

Estrias não devem ficar expostas ao sol para evitar manchas na pele

As recentes mancham e as antigas ficam em evidência com a exposição solar

Há quem diga que uma boa alternativa para disfarçar estrias é bronzear a pele. Se você pensa assim, é hora de saber que a verdade é exatamente o contrário. Tomar sol sobre as estrias brancas as deixa ainda mais evidentes e sobre as avermelhadas pode causar manchas.
“As estrias recentes, avermelhadas, podem ficar ainda mais vermelhas com a exposição solar, devido à grande dilatação dos vasos. Isso pode piorar o quadro, podendo fazer com que ela queime e manche a pele. Já as antigas, conforme a pele fica bronzeada, elas permanecem da mesma cor. Este contraste pode evidenciá-las, ao invés de disfarçar”, explica a dermatologista Tatiana Aline Steiner.
Por isso, as novas marcas nunca devem ficar sob o sol, uma vez que essa exibição pode ainda retardar o processo de resolução do problema. Segundo a especialista, as estrias brancas podem até ficar expostas, desde que com proteção adequada. O ideal é aplicar o protetor solar indicado para o tipo de pele com fator maior que 30 e, de preferência, resistente à água.
Entenda as estrias
Essas marquinhas que não agradam nem um pouco as mulheres podem surgir por determinação genética, além de fatores mecânicos (estiramento crônico progressivo como gestação, obesidade, vícios posturais, crescimento corpóreo durante a adolescência e desenvolvimento muscular localizado) ou hormonais (alterações endócrinas e uso de corticoide crônico).
No inicio há um processo inflamatório intenso que deixa as estrias avermelhadas. Nessa fase, se tratada de maneira correta – com cremes, peelings e até mesmo lasers –, ela poderá sumir. Caso não seja cuidada, o quadro evolui para uma atrofia da pele, com rupturas de fibras colágenas e elásticas, o que deixa a pele fina e com uma coloração esbranquiçada. O ideal é não deixar evoluir até esse estágio final, porque o processo é irreversível.
Apesar da tendência genética de algumas mulheres para o aparecimento das estrias, a prevenção ainda é a melhor opção. A dermatologista Tatiana Aline Steiner indica que as meninas mantenham a pele sempre bem hidratada com sabonetes hidratantes, óleos durante o banho e cremes de boa qualidade após o banho.
Outras dicas: ingerir bastante líquido ao longo do dia (2 litros por dia). Evitar dois banhos por dia para não ressecar a pele e sempre tomar banho morno. Manter uma dieta balanceada. Evitar distensão abrupta da pele. Para gestantes, atenção com o peso: o ideal é não ultrapassar o ganho de 12 kg ao final da gestação.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/beleza/cuidado-com-o-sol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário