sábado, 24 de novembro de 2012

Câncer da pele tem cura, se descoberto no começo

folhapress
Pintas que mudam de cor e feridas que não cicatrizam devem ser avaliadas por um dermatologista 

ANA CLÁUDIA MATTOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


O câncer da pele representa 25% de todos os tumores malignos. A boa notícia é que, se descoberto no início, pode ter 100% de cura. A má, para quem adora sol, é que ele continua sendo o principal vilão da doença.
No sábado, quando será comemorado o Dia Nacional do Combate ao Câncer da Pele, a SDB (Sociedade Brasileira de Dermatologia) promove ações gratuitas em todo o país. Médicos voluntários estarão realizando exames e orientações.
A ação inclui a região, com postos em São José, Taubaté e Caraguatatuba, que vão funcionar das 9h às 15h (leia quadro ao lado).
De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté, Samuel Henrique Mandelbaum, que é um dos coordenadores da campanha, o sol continua sendo o principal causador da doença. "Além de acelerar o envelhecimento da pele, o sol provoca degenerações que levam ao câncer da pele", disse.
Segundo ele, o ideal é evitar a exposição ao sol entre 10 h e 16h, usar filtro solar fator 30 ou mais e reaplicar a cada duas horas. "Além do chapéu, óculos escuro e guarda-sol."
A previsão do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para este ano é de 134.170 casos de câncer da pele não melanoma, e de 6.230 casos de melanoma --o tipo mais grave. A incidência é mais comum em pessoas acima de 40 anos e mais rara em crianças e negros.
A dentista Sílvia Souza, 45 anos, de São José, tem casos de câncer da pele na família e não deixa de curtir o sol. "Sempre vou à praia, principalmente nas férias. O segredo é apenas se proteger e respeitar o horário recomendado", disse.

Pacientes de risco. Os exames preventivos devem ser realizados principalmente por pacientes de alto risco: casos na família; pele, cabelos e olhos claros; pintas; sardas na face e ombros; que já sofreram queimaduras pelo sol; já tiveram câncer da pele; tomaram muito sol sem proteção; com ferida que não cicatriza e idosos. 

Fonte: http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/cancer-da-pele-tem-cura-se-descoberto-no-comeco-1.347412

Nenhum comentário:

Postar um comentário