quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Ministro quer queda do preço do combustível para baratear viagem aérea

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, defendeu nesta quarta-feira, 15, durante visita à obra de expansão do píer porte e da usina solar do Aeroporto de Salvador, a redução do preço dos combustíveis para baratear o valor das passagens aéreas no país. Ele explicou que o presidente Lula (PT) quer viabilizar junto à Petrobras uma nova política de impostos para o setor.

"Tem que baixar o preço da passagem. E nós vamos estar com o presidente da Petrobras depois de amanhã, em Natal, durante essa nossa viagem, e vamos conversar com ele. Tem diversas ideias, mas o presidente já se comprometeu a alterar essa relação, para que a Petrobras possa ter sensibilidade de entender que 40% do preço da passagem é o combustível. E se a Petrobras produz 93% desse combustível não é correto que a gente tem que pagar o preço do combustível estrangeiro, no combustível que a gente mesmo produz”, disse o ministro aos jornalistas que registraram a visita.

Acompanhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e por outras autoridades, França destacou que este ano já foram comercializados cerca de 90 milhões de bilhetes no Brasil, mas que comprados por apenas 10 milhões de pessoas.   

"Poucas pessoas viajam muitas vezes. Nós precisamos fazer com que mais gente voe. (...) Hoje, o preço médio da passagem de R$ 600, R$ 700, quase que inviabiliza a grande parte da população. Mas, se mais gente pega voo, também dá para você fazer um pouco mais barato e as companhias têm toda a disposição para isso. Problema é que nós temos acertar esse ajuste. Não é só a questão do combustível. Problema de milhagem, de judicialização das ações que se entram com relação à questão de discussões com as empresas, os problemas dos aeroportos regionais, que muitas vezes não existem esses aeroportos para que as empresas possam chegar".

Novo programa 

Além de discutir o preço do combustível, por meio dos impostos, o ministro destacou ainda como ação do governo federal o lançamento, previsto para as próximas semanas, de um novo programa para estimular o setor.  

"Nós vamos anunciar alguns circuitos novos de um programa que deve se chamar “Voa Brasil” e é específico para iniciar pelo Nordeste, depois no Norte, e depois Centro-Oeste, para que as pessoas possam fazer integração e hub [centro de distribuição de voos], eventualmente, até com estrangeiros”, finalizou o ministro.

Fonte: https://atarde.com.br/politica/brasil/ministro-quer-queda-do-preco-do-combustivel-para-baratear-viagem-aerea-1219784

Nenhum comentário:

Postar um comentário