sábado, 24 de dezembro de 2022

Balanço de 2022: Clubes do interior se consolidam no Top 100 do Ranking da CBF, mas dupla Ba-Vi tem queda

O ano de 2022 se encerra com importantes conquistas para os clubes do interior da Bahia. Após quatro deles - Juazeirense, Jacuipense, Bahia de Feira e Atlético-BA - figurarem no Top 100 do Ranking da CBF divulgado em 2021, o processo se consolidou neste ano. A dupla Ba-Vi, por sua vez, seguiu em queda nas posições. O Bahia foi de 12º para 15º (9.289 pontos), enquanto o Vitória caiu de 25º para 29º (4.932 pontos). 

 

Vale lembrar que a lista, revelada em novembro, é válida para 2023. Ou seja, os clubes iniciam o próximo ano nestas posições. O Ranking leva em conta os desempenhos dos times em torneios nacionais - Brasileirão e Copa do Brasil. 

 

No interior do estado, o principal destaque é a Juazeirense. Com 2.051 pontos, a equipe subiu duas posições e alcançou o 57º lugar, o melhor de sua história. A marca é fruto de duas boas participações do Cancão de Fogo na Copa do Brasil - oitavas de final em 2021 e terceira fase em 2022. 

 

A tendência é que, ao fim do ano que vem, a Juazeirense perca algumas casas. O clube não disputará nenhuma competição nacional, pois ficou apenas com a oitava colocação no Campeonato Baiano e caiu na primeira fase da Série D. 

 

Juazeirense chegou à 3ª fase da Copa do Brasil após eliminar o Vasco | Foto: Bruno Lopes / Juazeirense

 

O Jacuipense, por sua vez, tem a chance de fazer o caminho inverso. O clube caiu de 65º para 67º neste ano, somando 1.280 pontos. Contudo, em virtude do vice-campeonato baiano, o Leão do Sisal disputará, em 2023, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão. 

 

Em 2022, o Jacupa voltou a disputar a Quarta Divisão após cair da Série C. O resultado foi uma eliminação na segunda fase para o América-RN. 

 

Jacuipense chegou à 2ª fase da Série D | Foto: Evelyn / EC Jacuipense

 

Os outros dois clubes do interior que aparecem no Top 100 do Ranking de 2023 da CBF são Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas. 

 

O Tremendão é o 80º colocado, com 969 pontos. São 13 posições a mais em relação ao último ranking. Pesam para esse crescimento a boa campanha na Série D - caiu nas oitavas de final - e a participação na Copa do Brasil, que terminou com eliminação na primeira fase para o Coritiba. 

 

No ano que vem, o Bahia de Feira disputará as mesmas competições após ficar com a terceira colocação do Baianão. 

 

Bahia de Feira caiu nas oitavas da Série D | Foto: Divulgação / Bahia de Feira

 

O Atlético-BA também subiu, de 97º para 85º. Atual bicampeão baiano, o Carcará não vem tendo o mesmo desempenho em competições nacionais. Na Copa do Brasil, caiu na primeira fase após empatar com o CSA. Na Série D do Brasileirão, terminou na lanterninha do Grupo D, com 10 pontos conquistados em 14 jogos. 

 

O calendário de 2023 reserva ao clube de Alagoinhas a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série D novamente. 

 

Campeão baiano, Atlético-BA quer melhorar em competições nacionais | Foto: Mr Fotografia/ASCOM AAC

 

O Ranking da CBF contempla ainda outros dois clubes baianos. O Vitória da Conquista, que caiu de 136º para 172º, e o Fluminense de Feira, que caiu de 127º para 179º. O Jacobina, que esteve presente no ranking de 2021, ficou de fora neste ano. 

 

TENDÊNCIA DE MELHORA 

A principal explicação para a queda de posições da dupla Ba-Vi é o peso dos campeonatos disputados. Com os rebaixamentos em 2021, o Esquadrão teve de se contentar em disputar a Série B, enquanto o Leão jogou a C. 

 

As pontuações reservadas para as equipes vão se reduzindo pela metade a cada queda de divisão. O Bahia, por exemplo, ficou com a quarta colocação da Série B, o que lhe rendeu 1.400 pontos. Quarto colocado da Série C, o Vitória acumulou 700. 

 

Com acesso para a Série A, Bahia tem chance de pontuar melhor no Ranking | Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

 

O Esquadrão também caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, somando mais mil pontos. O Leão, com a queda na terceira fase, ganhou mais 500. 

 

O restante dos pontos de cada um - 9.289 para o Bahia e 4.932 para o Vitória - é calculado com base no desempenho das equipes nos anos anteriores. 

 

Acesso do Vitória à Série B também deve render mais pontos ao clube | Foto: Divulgação / ECV

 

Em 2023, o Tricolor vai disputar a Série A e o Rubro-Negro a Série B. Ambos disputam a Copa do Brasil. A tendência, portanto, é de melhora na pontuação. 

 

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) se manteve em 9º no Ranking de Federações, mas teve uma queda na pontuação - de 21.529 para 19.851. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/64185-balanco-de-2022-clubes-do-interior-se-consolidam-no-top-100-do-ranking-da-cbf-mas-dupla-ba-vi-tem-queda


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário