quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Brasil prepara posição mais dura contra Rússia após invasão à Ucrânia, diz coluna

Horas após a invasão do território ucraniano por tropas russas nas últimas horas, o governo brasileiro prepara um novo posicionamento em relação à ação da Rússia. Segundo apuração do Metrópoles junto a integrantes do Itamaraty e do Palácio do Planalto, o Brasil deve abandonar a naturalidade e subir o tom contra o país comandado por Vladimir Putin.

 

A intenção do governo brasileiro é tornar pública a posição por meio de nota à imprensa que deve ser divulgada pelo Itamarary. Ainda conforme a publicação, desde a madrugada desta quinta-feira (24), diplomatas brasileiros estão em conversas internas para definir o exato posicionamento do Brasil em relação à invasão dos russos na Ucrânia.

 

Defensores de uma posição mais dura do Brasil em relação aos russos lembram que o presidente Jair Bolsonaro sempre adotou a defesa da soberania como uma das tônicas principais de seus discursos internacionais. Nesse contexto, avaliam que esse discurso pode ser questionado por outros líderes mundiais, caso o Brasil não condene a invasão à Ucrânia.

 

Em Moscou na semana passada, durante encontro com Putin, Bolsonaro chegou a dizer que os brasileiros eram "solidários à Rússia", sem especificar a que se refere. Após a repercussão negativa, o presidente adotou outro tom e disse que o Brasil é solidário e respeita países que defendem soluções pacíficas para eventuais conflitos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/266412-brasil-prepara-posicao-mais-dura-contra-russia-apos-invasao-a-ucrania-diz-coluna.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário