domingo, 19 de dezembro de 2021

MPF estabelece prazo para esclarecimentos sobre ataque hacker ao ConectSus

O Ministério Público Federal (MPF) enviou um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que um ofício seja encaminhado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e ele forneça informações sobre o ataque hacker que afetou o sistema do ConecteSUS no dia 10 de dezembro.

 

Por ser uma pasta federal, o pedido não pode ser enviado do MPF diretamente para a Saúde, por isso foi encaminhado para a Procuradoria-Geral. Segundo o MPF, os dados das pessoas cadastradas no sistema estão em risco.

 

De acordo com a CNN, a procuradora Luciana Loureiro, responsável pelo pedido enviado à PGR, pede esclarecimentos em até 10 dias e informa que existe no MPF do Distrito Federal um inquérito civil instaurado para apurar suposto vazamento ou exposição de dados de usuários do SUS e cita o episódio da falha nos sistemas que aconteceu em 2020.

 

Segundo a publicação, a nota do MPF ainda menciona que Loureiro recomendou em setembro deste ano à Saúde que adotasse medidas preventivas para reforçar a segurança do banco de dados da pasta e se adequasse à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/264633-mpf-estabelece-prazo-para-esclarecimentos-sobre-ataque-hacker-ao-conectsus.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário