sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O que é o Dia da Consciência Negra?


 Bom, que é um feriado, todo mundo sabe. Mas além do óbvio – valorizar os negros brasileiros -, do que se trata esse dia, você sabe? E por que 20 de novembro foi a data escolhida? O diafoi reconhecido pelo Congresso brasileiro em 2011 e é um feriado em mais de mil cidades brasileiras. Seu nome oficial dá uma bela pista de seu conteúdo: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.


Zumbi, o líder do famoso e mítico Quilombo dos Palmares, é um símbolo da luta dos negros brasileiros contra a escravidão e o preconceito racial. A comunidade de escravos fugidos chegou a ter 30 mil habitantes e se tornou um centro da resistência contra os portugueses e a escravatura. Chegou a organizar grupos armados que combatiam os colonizadores.

Foi justamente no dia 20 de novembro de 1695 em que ele morreu, daí vem a homenagem. Reconhecida recentemente, a data é comemorada pelo movimento negro desde os anos 70, quando se descobriu a data da morte de Zumbi.

Apesar do reconhecimento no Congresso, a data não é um feriado nacional. Cada estado ou município escolhe se para nesse dia ou não. Em alguns, inclusive, não há reconhecimento oficial, como em São Paulo. A capital paulista, porém, instituiu o feriado desde 2004, independentemente do governo estadual.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI345666-18579,00-O+QUE+E+O+DIA+DA+CONSCIENCIA+NEGRA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário