As cidades de São Miguel das Matas e Amargosa declararam situação de emergência em razão dos abalos cismicos sofridos na última semana. A medida foi divulgada nos diários oficiais nesta quinta-feira (3), e segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec), é a primeira vez que um decreto de emergência por tremor de terra é feito na Bahia.
As prefeituras decretaram o estado e assim é permitido penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e utilizar propriedades particulares, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. Sendo "responsabilizado o agente da defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população", diz o decreto.
Entre as medidas fica permitido nestes municípios a "mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações e medidas urgentes e necessárias para o atendimento das famílias afetadas até o retomo da normalidade, assim como de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução/desobstrução".
As medidas levam em conta a possibilidade de novos tremores e em consequencia aos desastres com diversas famílias nas cidades.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/22459-sao-miguel-das-matas-e-amargosa-declaram-situacao-de-emergencia-em-razao-dos-abalos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário