quarta-feira, 15 de julho de 2020

Policial que pisoteou pescoço de mulher negra durante abordagem é denunciado à OEA



A Coalizão Negra Por Direitos, movimento que reúne organizações de direitos civis no Brasil, denunciou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada a Organização dos Estados Americanos (OEA) a violência contra uma mulher negra praticada por um policial de São Paulo durante uma abordagem. Imagens mostram o agente de segurança pisando no pescoço da comerciante de 51 anos. 

Em entrevista ao Fantástico no domingo (12)a vítima relatou que foi empurrada na grade do próprio bar, levou três socos e teve a tíbia quebrada ao levar uma rasteira. Em uma das cenas exibidas pelo programa de televisão, ela aparece deitada no chão com o policial pisando em seu pescoço. Depois, é algemada e arrastada para uma calçada, onde é novamente imobilizada pelo pescoço. Desta vez, o policial usa o joelho. 
No documento, a entidade pede apoio para garantir a expulsão dos agentes da Polícia Militar envolvidos no episódio e para pressionar o governo de são Paulo a reformular os protocolos de abordagem corporal. 


A Coalizão Negra Por Direitos enviou representação pedindo que a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo instaure investigação criminal dos policiais militares que participaram das agressões. A organização cobra o afastamento definitivo dos agentes, além de sua responsabilização penal e administrativa. As informações são do Estado de S. Paulo.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250727-policial-que-pisoteou-pescoco-de-mulher-negra-durante-abordagem-e-denunciado-a-oea.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário