terça-feira, 21 de julho de 2020

Copa do Nordeste retorna prometendo briga acirrada pelas seis vagas restantes nas quartas



Após ser paralisada desde meados de março, a Copa do Nordeste retorna nesta terça-feira (21), às 20h, com o duelo entre Fortaleza e América-RN, no Barradão, na abertura da oitava e última rodada da fase de grupos. O duelo não definir o destino de nenhum dos dois já que o Tricolor do Pici, atual campeão e líder do Grupo A, já garantiu classificação às quartas de final antes da pandemia do coronavírus, enquanto o Mecão já está eliminado. Porém, no dia seguinte, com todos os duelos marcados para às 20h, o complemento da jornada promete brigas acirradas pelas últimas seis vagas na próxima fase. Vale lembrar que o Bahia, que segundo colocado da chave A, já está com os dois pés na etapa seguinte da competição regional assim como o time cearense.

Terceiro colocado do primeiro agrupamento com 12 pontos, o Botafogo-PB encara o Vitória, como mandante, no Joia da Princesa, em Feira de Santana. O Leão é o segundo colocado do B com 13 pontos. As duas equipes precisam de um empate para garantir suas presenças nas quartas de final.

Ocupando o quarto lugar da chave A com nove pontos, o ABC enfrenta o eliminado CSA, oitavo do B com quatro pontos, no Centro Esportivo Praia do Forte, em Mata de São João. O time potiguar leva vantagem sobre o Sport no saldo de gols e tem um ponto a mais do que o CRB. Enquanto o Leão da Ilha do Retiro mede forças com o Confiança, líder do B com 13 e que precisa de uma igualdade, na Arena Cajueiro, em Feira. Já o Galo de Alagoas, enfrenta o Ceará, no Barradão. O Vozão ocupa o quarto lugar do Grupo B com 11 pontos e no caso de uma derrota ou empate precisará torcer para que o Santa Cruz, que é o quinto com 10 não vença o River-PI, lanterna do A com quatro pontos já nenhuma ambição no torneio apenas cumprindo tabela.

O compromisso para o Bahia é somente para definir sua colocação no grupo A. Porém, o jogo em Pituaçu vale muito para o Náutico. O time pernambucano é o terceiro do B com 11 pontos e dependendo de uma vitória do conterrâneo Santa Cruz, vai precisar bater o Esquadrão de Aço.

O único duelo cancelado envolvia Freipaulistano-SE e Imperatirz-MA, já que os dois estão eliminados do torneio. A equipe sergipana é a sétima colocada do Grupo A com cinco pontos, enquanto os maranhenses somam sete na sexta posição da chave B. 

DISPUTA EM SEDE ÚNICA
A pandemia do coronavírus paralisou o futebol brasileiro por quatro meses e com isso o calendário precisou ser repensado para o retorno dos jogos. Com as competições nacionais ainda em vista, essa primeira etapa da volta ficou reservada para as competições estaduais. Com poucas datas, a solução encontrada pela Liga do Nordeste, junto com os clubes, foi compactar a última rodada da fase de grupos com as quartas de final, semifinal e final entre os dias 21 de julho e 4 de agosto.


Para viabilizar essa decisão, as partidas seriam realizadas num mesmo estado em cidades próximas. Pelos bons números de transmissão da Covid-19, a situação nos hospitais e o apoio das autoridades estadual e municipais, a Bahia foi escolhida. A Fonte Nova foi vetada por servir de hospital de campanha, no entanto Salvador disponibilizou os estádios de Pituaçu e Barradão, Feira de Santana colocou o Joia da Princesa e a Arena Cajueiro à disposição, enquanto Riachão do Jacuípe liberou a Arena Valfredão e Mata de São João cedeu o Centro Esportivo Praia do Forte para abrigarem as disputas.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
As delegações dos clubes participantes da Copa do Nordeste seguirão rígidos protocolos de segurança desde a sua chegada à capital baiana até a sua saída, inclusive nos trajetos hotel-treino-jogo. Todos os integrantes do elenco, comissão técnica e funcionários serão submetidos a exames antes das partidas. E, em caso de resultado positivo, o infectado irá para isolamento imediatamente.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55304-copa-do-nordeste-retorna-prometendo-briga-acirrada-pelas-seis-vagas-restantes-nas-quartas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário