segunda-feira, 8 de junho de 2020

Comandante da PM diz que soltura de presos fez Bahia 'perder um semestre em um final de semana'

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, comentou a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomendou a retirada de detentos dos presídios com objetivo de evitar a propagação do coronavírus. Em entrevista a Mário Kertész hoje (8), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele comentou que o mês de maio foi importante para garantir dados relevantes após o que chamou de 'explosão' no registro de crimes na Bahia.
"Quando começou a pandemia, temos algumas variáveis que a sociedade precisa saber. A questão do Judiciário. Tivemos uma liberação de mais de dois mil presos que foram para as ruas. O governador e o SSP falaram. Foi uma explosão no primeiro mês, 50 homicídios. Perdemos um semestre por conta de um final de semana. Foi uma coisa assombrosa. Líderes de facções liberados devido a uma resolução, não vou aqui criticar a Justiça, mas foi uma resolução do CNJ. A gente começou a operar forte. No mês de maio, graças deus conseguimos um resultado positivo", disse. 
Ainda segundo Bradão, parte da comunidade baiana não compreende a real situação do policial militar em meio à pandemia. "Às vezes a comunidade é muito ingrata conosco porque não sabe o quanto das nossas agruras para enfrentar essa criminalidade, que cresce e, por conta da questão da pandemia, muitos se aproveitam desse momento alegando questões de emprego para cometer delitos", declarou o comandante. 
Anselmo Brandão apontou a gravidade na questão da juventude em meio à criminalidade. Segundo ele, por conta do fechamento de escolas, muitos jovens estão em meio aos criminosos. O comandante citou "excessos" de policiais militares como problemas superados.
"As escolas fechadas e essa massa de adolescentes nessas periferias, vendo esses criminosos cometendo delitos, e a polícia ali é o ente que ponta que percebe todos os problemas e onde vem, às vezes, um comportamento de um policial que se excede em suas ações e as pessoas rotulam. Isso é pequeno para a gente, temos superado. Estamos com indicadores bem fortes de que estamos mantendo a ordem. Não estamos vendo situações que estão ocorrendo em outros estados da nação", declarou. 
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/93073,comandante-da-pm-diz-que-soltura-de-presos-fez-bahia-perder-um-semestre-em-um-final-de-semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário