quarta-feira, 24 de junho de 2020

Cachorros são treinados para sentir cheiro do coronavírus em pessoas assintomáticas



Usados no combate ao tráfico de drogas por sua capacidade de sentir cheiros muitas vezes não detectados por seres humanos, cachorros estão sendo treinados para reconhecer o cheiro do coronavírus em pessoas assintomáticas. A ação é feita por um grupo de cientistas do Reino Unido. 

Segundo informações do G1, há estudos que comprovam que as doenças têm cheiro - por exemplo, a febre amarela cheira a carne crua, já a tuberculose começa com um cheiro de cerveja velha e depois se torna uma espécie de salmoura.

"Poderíamos detectar uma colher de açúcar em uma xícara de chá, mas um cachorro poderia detectar uma colher de açúcar em duas piscinas olímpicas. É nesse nível", explicou o professor James Logan, chefe do departamento de controle de doenças da Escola de Higiene de Londres e Medicina Tropical, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian".

De acordo com a publicação, a estimativa é de que os cachorros têm um olfato entre 10 mil e 100 mil vezes melhor que a do ser humano médio. Com base nisso, os estudos começaram através de Asher, um cachorro da raça cocker spaniel. A co-fundadora da Medical Detection Dogs, Claire Guest, viu nele um potencial "detector de cheiros" e decidiu treiná-lo para reconhecer pessoas que tinham contraído a malária. Ela e o professor James Logan planejavam lançar o projeto ainda no primeiro semestre deste ano, mas, com a Covide-19, o foco do trabalho mudou e o cão agora é treinado para identificar o coronavírus.


O projeto atual está em fase de coleta de amostras. São usadas meias de náilon que ficam com odores corporais e máscaras faciais, enviadas para cerca de 3,2 mil funcionários do Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido, que usarão as máscaras por um período e devolverão ao laboratório para análise.

"Terminamos com um número muito alto de amostras de pessoas não infectadas e um grupo menor de amostras de pessoas infectadas". (...) "E tudo bem. Porque, na verdade, precisamos de um alto número de amostragem. Precisamos de uma quantidade para os cães ignorarem", disse Logan.

Ele ressalta que o cachorro não fará a avaliação final nas pessoas, mas servirá como um filtro de indicação.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24359-cachorros-sao-treinados-para-sentir-cheiro-do-coronavirus-em-pessoas-assintomaticas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário