quarta-feira, 29 de abril de 2020

Em Alagoinhas, estátuas e monumentos históricos alertam para a importância do uso de máscaras no enfrentamento ao coronavírus; iniciativa visa ampliar a conscientização

Em Alagoinhas, monumentos e estátuas amanheceram paramentados com máscaras, nas praças públicas. A iniciativa é uma forma de chamar a atenção e de conscientizar as pessoas que é preciso agir para conter o avanço do coronavírus. No semblante de figuras célebres, como John Kennedy e Rui Barbosa, a máscara de proteção – que, desde o dia 20 de abril é obrigatoriedade entre todos os funcionários e clientes, nos estabelecimentos de Alagoinhas – ganha uma conotação simbólica, diante do enfrentamento à pandemia.

De um dos mais importantes espaços de convivência de Alagoinhas, no centro da cidade, o diplomata, intelectual, advogado, escritor e jornalista Rui Barbosa – de máscara – convida os transeuntes ao espanto e à reflexão. Completamente restaurada, a estátua, que segura, com as mãos, o “pórtico de ouro do sertão”, em analogia à cidade, mantém os óculos, a postura, e, diante da pandemia, também a máscara. Com Kennedy, não é diferente. Em praça pública, no interior baiano, o busto do ex-presidente dos Estados Unidos, que virou ícone das esperanças e aspirações americanas dos anos 60, faz coro – no século XXI – à luta que não é isolada, e segue uma mobilização mundial pelo enfrentamento à COVID-19.

Para conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas, a Prefeitura de Alagoinhas investe em formas de sensibilizar as pessoas a continuarem se cuidando. O poder público municipal destaca a responsabilidade social com que devem ser encarados os desafios e convida o cidadão a mecanismos simbólicos de conexão, em tempos de isolamento. Quem passa por esses locais, ou se depara com os monumentos, é cotidianamente lembrado que também pode se juntar à “onda de conscientização”.

Na Praça Kennedy, o busto do ex-presidente americano também recebeu máscara, como parte da campanha de conscientização. (Foto: Divulgação)

“Unindo esforços, conseguiremos avançar para o achatamento da curva. Se cada um fizer a sua parte, estaremos dando um grande passo para o enfrentamento à COVID-19. Nas praças, nos monumentos, a gente lembra que uma simples atitude faz uma grande diferença no combate ao coronavírus”, destacou o prefeito Joaquim Neto. De acordo com a gestão municipal, máscaras produzidas artesanalmente estão sendo distribuídas, com previsão de continuidade da entrega nos próximos dias. Mais de 500 unidades foram distribuídas, na última semana, nas filas de bancos, lotéricas, correio e Calçadão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário