quinta-feira, 25 de julho de 2019

Nova Soure: Festa Literária Internacional do Paiaiá incentiva literatura na região



Foi aberta nesta quarta-feira (24) a II Festa Literária Internacional do Paiaiá, realizada no povoado de São José do Paiaiá, em Nova Soure. O evento, que reúne centenas de pessoas entre estudantes, professores, escritores e agricultores familiares, tem o intuito de promover e valorizar a literatura nas comunidades e nas escolas públicas da região. Além da Biblioteca Comunitária de Paiaiá, as atividades acontecem no Circo Premier e pelas ruas.

O primeiro dia do evento contou com palestras, lançamento de livros, exibição de filmes e outras atividades, algumas delas realizadas por estudantes da rede estadual de ensino. O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve no representando o governador Rui Costa e falou sobre a importância da ocasião como instrumentto pedagógico para os participantes.

"A Festa Literária, em sua segunda edição, mostra que possui grande potencial para ser um espaço de muita participação de estudantes e comunidades da região. O Governo do Estado demonstra muita sensibilidade com esses projetos e queremos, com parcerias, transformar este momento em algo que tenha continuidade, valorizando a biblioteca com a manutenção do acervo e ampliando a feira para atrair ainda mais visitantes", declarou Rodrigues.

Geraldo Prado, fundador da Biblioteca Comunitária do Paiaiá, disse que a festa deve mobilizar mais de 40 escolas da região. "É muito gratificante estarmos chegando à segunda edição do evento nestes padrões e a quarta realizada pela biblioteca. Ver estas crianças e jovens é emocionante, com apresentações culturais e amplo interesse na leitura. É muito bom termos o apoio de diversas prefeituras e comércio local, além da estreia da Secretaria da Educação do Estado como apoiadora desta festa. Com certeza, vamos crescer levando a literatura para todaa  região, através da maior biblioteca comunitária rural da América Latina", ressaltou. 

A Festa Literária Internacional de Paiaiá segue até o próximo sábado (27).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/17357-nova-soure-festa-literaria-internacional-do-paiaia-incentiva-literatura-na-regiao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário