sábado, 6 de maio de 2017

Ponto turístico da Chapada é fechado após suspeita de contaminação

Até o resultado dos laudos, local permanecerá interditado - Foto: Reprodução | YouTube
Até o resultado dos laudos, local permanecerá interditado
Reprodução | YouTube
Após turistas mineiros contraírem esquistossomose, também conhecida como "doença do caramujo", em uma visita ao Poção, localizado no município baiano de Lençóis, na Chapada Diamantina, por medida de prevenção, o local está fechado desde o dia 20 de abril.
Segundo a secretária de Turismo de Lençóis, Lilian Andrade, por medidas de prevenção, até que o resultado das amostras que foram recolhidas na quinta-feira, 4, por uma equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), esteja pronto, o acesso permanecerá fechado.
No total, foram recolhidas três amostras de diferentes pontos visitados pelos mineiros. De acordo com a Sesab, não há data definida para a entrega do laudo com o resultado.
"Os turistas relataram sobre a contaminação através de um e-mail enviado no dia 17 de abril. Eles vieram visitar o local no período do carnaval, mas até então, nada comprova que realmente contraíram a doença durante a visita ao Poção", afirmou Lilian.
A secretária informou que essa é a primeira vez que a Secretaria de Turismo do Município recebe esse tipo de contestação em relação a contaminação da doença.
Ao ser questionada sobre quais medidas serão adotadas pela Secretaria, ela diz que participaria de uma reunião nesta sexta-feira, 5, com o secretário de turismo do estado, José Alves. "Por coincidência, eu já tinha uma reunião agendada com ele, aproveitarei a oportunidade para tratar também sobre esse assunto," disse.
A TARDE procurou a prefeitura de Lençóis, por meio do contato disponibilizado no site oficial do município, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
Contaminação
A contaminação é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas. Eles penetram na pele humana e atinge a corrente sanguínea.
Dentre os sintomas mais comuns, estão coceira, febre, calafrios, tosse, dor de barriga, dores nas articulações e dores musculares.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1859119-ponto-turistico-da-chapada-e-fechado-apos-suspeita-de-contaminacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário