sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Novembro Azul alerta homens sobre a importância do exame de próstata

  O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. E é de olho naqueles que não se cuidam que a campanha Novembro Azul foi criada. O objetivo é levar informação e reduzir os números de mortes por causa da doença. Na Paraíba, pelo menos um homem é internado por dia com esse tipo de câncer.
A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens na Paraíba, perdendo apenas para o de pulmão.
A sorte é que é possível prevenir. Um simples exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação. Os médicos recomendam que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família.
Mas para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. "A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, que é o toque retal, é o que existe de melhor atualmente para a detecção precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata detectado incialmente tem uma chance de cura de 90%. Mais uma justificativa para o homem se cuidar antes de sentir alguma coisa", explica o urologista Jarques Lúcio.
O senhor Henrique, de 72 anos, fez o primeiro exame preventivo há 10 anos e depois disso não relaxou mais com os cuidados. "Já fiz dois exames já, graças a Deus. Foi tranquilo, não sente nada", diz ele.
A tendência é que homens mais jovens, mais informados e menos preconceituosos, encarem melhor o tratamento. O vendedor Francisco Freire está com 52 anos e desde os 47 faz o exame PSA associado ao toque retal. Para ele, manter os cuidados com a saúde em dia é importante para viver bem e com tranquilidade. "Ainda dá pra bater uma bolinha, correr atrás da bola, viver com qualidade de vida. Tomar um banho de mar, caminhar...", diz ele.

Fonte: http://g1.globo.com/hora1/noticia/2016/11/novembro-azul-alerta-homens-sobre-importancia-do-exame-de-prostata.html 
Imagem: Digitalmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário