Impostômetro de Inhambupe

Veja no Blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

Criança mumificada do século 13 é encontrada por cientistas no extremo norte da Rússia

Criança mumificada do século 13 é encontrada por cientistas no extremo norte da Rússia

Uma múmia de uma criança de seis anos datada do século 13 foi descoberta no extremo norte da Rússia, reportou a emissora local RT nesta segunda-feira (20/08). Ela estava embrulhada em um casulo de peles e cascas de árvores com um pequeno machado de bronze.

Facebook/Museu de Shemanovsky

Cientistas apresentam descoberta: criança estava deitada de costas 


Os cientistas russos encontram o casulo próximo ao campo arqueológico de Zeleny Yar, no Distrito Autônomo de Iamalo-Nenets. Após recolhê-lo, os pesquisadores fizeram uma análise computadorizada do interior do material, que revelou que continha restos de uma criança.

Acredita-se que o corpo mumificado seja de um garoto que sofria má nutrição. De acordo com o jovem pesquisador Sergey Slepchenko, do Instituto de Desenvolvimento do Norte da cidade siberiana de Tyumen, uma análise das ossadas revelaram que a criança sofria de um retardo de crescimento.

Facebook/ Museu de Shemanovsky


Análises ainda estão sendo feitas e novas revelações ainda podem ser publicadas

Além do machado, os arqueólogos descobriram um pingente em forma de urso e anéis de prata. No cobertor em que o garoto estava envolvido, também foram achados placas de cobre, ligadas por cordões de couro que cobriam seu rosto, tórax, abdômen e quadris.

Segundo Alexander Gusev, pesquisador júnior no Centro dos Estudos Árticos, a criança estava “deitada de costas, com os braços esticados e as pernas estendidas”. As peles teriam sido usados para algum tipo de ritual.

"Nós ainda não concluímos nossos trabalhos com essa descoberta ainda, então nós esperamos encontrar novos detalhes para ter um panorama mais claro em breve”, afirmou ao Siberian Times a arqueóloga Natalia Fyodorova, vice-diretora do Museu da Ciência de Shemanovsky.

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41093/crianca+mumificada+do+seculo+13+e+encontrada+por+cientistas+no+extremo+norte+da++russia.shtml